Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Os super-heróis da Batalha Espiritual


“Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” – Mt 11.11

“Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” -Rm 8.36-37

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.” – 2 Co 10.4-6

A cada dia que passa estamos mais próximos do cumprimento da volta de Jesus Cristo. Essa semana mesmo mais um capítulo parece estar se desenhando, com a divulgação da 3a. encíclica do Papa Bento XVI, onde ele manifesta seu desejo de que se eleja uma autoridade política mundial a fim de dissipar a crise. Essa encíclica foi divulgada um dia antes da reunião do G8, segundo notícia do site Último Segundo. Para nós, cristãos, é interessante saber que isso vem de encontro com o que diz o livro do Apocalipse, que prevê a subida ao poder mundial do Anticristo, de um homem que pregará a paz, mas será o grande lobo em pele de ovelha.

Esse é apenas mais um sinal, dentre tantos, de que estamos nos últimos dias. A data certa ninguém sabe, nem o Filho. Pode ser nessa geração, na geração de nossos filhos, de nossos netos, mas inegavelmente os fatos conduzem à rápida volta de Cristo. Isso faz com que na Igreja proliferem movimentos como o da Batalha Espiritual, do qual falarei mais especificamente em outros artigos. Nesse texto, quero me limitar à visão dos “guerreiros”, dos “soldados da linha de frente” da Batalha.

Qual cristão não ficaria feliz em ser um soldado como o apóstolo Paulo, como um Watchman Nee da vida? Ser um John Huss, alguém que dá a vida por amor à Cristo e que, como um João Batista (só que nas devidas proporções, claro!) abre as veredas para que, anos depois, Lutero possa trazer a luz da Palavra em meio à era de trevas em que vivia a Igreja? Quem não gostaria de ser usado poderosamente por Deus, mesmo que isso implicasse em grandes tribulações e até mesmo numa morte martírica? Quem não quer ser feito vaso de honra?

Acho que todos nós ansiamos por isso, em maior ou menor grau. Quando nos colocamos sob o controle de Cristo, queremos ser usados por Ele para que Sua glória se manifeste e Seu nome seja exaltado. E não há nada de errado em desejar servir a Deus poderosamente. Ele quer que nos coloquemos à Sua disposição, como o jovem Samuel: “Eis-me aqui, Senhor”.

O problema surge quando deixamos que o desejo de servir a Deus se torne uma fantasia movida por nosso orgulho. E, infelizmente, muitos cristãos estamos nos envolvendo em “batalhas espirituais” por nos considerarmos os escolhidos, os capacitados, porém sem dar atenção aos sinais que as próprias Escrituras Sagradas nos dão a esse respeito.

Há muitos livros sobre Batalha Espiritual, acho que o tema cristão que mais vende no momento. Entre vários autores destaco Daniel Mastral, que com sua trilogia Filho do Fogo/Guerreiros da Luz/Voz do que Clama e outros livros vendeu milhares (talvez milhões?) de exemplares nesse Brasil afora, além de ministrar Seminários de vários níveis, com assuntos desde satanismo até como fazer missões. Num desses livros, o autor fala da doutrina satânica (pois ele a descobriu em sua passagem no satanismo) dos “Selados”, que seriam pessoas que desde seu nascimento já estariam predestinadas a serem grandes generais das batalhas espirituais. Segundo o autor, seriam “Selados”: Moisés, Davi, Elias, João Batista, Jesus Cristo, entre outros . Deus levantaria mais “Selados” até o ano 2006, segundo o autor, e haveria uma galeria com fotos dos que os satanistas haviam identificado como “Selados”, uma identificação complicada, que leva em consideração números cabalísticos. Porém o autor, em seus Seminários, recebe de Deus a revelação de quais “Selados” participam do evento, através de uma luz especial que brilha ao redor ou sobre eles, e esses são escolhidos pelo autor para subirem ao púlpito e receberem uma unção especial, por seu destino como “capitães” na batalha espiritual.

O que se vê nas igrejas é que, com o sucesso do assunto batalha espiritual, muitos querem ser “capitães” do exército, e se embrenham em batalhas que não lhes condizem.

Na Bíblia, é muito claro o ensinamento de que o maior é o menor. Jesus, o maior de todos, fez-se o menor servo, dando Sua vida em nosso lugar. Dias antes, lavou os pés dos seus discípulos. Quando os discípulos discutiam entre si para saber qual era o maior, Jesus lhes disse que o maior deveria ser o menor. Ao contrário da doutrina triunfalista de muitas igrejas, os primeiros cristãos morreram de forma vergonhosa, na cruz ou como alimento de feras, e sob o escárnio público. Esses menores foram muito maiores que os que se acham os “capitães” dos dias de hoje.

