A Bíblia é a Palavra de Deus?


Essa semana foi tomada pela discussão a cerca de um vídeo do Caio Fabio, onde o pastor diz que a Bíblia contém erros e que não é a Palavra de Deus. Muitos se levantaram contra o pastor, afinal sua fala seria herética. Veja abaixo o vídeo:

Eu, particularmente, nunca entendi o porquê da Didaquê, que era o manual usado pelos apóstolos na  Igreja Primitiva, não fazer parte da Bíblia. Mas, polêmicas à parte, temos a Bíblia, que é o conjunto de livros que traz base para nossa fé cristã, e que foi escrita por homens inspirados por Deus. Por ser escrita por homens, traz suas visões de mundo, mas vemos que há inspiração divina pelo fato do conjunto se tornar homogêneo, apesar dos seus vários escritores, em épocas diferentes.

O Caio Fabio exagerou ao dizer que nunca ninguém tinha usado Jesus Cristo como chave hermenêutica para a compreensão da Bíblia. Eu penso que a Reforma surgiu justamente porque os reformadores ousaram usar Jesus como chave hermenêutica, indo contra o poderio da Igreja Católica. O problema é que, com o tempo, os falsos ensinos novamente entraram na igreja, e por isso temos, novamente, e sempre, e sempre, fazer movimentos para a volta ao ensino do Evangelho verdadeiro.

Para encerrar, no Portal Luteranos há um pequeno artigo que ouso replicar abaixo:

A Bíblia como uma manjedoura

Se dizemos que a PALAVRA vem a nós como mensagem viva de Deus, como vemos então a Bíblia, os escritos do Antigo e Novo Testamentos aos quais chamamos… AS SAGRADAS ESCRITURAS?

Em Belém, o Cristo, foi posto numa manjedoura, num cocho para animais. Lutero ensinou que a Bíblia é como essa manjedoura, porque as Escrituras abrigam Cristo, a PALAVRA VIVA, mensagem de deus dirigida a nós.

A manjedoura era “humana”. Se foi feita de madeira, sem dúvidas algumas tábuas estavam retorcidas e os pregos dobrados. Contudo, abrigou a PALAVRA divina para o mundo. A Bíblia, do mesmo modo, é “humana””. Mas de fato é “divina” porque…

A BÍBLIA, TANTO O ANTIGO COMO O NOVO TESTAMENTO, ABRIGA O CRISTO VIVO QUE, COMO AS ESCRITURAS DIZEM E PROCLAMAM, VIVE COMO A MENSAGEM DE DEUS A NÓS DIRIGIDA.

O Espírito Santo abre nossos ouvidos para escutarmos. Cremos na Palavra viva e… * as falsas ilusões se rompem. * os modos antigos são deixados de lado. * a vida nova nasce. *os inimigos se reconciliam. * uma família é criada e os discípulos atendem ao chamado…SIGAM-ME.

Confessamos que o Espirito Santo abre os ouvidos para ouvir a Palavra Viva de Deus, a mensagem que irrompe em nossas vidas, destronando os antigos modos de egoísmo e falsa ilusão; criando em nós um novo caminho de confiança obediente. Este é o modo luterano de ouvir.

Daniel Erlander, Batizados Vivemos Luteranismo como um modo de vida, pg. 15

About these ads

4 comentários sobre “A Bíblia é a Palavra de Deus?

  1. Creio que a Palavra e inspirada por Deus. Creio tambem que o Espirito que a Palavra carrega e maior que as sagradas escrituras, afinal se estamos falando de relacao entre criador e criatura, de fato, nao se pode afirmar que. Biblia esgota toda a revelacao sobre o Pai. Prova de que a Biblia e inspirada por Deus mas ha recomendacoes humanas e paulo recomendando as mulheres a se calarem durante o culto. Ha todo um contexto por tras do que Paulo falou. O mesmo usou de sabedoria e intrui as mulheres a se calar para nao repetir os rituais que eram feitos a afrodite. Acho que o Caio erra pelo excesso, mas entendo o que deseja falar.

  2. O Caio tem direito de re-pensar seus pensamentos e entendimentos.

    De 2008 para cá, vejam que meu discurso mudou.
    Mudou tudo.

    Na medida em que a gente vai discernindo a “coisa”, as mentiras vão caindo uma a uma, até não ficar nada. (no meu caso).

    O Caio ainda tem que avançar muito até seu ídolo cair por terra.

    Este tópico é um fóssil “vivo” de como meu pensamento mudou.

    Há nele um hiato de 2 anos, mais ou menos, no qual o meu discurso “mais ou menos” se aproxima do que hoje o Caio consegue ver.

    Aquele papo: Jesus é a Palavra. Jesus é o Verbo Eterno.., em contrapartida com a letra morta e mortífera do VT.

    Até caírem as fichas de que o NT é apenas a perversão do VT, ainda falta bastante ao Caio Fábio. Talvez nunca chegue lá, tal a sua submissão ao novo deus e ao novo intérprete do deus patrocinado pelo NT.

  3. Gente. há dois fatos reais nessa fala do Caio Fabio.
    O primeiro fato é que há um exagero, mas, se formos raciocinar, embora inspirada por Deus, ela foi escrita por pessoas humanas. Não vejo problema nenhum no que ele quis dizer apesar do exagero, quer seja algo que paulo ou outro discípulo falou e escreveu.
    Segundo fato é que a bíblia sagrada é sim a palavra de Deus, mas, não é acima de Deus, a biblia nos mostra os principios de Deus,.etc….mas Deus está acima da biblia, ele mesmo nao a escreveu, mas pessoas inspiradas por Ele, algumas coisas escritas estao exageradas,etc….mas é a unica palavra autorizada por Deus e a unica prova que Deus existe…..pensemos e refletimos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s