Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Desconstruindo o Pr. Silas Malafaia: quanto vale a sua fé?


“Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não está purificada; e que não tem chuva no dia da indignação. Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas; tomam tesouros e coisas preciosas, multiplicam as suas viúvas no meio dela.” – Ez 22.24-25

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” – 1 Co 10.12

Ontem, meio mundo cristão (espero!) ficou abismado com a profetada do Pr. Morris Cerullo, que visa patrocinar o império televisivo gospel do Pr. Silas Malafaia. Há um artigo anterior a esse falando sobre o assunto, a venda de uma dita unção financeira por módicos (?) R$ 900,00. Nesse artigo, busco entender o que aconteceu com o Pr. Silas Malafaia.

Em seu site, o Pr. Silas Malafaia diz que está no ministério televisivo há 25 anos ininterruptos, tendo passado por várias emissoras nacionais e internacionais. Possui a editora Central Gospel, que publica seus livros, CD’s e DVD’s de mensagens, e há poucos anos adquiriu, através de doações, um complexo, um “projac gospel”, onde grava seus programas e, ao que parece, tornou-se a sede da Associação Vitória em Cristo.

Até aí, tudo bem. Graças a Deus ele consegue estar há tanto tempo no ar! Mas será mesmo graças a Ele?

Embora em seus programas pose como uma espécie de paladino da verdade evangélica, o Pr. Malafaia costuma mudar rapidamente de opinião, levado por algum “vento” (interesses?). Em 1995, por exemplo, foi notória sua defesa da Igreja Universal do Reino de Deus, cujo líder, Edir Macedo, havia dias antes sido alvo de denúncias no Jornal Nacional da Globo, inclusive com a apresentação de vídeos onde o líder ensinava a seus pastores o melhor método para aumentar a arrecadação da igreja. Nessa época o Malafaia também foi usado pela IURD, segundo denúncias do Pr. Caio Fabio, para denegri-lo por conta de sua separação e envolvimento no chamado Dossiê Caimã, recebendo em troca um salário mensal de cerca de 40 mil reais (o que, se for verdade, sustentaria seu programa na época?):

http://www.youtube.com/watch?v=Wp31RWiJopk

É interessante que, tempos depois, a opinião do Pr. Silas em relação à IURD e à Rede Record mudou completamente (por revelação, pela decadência moral ou porque a fonte secou?):

http://www.youtube.com/watch?v=GCuvz6rxB-g&feature=PlayList&p=BA9A629B60261625&playnext=1&playnext_from=PL&index=48

Passado um tempo, o Pr. Silas Malafaia juntou-se com o casal de governadores do Rio de Janeiro, os Garotinho. Durante um tempo, Anthony Garotinho teve um programa apresentado posteriormente ao do Malafaia. Embora chovessem denúncias contra o casal, o Pr. Silas sempre os defendeu com unhas e dentes, chegando num programa a dizer que, devido a isso, poderia ser alvo ele próprio de falsas denúncias. Procurei esse vídeo na internet mas não o encontrei, porém quem acompanhou sua programação nesse período pode atestar o que estou falando.

Recentemente, o Pr. Silas juntou-se com o Paipóstolo Renê Terra-Nova, conhecido por conquistar há poucos dias seu próprio aviãozinho, e por ter criado bizarrices como a “unção de nobreza“, dada a quem desembolsasse bastante dinheiro para o seu ministério (tipo uns R$10.000,00). Além disso, o paipóstolo foi durante muito tempo um dos líderes do G12 no Brasil, porém acabou se separando do Castellanos e cia. e criou seu próprio G12, o Mir12. Mesmo tendo sido por muito tempo contra o G12 e unções esquisitas, atualmente tudo isso foi superado pelo Pr. Silas, e ele e o paipóstolo são amigos desde pequenininhos! O que mudou nesse tempo?

http://www.youtube.com/watch?v=7lH6LfaIKMY

Mas claro, não pára por aqui. O mais novo amigo-íntimo do Pr. Silas é o Apóstolo Valdemiro Santiago, o milagreiro da Igreja Mundial do Poder de Deus, o mesmo que, numa pregação sobre Colossenses 1.15-17, disse que, com base nesses versículos, Jesus havia sido o primeiro a ser criado. E pior, fez o auditório repetir que tinha entendido isso (infelizmente também não tenho esse vídeo, assisti em casa numa dessas madrugadas). Tornaram-se tão amigos que o Apóstolo até comprou durante algum tempo quase todo o horário das madrugadas da Band, por intermédio do Malafaia.

http://www.youtube.com/watch?v=CJ_vQX-TaDA

Porém, há alguns dias tenho percebido que as madrugadas da Band estão sendo divididas com mini-pregações de vários pastores, ao invés da do Apóstolo (se bem que isso é bom, porque ele quase nunca pregava nada mesmo). E isso tem coincidido com o fato do Pr. Malafaia reclamar ter perdido seu maior patrocinador, necessitando agora de trocentos novos patrocinadores. Será tudo apenas coincidência?

Coincidência ou não, o Pr. Silas também mudou sua visão sobre a teologia da prosperidade. Acredite se quiser, houve uma época em que ele combateu essa prática!

http://www.youtube.com/watch?v=SgqdL5k1WxE

Pena que ele mudou de opinião sobre esse assunto, e mudou tanto que, agora, está imitando o novo-amigo paipóstolo, dando unção financeira a quem puder pagar por ela (ainda bem que está exigindo R$900,00 e não R$10.000,00, pelo menos é mais acessível). Talvez a última cartada, afinal a cada dia está mais difícil concorrer no mercado das ofertas com ministérios como o da Igreja Mundial ou Internacional da Graça de Deus. Para que ofertar para um pregador, quando se pode ofertar para um milagreiro? Porém, se o pregador vender dinheiro fácil, aí até dá para fazer a troca, pois dinheiro não traz felicidade ou cura para os males: manda buscar.

Quanto vale a nossa fé? Quanto estamos dispostos a recusar dia após dia, a fim de nos mantermos fiéis a Deus e à Sua Palavra? Quanto o deus desse mundo tem que nos oferecer para apostatarmos da fé? Qual o preço da nossa fidelidade ao Reino?

NENHUM!!!! Com certeza você pensou isso. Porém, quando o Pr. Malafaia e tantos homens e mulheres de Deus sentiram o gosto doce do poder, da fama, do reconhecimento, do conforto que o dinheiro pode trazer, infelizmente tiveram suas convicções balançadas, e afinal uma mudancinha aqui e ali para satisfazer quem possa nos ajudar não atrapalha em nada, afinal o objetivo maior é o que importa, que é levar a Palavra de Deus ao maior número de pessoas. Envoltos nesse engano, de que nós é que temos que ter programa de tevê, nós é que temos que ter jatinho particular para ir para vários lugares levar a Palavra, nós é que temos que fazer isso e aquilo, mesmo que essa não seja a vontade de Deus, passamos a fazer qualquer coisa para manter nossa aparente situação. Porém Deus, onde está?

Quem está de pé, cuide para que não caia.

48 comentários em “Desconstruindo o Pr. Silas Malafaia: quanto vale a sua fé?

  1. Reinaldo
    18/08/2009

    Estou pra conhecer um pregador de televisão mais contraditório e incoerente do que Silas Malafaia. Veja bem, ele se considera a voz do povo evangélico, por isso se torna responsável por suas afirmações em caráter público e em rede nacional. Qualquer um que seguir sua trajetória em alguns vídeos que vem sendo postado exaustivamente no “You Tube”, pode verificar isso. Primeiro ele atacou o movimento da “teologia da Prosperidade” , para algum tempo depois vender a “Biblia vitória financeira e batalha espiritual”; ele ataca a Universal e a Record, mas depois ficamos sabendo que ele apoiou, inclusive admitiu ter defendido a IURD. Agora ele diz que René Terranova é um lider de Deus, sendo que no passado ele atacou violentamente o movimento “G12”. Observe o caso do G12:

    Curtir

  2. Helen Araújo
    19/08/2009

    O Mala muda de idéia de acordo com o que lhe é conveniente, isso é fato! Ele tem muita cara-de-bronze isso sim.

    Curtir

    • Estrangeira
      20/08/2009

      O pior, Helen, que o cara-de-bronze deve usar muito óleo de peroba ungido, pois o que esse homem tem de seguidor!!! 😦

      Curtir

      • misaque
        23/02/2010

        vamu orar pelos caras…galera !!

        Curtir

      • Francisco Lopes
        19/12/2013

        pena que o povo é burro, mas burro igual uma mula, se fosse inteligente seguia JESUS, como são alienados segue um cara de bronze

        Curtir

  3. Paulo
    26/08/2009

    Olá. gostaria de aqui colocar minha opinião, ninguém quer falar de milagres, salvação, libertação que aconteceram através destes homens, criticar, procurar erro da mais audiencia…….
    o evangelho tem que ser pregado, as pedras podem até clamar se nós não clamarmos…..enfim o joio só será retirado do meio do trigo por Deus, e quer saber mais….
    quem nos justifica é Deus.
    Abraços a todos

    Curtir

    • Estrangeira
      26/08/2009

      Sabe, Paulo, não duvido que muitos foram salvos e libertos através dos pastores citados no artigo, porém até o apóstolo “seu xará” teve que passar pelo crivo do povo de Beréia quando foi pregar por lá. Ele ficou chateado? Não, e ainda incentivou que façamos o mesmo hoje em dia. Mas pq? Pq ninguém está livre de um dia ser enganado (quem está de pé, cuide para que não caia). Qdo o Pr. Malafaia e o Pr. Cerullo se deixaram levar por uma “revelação” de que quem doasse R$ 900,00 receberia uma unção financeira sem igual, só podemos chamar isso de revelamento. Além do que já foi tratado no artigo, Paulo, pense no seguinte: para os já ricos, R$ 900,00 não é nada, e mesmo sem ser nada é uma oferta válida para o recebimento da grande unção. Para os remediados, R$ 900,00 é alguma coisa, mas algo que dá para dispor e receber a tal unção. Para os endividados, R$ 900,00 pode ser o valor do pagamento de uma dívida, mas pela fé até podem dar o dinheiro e receber a tal unção. E para os que não têm esse valor? E quem só tem R$ 100,00 para doar, para esses Deus não vai dar a unção? Que Deus é esse que faz acepção de pessoas na hora de distribuir unção financeira? Onde, na Bíblia, diz que devemos doar 900 pq 9 é um número importante para Deus? Não é uma grande coincidência que essa “unção” surgiu um mês depois do Pr. Malafaia perder o seu maior patrocinador, quem praticamente pagava os programas das madrugadas (Pr. Valdemiro Santiago)? Isso sem falar no histórico do Pr. Malafaia, exposto no site.

      Falar bonito das Escrituras não significa que a pessoa não pode errar. Milagres, já vi no espiritismo, em cirurgias espirituais – o Giba, do vôlei, é fruto de um milagre espírita qdo nasceu (com um pé na cova). Na Bíblia diz que muitos fariam maravilhas que, se possível, enganariam até os eleitos.

      Pq estou dizendo isso? Pq todos podemos errar, mesmo com vontade de acertar diante de Deus! Não fosse isso, não precisaríamos orar e VIGIAR em todo o tempo, bastaria o rótulo de cristão! O Evangelho tem que ser pregado, mas o Evangelho na ordem certa: buscai PRIMEIRO o Reino de Deus e as demais coisas se acrescentarão, e não como prega a teologia da prosperidade: buscai primeiro as demais coisas (bênçãos, curas, milagres, riquezas) e o Reino de Deus será acrescentado. É uma diferença bastante sutil, mas o inferno é mestre em enganar com sutilezas…

      Fique na Paz!

      Curtir

      • ANGELA MARIA
        19/12/2010

        OLÁ ESTRANGEIRA,PAZ.
        CONCORDO C TODA ESTA EXPLICAÇÃO Q POSTOU P O PAULO.
        Ñ PODEMOS SER CONINVENTE C TANTOS ERROS DESTES PREGADORES,MENTIROSOS E MERCENÁRIOS ,C CERTEZA A SUAS PRÁTICAS SÃO PECAMINOSAS E O SENHOR NOSSO CRIADOR Ñ OS RECONHECE,COM ESTA PRÁTICA ELES PECAM CONTRA O ESPÍRITO SANTO E NISSO Ñ AH PERDÃO.
        FIQUE EM PAZ.

        Curtir

      • Wal
        04/02/2016

        Amada , amei a sua resposta ..sábia e inteligente como deve ser uma resposta de Deus … Que o Senhor tenha misericórdia de nós .

        Curtir

    • Francisco Lopes
      19/12/2013

      paulo deixa de ser burro cara, tu tá igual aos politicos que quando são acusados desviam os focos dizendo que que fez beneficio a sociedade cortou o cabelo de vários pobres, deu dentadura para os pobres, se manca crente burro, estamos falando de homem que perdeu a verdade, naufragou, apostatou, não pode uma árvore boa dá mal frutos, numa fonte só existe um tipo de água, está na biblia, leia defenda a biblia, não defenda mentiroso, senão voce está na posição de filho do diabo, joão 8.44

      Curtir

  4. Aloisio
    28/08/2009

    Graça e Paz, querida Irmã, Estrangeira.

    Estou visitando seu blog hoje e já achei-a corajosa, pois gosto de pessoas que mesmo não tendo como se expor, caso NET, colocam seus pensamentos e posições.
    Este é meu caso e ví tbm que o seu.
    Sempre que gosto de um comentário ou mensagem, vejo o perfil de quem escreve, fui até o seu e solidarizo-me com seu “início” à procura da Verdade, onde se encontrou com o Evangelho do Senhor JESUS.
    Escrevo mensagens em alguns “blogs” e gostaria de convidá-la a participar dos “Adoradores em casa”.
    Temos lá, pessoas que como voçê, tambem cansaram-se de serem “exploradas” na FÉ.
    Quero dizer tbm que adorei sua postura nesta mensagem acima e quanto a estes cidadões descritos na mensagem, só o Tempo e as profecias descritas na Bíblia é que vão mostrá-los o quanto estão Guiando Cégos, pois Cégos eles já estão.
    Pena, mas fazer O quê !!!!

    Visite nosso espaço:
    http://adoradores-em-casa.ning.com/profile/Aloisio
    E se quiser faça parte deste maravilhoso Grupo de Adoradores em casa.
    Será BEM VINDA !!!
    Fique com DEUS.
    Aloisio.

    Curtir

    • Estrangeira
      05/09/2009

      Oi, Aloisio! Desde semana passada estou no adoradores em casas, mas não respondi antes porque foi uma semana “loucura”, parabéns pelo ótimo espaço de debates!!!

      Fique na Paz!

      Curtir

  5. Paulo
    29/08/2009

    sabe irmã, eu até concordo com certas situações
    que estes homems se submetem, mais por outro lado tenho muito medo de tocar no ungido do Senhor.
    e complicado demas
    hj pode ser nossa opinião, amanhã algo ode acontecer e percerbermos que não passava de uma opinião apenas.. tomo muito cuidado…..

    Curtir

    • Estrangeira
      05/09/2009

      Paulo, no tempo da Graça todos somos ungidos do Senhor, sacerdócio santo, então não tenha medo, pois um título eclesiástico não torna ninguém super-homem-intocável. Como dizia Jesus, o maior que se faça de menor (quando isso não acontece, fique atento, pois são lobos em pele de cordeiro).

      Fique na Paz!

      Curtir

    • Francisco Lopes
      19/12/2013

      deixa de ser burro cara, se eles fosse realmente ungido, eu já teria morrido, há 2o anos que eu falo das maldades desses mercenários, confesso que só coisas boas me aconteceram nesses 20 anos, e eles estão nas cadeia, no google, na televisão, mal afamados, ladrões

      Curtir

  6. Paulo
    29/08/2009

    SE PROCURARMOS IGREJAS FORTES E CERTAS, ESFRIAREMOS E COM ISSO
    DEIXAREMOS O NOSSO JESUS DE LADO
    VC ESCREVE BEM, É INTELIGENTE, BASTANTE ADULTA, PORQUE NÃO APROVEITA ESTA FACILIDADE PARA EDIFICAR VIDAS.. PORQUE SEU ESPIRITO É DE CONFUSÃO…. QUE TRÁS CONFUSÃO A QUEM LE
    ABRAÇOS

    Curtir

  7. Estrangeira
    05/09/2009

    Paulo, sinceramente não desejo confundir ninguém, apenas instigar a pensar por si mesmo e não de acordo com a cartilha da denominação que frequenta. O tornar crentes-marionetes em crentes-pensantes, por si só, é um ato de edificação, mesmo que pela internet. MInha oração é para que esse simples blog possa ajudar pelo menos uma vida a não ter que passar pelos sofrimentos pelos quais passei por obedecer lideranças cegamente, com medo dos tais “ungidos” e das maldições que poderiam lançar sobre mim se fosse contrária a eles (como se Jesus já não tivesse levado sobre Si todas as maldições).

    Fique na Paz!

    Curtir

  8. Reinaldo
    10/09/2009

    Para o Paulo (o comentarista acima!), Jesus é a “igreja” e a “igreja” é Jesus. Como que alguém que conhece Jesus de verdade poderá deixá-lo de lado por causa dessa “igreja”??

    Já o apostolo Paulo (xará do Paulo) ficou seis meses preso em Roma sem conseguir frequentar a “igreja”, não abandonou Jesus. E é isso que esse “pessoal” não entende: Jesus e esta “igreja” que está aí não são a mesma coisa!
    Jesus é maior que a “igreja” instituição, Ele é o cabeça da Igreja!
    Essa “igreja” cheia de maluquice não representa a Igreja (o corpo de Cristo) e nem Jesus.
    Será que não dá pra enxergar isso??

    Curtir

  9. Reinaldo
    10/09/2009

    em tempo: eu quis dizer “Jesus e essa igreja não é a mesma coisa”. (faltou concordância verbal) (sic)

    Curtir

  10. paulo Gloria
    27/09/2009

    Olá estrangeira , bom é saber que não pelegrinamos sozinhos e vez por outra encontramos pessoas, que estão na mesma caminhada .
    O malafia ,´só é profeta de Deus para aqueles , que ainda não querem ver e muito menos enxergar , o evangelho da maneira que assim ele é…. Simplesmente Evangelho
    Quem o acompanha já por mais de 15 anos , sabe o quanto ele é voluvel , e conivente com aquilo que por ventura possa trazer á ele algun retorno seja ,ele financeiro ou ,os aplausos e holofetes que inflam ainda mais o seu ego quase a nivel de Jose LUIS MIRANDA ( jesus cristo homen )
    Não sei se ele sabe mais uma porcentagem dos cristãos , não o nomearam lider do povo evangelico como por muitas vezes assim ele se nomeia , creio que sim ele é um dos lideres evangelicos deste coluniuo mafioso , que se tornou um seguimento , significativo da igreja evangelica Brasileira , seguido de Estevam hernandes , Sonia , Macedo , Terra nova , Rodovalho , Valdomiro , Jabes e outros mais que estão cursando a escola que eles estão fazendo por este Brasil á fora .
    Paulo Glória

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Paulo, obrigada por seu comentário! É como você disse, o povo de Deus está meio que refém de um grupo de líderes mafiosos, que se colocam como os grandes ungidos, detentores da verdade, quando realmente apenas visam manter seu status e o poder sobre a grande massa evangélica. Muito triste isso, totalmente contra a Palavra de Deus, que nos exorta a sermos os menores…

      Fique na Paz!

      Curtir

      • Thiago
        03/03/2012

        Oi irmã estrangeira, de onde você veio é comum ficar levantando polêmica?
        Para com isso. Vamos pregar sobre Jesus e ponto final!
        Não tentar tirar cisco do olho do irmã quando se tem uma trave no proprio olho.

        Curtir

  11. Alberto
    27/09/2009

    Outro excelente artigo!
    Fico impressionado como 2a.Pedro 2:1-3 está se cumprindo diante dos nossos olhos!
    Quanto às críticas postadas pelo Paulo, que me penalizam, quero dizer que ao denunciar estes fatos a irmã se coloca na boa companhia de Lutero, com suas 95 teses afixadas na porta da igreja em Wittenberg.
    Ou melhor ainda, na sobreexcelente companhia de Jesus que nem se deu ao trabalho de candidamente tentar expor o erros desses insensatos, foi logo entrando no templo de chicote em punho, literalmente “virando a mesa” se “sem papas na língua”…

    1a.Timóteo 6:3-10 neles!

    Fique na Paz e na Graça do nosso Amado Jesus,

    Alberto

    Curtir

  12. Michel
    19/10/2009

    Estimada Estrangeira!

    Concordo com quase tudo o que você colocou, e fico muito contente quando encontro Blog’s onde o redator(a) é inteligente e sabe expor bem seus conceitos.

    Respeito sua opinião em relação aos líderes evangélicos da nossa nação, e entendo perfeitamente que a sua intenção é fazer com que os cristãos sejam mais críticos e analisem melhor a postura e opinião de seus pastores, sem segui-los cegamente.

    Apenas discordo de você quando critica o Apóstolo Waldemiro Santiago quando o mesmo comentou que, segundo o Livro de 1 Colossenses 1:15 e 16, Jesus foi a primeira criação. Se analisarmos bem a Palavra, veremos que o Apóstolo está correto em defender esta tese. Diz o texto:

    “… o qual (Jesus Cristo) é imagem do Deus invisível, O PRIMOGÊNITO DE TODA CRIAÇÃO;
    porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.”

    Portanto, na minha conceção Jesus além de ser o Primogênito (Primeiro) de Toda a Criação(Vide Bíblia, a Palavra de Deus), é Soberano e Supremo sobre todo o Reino Universal, sendo a representação exata do Deus Todo-Poderoso.

    Quero salientar que não faço parte da IMPD, cujo líder é o Ap. Waldemiro, mas o admiro e o reconheço como um homem de Deus. Eu e minha esposa já fomos muito edificados com a pregação simples e direta do Apóstolo.

    Quanto ao Pr. Silas Malafaia, realmente não concordo com tudo o que ele diz, nem com certas atitudes que ele tem, como por exemplo criticar outros pastores, ministérios e cantores sem citar o nome, mas dando todas as coordenadas indicando a quem ele está se referindo (desta forma, como a pessoa irá se defender?…). Mas jamais posso afirmar que ele não é de Deus, pois seu ministério frutifica. Quantas vidas não tem sido alcançadas através das grandes cruzadas e outros projetos pelo Brasil a fora?… O Silas pode até ter mudado com o passar dos anos, mas a Palavra tem sido anunciada, e isso é o mais importante! Ele tem sido incoerente? Talvez. Mas Deus usa a qualquer um de nós não por que somos o dono da verdade ou perfeitos, mas segundo o seu poder, graça, amor incondicional e misericórdia.

    Forte abraço, Muita Paz!

    Curtir

    • Estrangeira
      27/10/2009

      OI, Michel! Essa afirmação do Ap. Santiago vai contra o mistério da Santíssima Trindade, onde Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são um só Deus. Penso em Jesus, nessa passagem, mais de acordo com o início do Evangelho de João, onde diz que tudo foi feito por Ele e para Ele. Nesse sentido entendo Jesus como o Primogênito da Criação, não que tenha sido o primeiro a ser criado (se foi criado, não pode ser Deus), mas como tendo a primazia sobre toda a criação (é complexo, mas tudo bem, tb estou aprendendo, isso é uma opinião minha). Concordo tb que, mesmo com as patacadas do Pr. Malafaia, Deus o usa, como usou até uma mula e disse que usaria pedras para clamar se não clamássemos. Ocorre que é duro ouvir alguém usar o nome de Deus para justificar profetadas que beneficiam apenas a si próprio, como o fez o Pr. Malafaia.

      Fique na Paz, obrigada pelo comentário!

      Curtir

      • Eliezer Tenório da Silveira
        26/01/2010

        Olá estrangeira, concordo plenamente com todos seus comentários, pois sou do tempo em que para pregar o evangelho de salvação, andava-se a pé, passando sede, fome e até perseguições, como eu fazia nos anos 60 juntamente com meu falecido pai o Pr. José Deodato da Silveira, lá no sertão do estado de Alagoas. Tinha viagens com 35 km de distancia, eu com 17 anos de idade percorria esse trecho mensalmente carregando uma sanfona nas costas, (tinha que cantar e tocar para atrair o povo a ouvir a palavra de Deus) somente pelo amor em ganhar as almas para Cristo. Hoje vemos os pregadores de dízimo e ofertas viajando de jatinho.

        Não existe na bíblia a palavra “Santíssima Trindade” isso foi criado pela igreja católica. Existe sim a palavra Divindade. Obrigado e fique na paz de Cristo.

        Curtir

    • Francisco Almeida
      28/03/2010

      Por outro lado, João 1:1-3 esclarece a natureza de Jesus Cristo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
      Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

      Como é possível ser Criador e criatura ao mesmo tempo?

      Ao defender a posição de que Cristo é criatura, ainda que seja a primeira, o “Apóstolo” Waldemiro Santiago (com aspas, por favor) incorre numa das mais antigas heresias do Cristianismo: o Arianismo.

      Tomado o texto isolado de 1ª Colossenses 1:15-16, chega-se a esta conclusão absurda do Arianismo. Mas cotejando-se esse texto com todo o relato da criação (Gênesis caps. 1 e 2) e com João 1:1-3, vê-se que as três pessoas de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) são pré-existentes e participantes na criação.

      Claro que as motivações em pregar o Evangelho são das mais variadas, em muitos casos negativas (Filipenses 1:15-17), e que o mais importante é que a Palavra seja difundida (Filipenses 1:18). Mas negar a preeminência de Cristo é servir água suja a quem tem sede do Evangelho: vai matar a sede, mas sabe-se lá o que mais vem com a água.

      Só espero que não fique chateado com as observações acima, mas se eu me calasse seria omisso.

      Um forte abraço!

      Curtir

    • Agnaldo
      05/12/2010

      Não é isso meu amado irmão: Jesus é chamado de Primogêntio de toda a criação porque ele tem a primazia sobre toda a criação. Ele era Deus (João 1:1) e estava com Deus antes de toda a criação, ele criou todas as coisas que existem, visíveis e invisíveis, até mesmo principados e potestades (anjos seja de que categoria for), ele sustenta toda a criação e tudo foi criado para ele. Colossenses 1:15-17 diz isso. O contexto esclarece porque Jesus é o Primogênito. Como pode o criador ser criatura?. Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade (Colossenses 2:9). Isso significa que nele está toda a natureza e atributos de Deus. Vale lembrar que não temos três deuses, mas apenas um. Há um só Deus e Pai, há o único e eterno Filho de Deus e há o único e eterno Espírito Santo de Deus. Quando o apóstolo Valdemiro ensina o contrário acerca de Cristo, não creio que seja por maldade, é por confundir as escrituras e interpretar incorretamente a Palavra de Deus, por falta de entender um pouco mais. Eu mesmo estive nos cultos onde ele pregou o que o irmão disse. Ele também disse que Jesus é a primeira criatura de Deus, que Jesus é eterno como os anjos e os homens e que só o Pai é sempiterno, simplesmente interpretando fora do contexto trechos como Apocalipse 3:14, no qual Jesus disse que Ele é o princípío da criação de Deus. Ora, princípio não é primeiro criado, pois o próprio Deus e Pai afirma que ele mesmo – o Pai – é o princípio e o fim, o alfa e o ômega, o primeiro e o último (Apocalipse 21:6). Logo, princípio que dizer origem de tudo, a fonte de onde toda a criação saiu. Aliás, Jesus declarou que ele – Jesus – é o primeiro e o último, o alfa e o ômega…Apocalipse 22:13; 1:17; 2:8). Glória, pois, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo pelos séculos dos séculos sem fim. A próposito, a muito aprendi que “citar um texto fora do contexto cria um pretexto”. Infelizmente, é isso que muitos fazem. Que Deus o abençõe.

      Curtir

      • Agnaldo
        05/12/2010

        Uma correção: A minha resposta datada de 05/12/2010 é para o “Michel disse: 19/10/2009 às 21:40” e não para o irmão “Francisco Almeida disse:
        28/03/2010 às 00:20”, que está absolutamente correto.

        Curtir

  13. Humberto dos Santos
    13/11/2009

    Olá mana,
    É muito bom saber que existe, mas que só agora está se levantando neste últimos anos, uma geração de cristãos que pensam e querem fazer pensar, não só aqueles que estão encontrando o evangelho hoje, como aqueles que o encontraram e creram há muitos anos atrás como eu. E vejo em você e tantos outros que trilham essa direção, a tentativa de ” transformação pela renovação do entendimento”. O melhor de tudo é saber que é pelo entendimento de Deus por via da Palavra. Uma tentativa de “volta ao evangelho puro e simples”, como dizia a faixa da marcha. Eu ouvi falar-se muito em avivamento durante a minha caminhada no evangelho. Hoje, creio que não há avivamento sem ética. Há muita falta de ética hoje nas pregações, nos pregadores e nas igrejas. Mas vamos caminhar, crendo que Deus nos providencia meios pra continuarmos o bom combate da fé e anunciarmos o evangelho puro e verdadeiro.
    minha querida, um forte abraço!
    fique na Paz
    Um

    Curtir

  14. André Filipe Novaes da Silva
    14/11/2009

    Realmente se ve aqui que todos precisam repensar aquilo que tem falado

    “Há só um Legislador e um Juiz que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” – Tiago, 4:12

    Mateus 16:27 “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.”

    Eclesiastes 12:14 “Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

    A avaliação própria é necessaria sim porém vir num meio público para difamar aqueles que tem feito a obra de Deus o que vcs tem feito o que eu tenho feito primeiro devemos nos avaliar roubando ou não muitas vidas tem sidos salvas das garras de satanás eles estão praticando o ide e nós tambem temos praticado
    O pastor Silas Malafaia e outros pastores não tem nenhum apoio governamental eles tem vivido atravas de dizimos e ofertas não cabe a nenhum aqui julgar pois eles tem preenchido grande parte dos horarios televisivos da grade de programas de muitas redes de televisao.

    “Não julgo que tenha alcançado a perfeição, mas uma coisa faço, esquecendo-me daquilo que fica para trás e avançando para as coisas que estão adiante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação celestial.” Apóstolo Paulo – Fl. 3.13 e 14

    O alvo é Jesus vocês estão se preucupando muito com as atitudes de homens façam a parte de voces que é dar dizimos (10%) e as ofertas. Muitos de vocês não sabem nem o custo de meia hora em um canal aberto e querem julgar quem tem propagado o nome de Deus.
    Eu tenho feito a minha parte como cristao após o dinheiro sair da minha mão ja não e mais interesse meu fiscalizar eu não dei o dinheiro para ele e sim para Jesus e para sua obra pois a obra aqui na terra não e feito de conversinha mais sim através do dinheiro que é necessario em nosso mundo
    Nenhum de vocês usaram a palavra de cristo pois realmente não tem embasamento biblico para tal pois o pastor é o anjo da igreja e se ele esta em tal cargo é permissão de Deus pois pelo que voces falam é ate de se pensar em Deus dorme pois deixa tantos homens em evidencia pregando a sua obra

    Curtir

  15. Humberto dos Santos
    14/11/2009

    sobre o comentário anterior, digo: juizo é achar que todos ignoram a palavra, que todos devam se calar, que todos se negam a ofertar, que o anjo da igreja que diz publicamente que não tem ministério a frente de igreja alguma é anjo da igreja por causa do título, que deseja amordaçar em vez de dialogar.
    Não é preciso rechear comentários de passagens bíblicas pra avaliar os descaminhos da igreja evangélica no Brasil, e mostrar conhecimento bíblico. Ademais, querer justificar a prática de alguns alegando a permissão divina como crivo
    para legitimar tais práticas é, no mínimo, desconhecimento da história da igreja nesses séculos de sua existência.
    Muitos estão descobrindo na palavra a liberdade o meio de se livrarem de alguns fardos que homens tem colocado.
    “Ora, Deus é Espírito, e onde está o Espírito so Senhor aí há liberdade” 2Cor. 3:17.

    Curtir

    • luiz
      05/05/2010

      Onde andas Humberto, que abandonaste teu blog ”Promessas Divinas”’ sem se despedir. Espero n”ao tenhas te cegado co fe demasiada.

      Curtir

  16. lenimara
    30/12/2009

    UMA COISA EU CONCORDO DE ;ESSES HOMENS SE ENRIQUESSEREM AS CUSTAS DOS FIÉIS, ISSO É ERRADO!!!!!!!!!SE DEUS É SÓ PELOS DE RENDA ALTA COITADOS DE NÓS OS MENOS FAVORECIDOS !!!

    Curtir

  17. Pingback: Pr. Silas Malafaia: um cego querendo guiar outros cegos? « Uma estrangeira no mundo

  18. humberto dos santos
    12/05/2010

    Quero informar a vc, Luiz, que NÃO POSSUO BLOG algum. Até procurei o blog e achei. Mas, quem assina deve ser um homônimo meu. Pessoas com nome e sobrenome iguais existem aos montes por aí. Portanto, seu comentário acima não se refere a mim, mas a outro Humberto, ok?
    Fica na Paz

    Curtir

  19. Suellen
    10/08/2010

    Só digo uma Coisa..
    Não Julgue para que nao sejas Julgado…
    oque importa é o nosso coraço é oque Deus ver e nao que muitos veemm e Julgamm…
    so O Senhor sabe de Todas as Coisas… O Pastor Malafaia faz a Parte dele que é pregar o Evangelho a Toda Criatura…e se eles roubam ou sei la oque fazem mais.. quem, vai pagar o preço são eles.. entaoo Voce nao tem que Olhar pra seu Irmão e sim Pra Jesus por que ele é o Caminho… e parem de ficar Julgando as Pessoas..
    Deus Abençoe vcs
    bjo

    Curtir

  20. Agnaldo
    08/11/2010

    O apóstolo Valdemiro Santiago se confunde quando afirma que Jesus é a primeira e principal obra de Deus. Isso é arianismo. Jesus é o Primogênito de toda a criação porque tem a primazia sobre tudo, que Ele mesmo criou. aliás, os versos seguintes de Colossen ses 1:15-17 explicam porque o Senhor Jesus é o Primogênito: Nele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas e Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas são mantidas e sustentadas por Ele. Primogênito é o primeiro Filho gerado eternamente de Deus Seu Pai (não foi criado e nem feito). Vale lembrar que Jesus, que tornou-se carne, é chamado o Primogênito de Maria, isto é seu primeiro filho gerado (Lucas 2:7, 22-24). Como Jesus Cristo, o Filho de Deus, pode ser uma criatura se Ele é o criador de todas as coisas, antes de todas as coisas e é chamado Deus em João 1:1; 5:18; 20:26-29 e outras passagens mais? Ele faz coisas que só Deus faz: perdoar pecados, sondar rins e corações (Apocalipse 2:23), criar, ressuscitar os mortos, etc. Aliás, Ele foi adorado muitos vezes e não impediu isso, então como pode uma criatura aceitar adoração que só cabe a Deus? enfim, tudo se resume numa única frase: As pessoas que dizem ser Jesus uma criatura de Deus é porque não crêem que Ele é o Filho Unigênito de Deus!

    Curtir

  21. Humberto dos santos
    21/12/2010

    Eu costumo dizer que no nosso país apenas 10% da população vota com consciência política. costumo fazer a mesma analogia com o povo evangélico do nosso país: muitos vão à igreja, muitos são religiosos fervorosos, mas poucos têm consciência do evangelho.É uma pena! pq a falta dessa consciência tem levado a muitos serem massa de manobra do “ladrão”. Vc, estrangeira, minha mana, luta pra conscientizar os que estão cauterizados pelos lobos.É uma luta! e só quem tem o capacete da salvação sobre sua mente sabe disso. é esse capacete que liberta nossas consciências de verdade. Afinal, como diz lá em Coríntios: “Deus é espírito, e onde está o espírito do Senhor, aí há
    liberdade!
    Graça e Paz!

    Curtir

  22. ruião
    01/11/2011

    eu não acredito em nada do que vocês dizem,por que o pastor Silas Malafaia é um homem de DEUS comprometido com o REINO.

    UMA PROVA CONTRA VOCÊS VAI SER SE VOCÊS TIRAREM ESSE COMENTÁRIO!

    Curtir

    • Estrangeira
      01/11/2011

      Nada fazemos contra o senhor Silas, a não ser mostrar tudo quando faz, e ao mesmo tempo se contradiz. Não é preciso nem critica-lo ele mesmo mostra as verdades da sua falsa teologia.

      Curtir

  23. Márcio de Araújo
    27/02/2012

    A respeito dele defender em alguns momentos a igreja universal e criticá-la em outros eu entendo que, na verdade ele não está pregando contra um inimigo, pois ele mesmo reconhece a IURD como igreja, mas sim contra ensinos errados pregados pelos líderes da IURD,

    Dos modismos ele sempre foi contrário, mas não se pode negar que por mais que existam crentes meninos eles continuam sendo nossos irmãos em Cristo,

    Já os pregadores estrangeiros que Silas Malafaia traz para o Brasil realmente pregam muitas bobagens mas esse é um mal que eu já estou “acostumado” a ver em minha pequena cidade: Os profetas de casa pregam a Palavra mas os profetas de fora pregam heresias.
    Isso é muito triste !

    Curtir

  24. Thiago
    03/03/2012

    é isso mesmo. Temos que guerrear contra o Inimigo Satanás e não entre nós mesmos!

    Curtir

  25. JANIO
    16/03/2012

    ola estranjeira a biblia nos ensina a nao jugar o procimo,”SO JESUS PODE JUGAR LEBRE-SE DISSO” e onde tem confuzão deus ali nao esta e voce so que mostra os eros dos pastores mais nao mostra os acertos . OU VOCE ESQUECEU QUE ELES SAO HUMANOS E PASSIVOS DE ERROS EM VEZ DE CRITICAR HORE POR ELE E SE VOCE NAO CONCORDA NAO FACA O QUE ELES MANDA ,MAIS NAO PREGE DISCORDIA NO MEIO DOS CRISTAOS POIS LENDO OS SEUS COMENTARIOS PASOU ISSO. VAI HORA SE SANTIFICAR QUE NINGUEM E MELHOR DO QUE OUTRO, QUEM ACHAR QUE JA E SANTO SE SANTIFIQUE-SE MAIS PRA QUE NAO CAIA ABRACOS FIQUE COM DEUS .

    Curtir

    • Wagner Bragante
      02/04/2014

      Janio, que a paz seja contigo.
      Devemos lembrar que o vocábulo “confusão” significa
      :
      s.f. Estado do que é confuso, misturado, desordenado; tumulto; desordem: provocar a confusão numa assembléia.
      Ação de tomar uma pessoa ou uma coisa por outra: confusão de nomes, de datas.
      Embaraço que causam o pudor, a vergonha, a modéstia.
      Dir. Cláusula de extinção de uma dívida decorrente do fato de que as qualidades de credor e devedor se encontram na mesma pessoa.
      Confusão mental, forma de alienação mental, passageira ou persistente, em que o indivíduo perde todo o raciocínio claro e preciso; perturbação de idéias.
      Fonte: http://www.dicio.com.br/confusao/

      Claro é que Deus não está em alguns desses significados, mas falar que todo tipo de confusão denota a ausência do Pai é esquecer de “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:27”.

      Que Deus nos abençoe conforme Sua vontade.

      Curtir

  26. João Filho
    13/12/2012

    Para os que criticam a posição crítica do blog:

    Se Lutero e os que vieram antes e depois dele, tivessem se calado como querem, não existiriam as igrejas protestantes. O próprio Jesus criticou severamente as lideranças religiosas (feriseus, escribas, doutores da lei…) de seu tempo e recomendou que tenhamos cuidado com os falsos profetas, deixando inclusive recomendações de como fazer isso. Se não tivermos senso crítico seguiremos a qualquer um que se apresentar como líder (cegos guias de cegos em muitos casos).

    João Filho

    Curtir

  27. Wagner Bragante
    01/04/2014

    Bom dia Irmãos!!!

    Estrangeira, assim como você acredito que não somos desse mundo, não pertencemos a esse lugar. Concordo contigo quanto ao ato de denunciar os enganadores, os ladrões, os deturpadores. Cristo fez isso. Paulo fez isso. E paulo disse que devemos ser imitadores dele como ele foi de Cristo. Alguns problemas, entretanto, tornam difícil esse posicionamento por parte da grande maioria dos “evangélicos”: o analfabetismo funcional talvez seja o principal. Note que esse problema é endêmico da sociedade brasileira, li há pouco tempo um texto do professor Pasquale (fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/pasquale/2014/03/1428095-o-brasil-a-rotatoria-e-os-analfabetismos.shtml) onde é citado que apenas 24% dos brasileiros conseguem ler e interpretar textos simples. Essa assombrosa afirmação pode ser em parte comprovada ao se constatar o descaso com a língua portuguesa presente na maioria das respostas dadas ao seu texto (curiosamente as respostas mais intransigentes e agressivas que eu li apresentam os mais crassos erros de português… Coincidência?). Isso complica ainda mais a situação, dado que a maioria dos textos bíblicos foram traduzidos para português mais culto (Almeida). Como esperar a correta interpretação do texto bíblico? Como esperar que a pregação não esteja equivocada? Como esperar que um analfabeto funcional tenha recursos linguísticos e intelectuais suficientes para não cair nas presepadas, profetadas e nos engodos? Vejo que a luta para alfabetizar corretamente o povo brasileiro, assim como o povo evangélico, será uma das mais difíceis que temos pela frente. E, curiosamente, me veio à mente Dom Quixote de La Mancha em sua luta eterna contra os Gigantes (Moinhos de vento)… Que Deus nos abeçoe a todos, conforme Sua vontade.

    Curtir

  28. Wagner Bragante
    01/04/2014

    De uma visitinha ao meu blog! somosdeoutrolugar.wordpress.com

    Curtir

Deixe um comentário