Uma coisa precisamos entender de uma vez por todas: o homem escolhe pela aparência, pelo orgulho, pela sua própria vontade; Deus escolhe pelo coração. Davi era o menor entre seus irmãos; João Batista era um doido que vivia no deserto, vestido de peles e comendo gafanhotos e mel, um “Beato Salú” (quem se lembra do personagem de Roque Santeiro?) dos tempos antigos. Lutero foi uma criança com pais e professores muito rigorosos, e por isso cresceu achando que Deus era tão carrasco quanto seus educadores; até aprender sobre a Graça, anos depois de virar sacerdote, vivia numa intensa batalha interior, pois não conseguia amar o Deus que lhe haviam apresentado, e não conseguia se sentir perdoado por Ele, tanto que vivia fazendo sacrifícios e confissões: era um “crente fraco”, um quase-desviado dos nossos dias. Moisés era gago, Paulo tinha um espinho na carne, Pedro primeiro falava e depois pensava (ou seja, falava muita besteira por ser “estourado”). Se citarmos todos os grandemente usados por Deus, e olharmos para suas vidas, veremos que somos “muito melhores” do que eles, porém não usados poderosamente. Isso porque Deus só usa quem Lhe permite incondicionalmente, e para Lhe dar essa total permissão é preciso que não tenhamos nada de nós mesmos. Por isso Paulo era forte quando estava fraco, pois quando abria mão de sua capacidade própria, aí Deus poderia agir na Sua capacitação.

Deus escolhe as coisas loucas desse mundo. Por isso, se nos passa pela mente que podemos ser “escolhidos”, “selados”, “capacitados para algo grandioso”, esqueçamos: isso é mentira, proveniente ou de nossos desejos de megalomania, ou de forças espirituais demoníacas. Se Deus tem planos grandiosos para algum de nós, com certeza esse algum não precisará ir a Seminários, fazer cursos de cura interior e batalha espiritual, ser ungido pelos apóstolos-capitães-do-exército-divino: quando menos esperar, Deus comissiona. E de forma totalmente inesperada, pois Ele comissiona quem não se acha digno de tão grande trabalho. Já os que se acham “escolhidos” para liderar as grandes batalhas espirituais, um conselho (não meu, mas bíblico): orai e vigiai, pois essa megalomania espiritual pode trazer grandes decepções e enganos.

Que Deus nos dê discernimento nesses últimos dias, pois a grande batalha espiritual de cada cristão está em sua própria mente (mas dizer que se faz esse tipo de batalha não soa tão bonito quanto dizer que se está orando para desalojar um grande principado territorial). Maranata!

Anúncios

7 comentários em “Os super-heróis da Batalha Espiritual

  1. silas antonio bueno
    16/07/2009

    verdadeiramente muintos cristãos não sabem oque realmente é batalha espiritual,poriço se tornam pressa facíl de lideres que distorçem as palavras, assim esta batalha mais pareçe uma historia hollidiana . devemos cada dia nos revestir de toda armadura de Deus.

    Curtir

  2. Estrangeira
    19/07/2009

    Silas, obrigada por seu comentário, fique na Paz!

    Curtir

  3. assad
    19/08/2009

    kkk…hoje consigo rir dessa situação, mas me lembro quando participava e toma (ministrações) livros e mais livros esquecendo-me o que salomão já alertava, olha não há (limites) para se escrever livros a conclusão é teme a Deus e segue seus mandamentos, mandamentos estes que se resume hoje por Jesus em: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E A PROXIMO COMO A TI MESMO! mas, como alguns acham que isso é pouco então, vamos inventar umas regras, que tal? a hierarquia dos soldados de cristo, o óleo que o capeta não aguenta, ou talvez ministério da cura interior que separa a sua alma do seu espirito e seu espiritos do seu corpo , fala sério, é como o profeta óseias já dizia. OSÉIAS4:06 O MEU POVO ESTÁ SENDO DESTRUIDO POR FALTA DE CONHECIMENTO! agora o que estou achando interessante é que o avivamento está começando pelos blogs da internet, rsrs…como Deus é sábio! para alguns vão dizer que internet é coisa do tinhoso, esquecendo-se eles que vários pastores buscam suas (pregações) prontas da mesma, para outros que o tinhoso domina tudo, enfim…Mas faço minhas as palavras do apóstolo Paulo contanto que( Jesus) seja pregado, sem adulterações como no dito popular to dentro! rsrs…a graça e a paz do Senhor Jesus! fui…

    Curtir

    • Estrangeira
      20/08/2009

      Assad, lendo seu comentário me lembrei que nos 2 ou 3 anos que fiquei “caçadora” de ministrações de cura interior eu praticamente tomava “banho de óleo ungido” toda a noite, fora o que passava nas portas e janelas da minha casa. Para piorar, meu irmão era diagramador de uma editora espírita, no quarto dele só tem livro espírita que ele fez, aí lá acho que o óleo devia escorrer pelas paredes :-))) Pois é, a Escritura não diz que se não clamassem até as pedras clamariam (puxando a sardinha pro blog do meu marido ;-)? Então, se no mundo real o avivamento tá difícil, porque não pela internet, né? Porém que Ele nos faça bereianos em todo o tempo, para que não nos deixemos enganar por esse meio eletrônico tb…

      Fique na Paz!

      Curtir

  4. assad
    21/08/2009

    AMÉM! ESTRANGEIRA, MAS TE CONFESSO QUE É PELA MISERICÓRDIA DE DEUS QUE ESTAMOS CAMINHANDO PORQUE PELO QUE LI SOBRE VC, FIQUEI SABENDO QUE FOI A UM MONTE DE DENOMINAÇOES DIFERENTE UMA DAS OUTRAS, ISSO TUDO É A VERDADEIRA (SEDE) DE DEUS, TAMBÉM FUI A UMA PANCADA DESDE SOCIEDADES SECRETAS A AS MAIS “PENTECOSTAIS” CONSERVADORAS, E POR AI VAI TAMBÉM DEI O MEU TUDO KKK E FIQUEI QUEBRADO KKK…MAS GLÓRIA A DEUS PORQUE A CONVICÇAO INTERIOR E NOSSO FARO DE BEREIANOS SÓ ESTA CADA VEZ MAIS AGUÇADO! TENHO ORADO A DEUS PELOS BLOGS COMO O SEU POR EXEMPLO E PELO OS IRMÃOS QUE FICARAM PELO MEIO DO CAMINHO, MAS ESTOU FELIZ PORQUE CONFESSO QUE ESPIRTUALMENTE, EMOCIONALMENTE E FISICAMENTE TAMBÉM JÁ ESTAVA CANSADO, E TE DIGO UMA COISA DEUS CONHECE A INTENÇÃO DE CADA CORAÇÃO E ACREDITO QUE LEVARÁ COM CERTEZA EM CONTA A CADA ATO E SUA INTENÇÃO, PORÉM TE DIGO UMA COISA SE JESUS VOLTASSE HOJE TENHO CERTEZA QUE PESSOAS COMO VC COMO EU E MUITOS OUTROS PODERIAM DIZER “OLHA JESUS NÓS PELO MENOS NÃO DESISTIMOS DE TENTAR ACERTAR!” E TENHO CERTEZA QUE HOJE NÓS NOS SENTIMOS VERDADEIRAMENTE LIVRES! LIVRES DE CAMPANHAS DE PROSPERIDADE, LIVRE DE BANHOS DE ÓLEOS, LIVRES DE PROFECIAS MENTIROSAS, LIVRES DE PASTORES QUE APASCENTAM A SI MESMO E ENRIQUECIMENTO AS CUSTAS DOS MAIS FRACOS, LIVRES DOS MANTRAS GOSPEL,LIVRES DA PALHAÇADA DE VIRA PARA O TEU IRMÃO E DIGA PRA ELE KKK…COMO EU “AMAVA” ISSO O ENGRACADO E QUE UMAS IRMAZINHAS SEMPRE SENTAVA PERTO SO DE UNS “IRMAOZINHOS” DE BOA APARENCIA OS COITADOS DOS FEIOS KKK…DEIXA QUIETO E PARA FINALIZAR LIVRES PARA PODERMOS PENSAR E EXPRESSAR COMO AGORA! QUE DEUS TE ABENÇOE! E CONTE COMIGO IRMÃ ESTAMOS NESSE (BARCO) JUNTOS E UM MONTE DE BEREIANOS AQUI EM GOIANIA. A GRAÇA E A PAZ! FUI…

    Curtir

  5. FRED
    29/08/2009

    KKkkkkkkkkkk
    Mantra Gospel??? Só a misericórdia de DEUS!

    Tenho inúmeras curisodades a respeito do Mundo espiritual, mas vcs foram mais longe do q eu….
    Tenho buscado diretamente na fonte de Aguas Vivas q é o senhor, Ele nunca me deixará engnado!
    O homem Faz planos…maás a verdadeira resposta vem do senhor!!!

    Paz do Senhor Jesus a vcs!

    Curtir

  6. FRED
    29/08/2009

    Haaaa, achei tão bacana os comentários acima, q me esqueci de falar sobre o Texto deixado pela Estranjeira…

    Prá mim o texto e uma mistura de sabédoria e Uncão, Esse tipo de comércio com a palavra de DEUS pra encher palestras e vender seus produtos tem crescido muito,
    mas cada um terá seu galardão diante do Senhor, Creio em um Deus q escolheu (dimas) um ladrao e q simplesmente crêu e foi salvo!
    As Palavras as vezes são muitas mas Deus conhece o Coracão de cada um.
    Pazzzzzz…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: