Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Criança-esperança: de quem?


“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” – Tg 2.14-17

Estou na internet, e ao fundo a Sandy canta uma musiquinha de bailarina. É o Criança-Esperança da Globo, aquele programa bonitinho, que em tese visa arrecadar fundos para ajudar instituições que cuidam de crianças e adolescentes.

Mas, cadê os evangélicos nisso?

Infelizmente, como sempre interpretamos mal a Bíblia. Como a salvação não vem por obras, sendo dom de Deus, nós nos achamos indiferentes às crianças, aos adolescentes, aos pobres, às viúvas, aos sofredores. Assistindo de longe ao programa da Globo, sinceramente me lembro de muitos congressos e seminários gospel dos quais já participei: lindas canções, danças bem feitas, palavras bonitas, boa iluminação e efeitos cênicos. Um paraíso na terra durante a realização do evento. Nenhum pobre, humilde, miserável, afinal todos são vencedores em Cristo!

Mas, saindo dos congressos e seminários santos, damos de cara com mendigos, crianças cheirando cola, mulheres e travestis se prostituindo. “Que Deus os abençoe”, oramos em silêncio. E continuamos nossa caminhada, afinal fomos muito impactados durante o evento, Deus falou conosco e isso é o que vale, mesmo que essa sensação dure apenas um dia e, no seguinte, voltemos – como sempre! – ao nosso velho homem.

Escrevo esse artigo com os olhos embargados pensando que, no mesmo instante em que nos deliciamos com o Criança-Esperança, milhões de pessoas no mundo não têm sequer o que comer ou beber (e eu me dando o privilégio de tomar uma cervejinha e me saciar com o bifão que meu marido está fazendo nesse momento, cujo aroma está chegando aqui). Estou lendo “O Mundo Pós-Americano”, de Fareed Zakaria, onde diz que a Índia ocupava o 128o. lugar (entre 177) no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. O índice de alfabetização feminina, na época do lançamento do livro (2008) era de 48%. Mesmo assim, é um dos países que mais tem crescido economicamente, muito por conta da prestação de serviços e de sua colonização inglesa, que lhe permitiu acesso à língua do poder. A Índia que vemos na novela das oito é a dos bem-sucedidos, dos que estão crescendo, mas para isso há milhões de miseráveis.

Da mesma forma o Brasil. Vivo na capital econômica, São Paulo, onde há favelas, cortiços, mas há cidadãos de classe média, que têm suas contas, mas têm seus pequenos confortos também. Isso nos impede de olhar mais fixamente para os meninos e meninas que sobrevivem nas ruas, até porque não nos achamos capazes de ajuda-los. Mas a Igreja não seria capaz?

As igrejas não se apercebem, mas estão replicando em seu meio a crueldade do neoliberalismo, ao cometer concentração de renda (para os líderes), em detrimento da população fiel em geral. O pior capitalismo está nas igrejas, não na “mão invisível” do mercado, pois essa última, pelo menos, assume o que faz, ao contrário das igrejas, que acumula bens dizendo que é para Deus, quando quem realmente os usufrui são os poderosos de seu meio. Assim como os países do BRIC’s (Brasil, Rússia, China e Índia) estão crescendo e prosperando em meio à pobreza de suas populações, as igrejas também prosperam em meio à miséria de seu povo e da comunidade ao seu redor. Um exemplo próximo de mim é a grandiosidade do templo-sede da Deus é Amor, em meio à total miséria e abandono que é a região do Glicério, um dos piores bairros centrais de São Paulo. Infelizmente, para as igrejas, é mais importante ostentar suas próprias riquezas do que dividi-las com os mais pobres. Jesus, se viesse hoje, encontraria vários jovens ricos, que fazem a obra de Deus, mas que são incapazes de vender seus bens, doa-los aos pobres e SEGUI-LO.

Se as igrejas buscassem arrecadar fundos para os menos favorecidos com metade da ânsia com que arrecadam fundos para si mesmas, a realidade do Brasil seria outra. Não seria necessário uma emissora pagã, ou mesmo instituições maçons realizarem atos de caridade, pois a multidão que frequenta as igrejas mudaria as realidades ao seu redor. Jesus veio para os pequeninos, os pobres, os doentes, as viúvas, mas a igreja vem para os vitoriosos financeiramente. É muito fácil cuidar de um rebanho sem problemas, e ainda ganhar com isso.

Desculpem-me por essa postagem, é apenas um lamento de alguém que tem muitos sonhos, mas que não tem coragem ou forças para realiza-los sozinha. Desculpe-me Deus, se sonho em fazer mais do que o Senhor me capacitou a fazer, e por ter perdido tantas oportunidades que o Senhor me deu de efetivamente fazer.

Que um dia as igrejas possam dar esperança às nossas crianças, ser realmente sal e luz, em nome de Jesus.

21 comentários em “Criança-esperança: de quem?

  1. assad
    23/08/2009

    O qual, fixando os olhos nele,e muito atemorizado,disse:Que é Senhor? E disse-lhe: As tuas “orações” e a tuas “ESMOLAS” tem “subido” para memória de Deus! ATOS 10:04 e aqui vemos Deus APROVANDO ao centurião cornélio e seus atos como oração e caridade, mas ai uma vez me perguntei porque Deus não disse a cornélio olha as suas “campanhas de prósperidade e seus DIZÍMOS ” tem “subido” até a mim?!hehehe…então descobri o “segredinho” de cornélio se Deus estava aprovando a cornélio pelas suas atitudes então era por ai a “coisa” e passei a entender o que significa misericórdia quero e não sacríficio! vamos despertar gente! já é tempo de deixarmos de meninice e praticarmos a palavra de DEUS! porque pode ser bem vergonhoso naquele dia vc ver os “impios” sendo “justificados” e os “santos” LEVANDO no lombo aquele versiculo TÃO conhecido de muitos MT 7:22 “muitos” me dirão naquele dia: Senhor,Senhor,não PROFETIZAMOS nós em teu nome? e em teu nome nao EXPULSAMOS demonios? e em teu nome nao fizemos muitas MARAVILHAS? 23 nunca vos conheci,apartai-vos de de mim, vos que praticais a iniquidade! Mas será que não é porque o apostolo Pedro alerta em sua carta 2PE2:03 E por torpe AVAREZA farao de dos fiéis COMÉRCIO com palavras fingidas…e outra coisa interessante que Jesus fala em MT10:08 QUE QUASE NUNCA NAS IGREJA FALAM! curai os enfermos,limpai os leprosos,ressuscitai os mortos,expulsai os demonios;DE “GRAÇA” recebetes de “GRAÇA” dai. que Deus abençoe a todos e a “GUERRA” CONTINUA COMPANHEIROS RSRS…

    Curtir

  2. Helen Araújo
    25/08/2009

    A igreja contemporânea aprendeu através da teologia da prosperidade que o servo de Deus tem que ter o melhor dessa terra. Há inumeras pessoas bem sucedidas no meio evangélico, que são ricas, possuem uma condição financeira estável, confortável; pessoas que aprenderam que Deus é o dono do ouro e da prata e que quer fazê-los enriquecer. Com isso, tornaram-se apegados à bens materiais cmo aquele rico que queria seguir a Jesus mas p/ isso, teria de doar tudo que possuía, e por ser ligado ao dinheiro e tudo mais que conseguia com ele, saiu triste. O objetivo do dizímo e oferta, não é torna ninguém rico, é justamente o contrário, foi instituído para que haja no ser, desprendimento e misericórdia, mas não é o que se tem feito, olhar para si mesmo e para suas próprias necessidades materiais é sempre mais importante.

    Curtir

    • Estrangeira
      26/08/2009

      Oh, Helen, obrigada por comentar! Eu acredito num dia em que a Igreja ficará livre do tal do Mamon, onde poderemos contribuir com alegria mas sem esperar nada em troca (afinal Deus já nos deu o Seu melhor, Seu Filho para morrer em nosso lugar)…

      Fique na Paz!

      Curtir

  3. dalidaloren
    31/08/2009

    Estrangeira, o dinheiro que vai para as crianças(Criança Esperança)é pouquíssimo, a maior parte tem outro destino.Leia o site THE CUTTING EDGE. Procure sobre o CUJ(Casa Universal de Justiça que pertence a ONU). Estrangeira, leia, se possível todos os artigos da THE CUTTING EDGE. Imperdível! Procure ler também: Manifesto em defesa da igreja de Cristo(Fato de 1 a 70 leia todos os fatos)do Dr José Renarto Pedroza; leia o blog do Pr Daniel Batista(clique também em Revelaçoes- o pastor Daniel é o fundador da igreja cenáculo da fé); leia também BJCV revelações – do irmão André Benício. No Youtube, assista(legendado): os 13 vídeos do sacerdote zulu Credo Mutua, chamado Agenda illuminati(fala sobre conspiração). Jesus está voltando!Abraços.

    Curtir

    • Estrangeira
      05/09/2009

      Obrigada pelas indicações! The cutting edge eu já conhecia, mas as outras não, vou correr atrás…

      Fique na Paz!

      Curtir

  4. Sidney Rosa
    17/09/2009

    Abençoada, se as “igrejas” ditas de Jesus Cristo, não fazem nem o social, o dar é melhor que receber, em seu seio, como fazer para os que estam de fora. Se não socorrem nem os domésticos da fé, socorrerão quem. Algum tempo atrás fiquei impressionado porque muitos membros de uma certa igreja, onde cooperava, sumiam logo após o amém. Um dia fui para a porta da igreja, para confrontá-los antes que saissem, e para minha surpresa, me foi revelado que eles se ausentavam rapidamente, pelo constrangimento dos filhos quererem passar na cantina que o “pastor” anunciou lá do pílpito, para lancharem, só que sem os fadados R$1,50, não tinha como. Por isso, eles corriam, após o término da reunião. Muitos que estam escandalizados com o que ocorreu com o Pr. Silas Malafaia, são os primeiros a participarem disso, comprando lanches para os seus filhos, enquanto os filhos dos irmãos, ficam na saudade. Raciocina comigo, como explicar para uma criança de 9, 10 anos que apesar de estar na “casa do Senhor”, na presença do Deus de Amor, ela não pode lanchar, porque seu pai não deu os míseros R$1,50. Creio que muita coisa precisa mudar nas igrejas, ditas do Senhor.

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Sidney, isso que vc me contou me partiu o coração… Mas é a verdade, é o que acontece nas igrejas, feitas muitas vezes para o conforto de uma faixa social, mas que não podendo fechar as portas à classes mais baixas, acaba por simplesmente ignorá-las, já que dividir não é o forte das igrejas.

      Não acredito mais em prédios, Sidney. É meio forte e dolorido dizer isso, mas não acredito nessa forma de igreja. Creio, sim, na igreja como sendo a reunião de pessoas que verdadeiramente amam a Deus, e essa reunião nem precisa ser física, ocorrendo até dessa forma, pela internet. Porém, ocorrendo com amor e interesse pela vida do outro, um suprindo o outro não apenas espiritualmente, afinal somos mais do que espírito, somos corpo material também e temos necessidades, nessa área, a serem supridas. Sonho com um dia em que todas as crianças poderão lanchar nas cantinas das igrejas, porque as que não puderem pagar por seus lanches os receberão como oferta da própria igreja. Isso é possível, só não ocorre pq, como diz a profecia bíblica, nesses últimos tempos o amor de muitos já se esfriou.

      Fique na Paz (se possível)…

      Curtir

  5. Sidney Rosa
    20/09/2009

    É abençoada, mas para nosso deleite e gozo, temos o conforto de saber que ainda existe um povo, que permanece fiel às Escrituras Sagradas, vivendo em e pelo amor. Um povo que apesar de tudo ainda cre, que aquele que começou a boa obra, por certo a aperfeiçoará. Esta na hora deste povo se levantar, para fazer a diferença. Tomar atitudes, assim como tomou Neemias para reconstruir a cidade. Se cada um dos que estão na sinceridade do coração, se unir, Deus mudará este quadro, vamos orar e crer, que a igreja espiritual, se levantará sim, fisicamente, como a Igreja Primitiva fará a diferença. Que Deus te abençoe, oro por ti e seu esposo, fique na paz de Cristo.

    Curtir

    • Estrangeira
      21/09/2009

      Amém, Sidney!!!! 🙂

      Curtir

    • dalidaloren
      03/01/2010

      Tempos de apostasia. Pela Bíblia a coisas não vão melhorar. Recomendo para os irmão no google: PÉROLAS DO EVANGELHO(pr David Wilkerson). Vejam os vídeos dos pastores: CORRA PR CARTER COLON/ PR PAUL WASHER/ PR DAVID WILKERSON. Pregações impactantes que nos fazem chorar e meditar. Vejam o site satírico no google: PÚLPITO CRISTÃO e o vídeo de : MIUCHAEL JACKSON GOSPEL. Estamos no fim mesmo. Que Deus abençôe ricamente a todos vocês.

      Curtir

  6. Geovani
    27/09/2009

    A igreja de nosso século está doente. Às vezes eu me pergunto o que eu estou fazendo dentro deste movimento que cada dia mais se parece menos com a igreja de Jesus. Creio que Cristo não tarda muito tempo mais, caso contrário, ainda teremos de ver muitos mais terríveis absurdos sendo cometidos em de Deus.

    Curtir

  7. Rogerio Lázaro
    29/09/2009

    Muito apropriada a sua abordagem, Vera! De fato o evangelho acabou se tornando fonte de lucro e vantagem pessoal para os integrantes das cúpulas de diversas denominações. Com muita veracidade você comenta que “Se as igrejas buscassem arrecadar fundos para os menos favorecidos com metade da ânsia com que arrecadam fundos para si mesmas, a realidade do Brasil seria outra”. Fantástica sua leitura para o momento atual da igreja no Brasil! E, também, chama muito a atenção a ostentação de muitos templos evangélicos e vida regalada de que desfrutam os “caciques” da igreja com o preço de suor e lágrimas da grande massa crédula que compõe os rebanhos.
    Afirmo isto pelo fato de já ter sofrido na pele os efeitos da “política econômica gospel”.
    Em uma ocasião, como membro de uma Assembléia de DEUS, fiquei por um período desempregado, uma conta luz da minha residência atrasou e eu estava na iminência de ter minha luz cortada. Após um culto pedi para conversar com a liderança da minha igreja, expus meu problema e pedi que o Serviço Social da igreja me ajudasse, pois assim que possível, eu faria a reposição do valor. Demonstraram desinteresse pelo fato, alegaram não haver como me ajudar no momento e que “iam ver o que podiam fazer”. Nunca mais tocaram no assunto. Detalhe: a igreja estava sendo toda reformada (um luxo só!) e na semana seguinte a cantora Cristina Mel fez uma apresentação na igreja com cachê e demais despesas pagas com verbas da igreja! Dinheiro para socorrer os necessitados eles não tinham, mas para mármore, vitral e contratação de show eles tinham!
    Alguns anos depois, já na Igreja Cristo Vive (Ap Miguel Ângelo) precisei do mesmo tipo de apoio. Eu não estava desempregado, porém tive um imprevisto e precisei de uma quantia (na verdade, irrisória) assumindo o compromisso de repor no meu próximo pagamento. Sei que igreja não é banco, mas havia uma reserva inclusive destinada para eventualidades que ocorressem entre os irmãos. Qual não foi minha surpresa quando obtive resposta negativa pelo fato de ainda não ter completado 1 ano naquele ministério (eu tinha “apenas” 10 meses). Confesso que fiquei indignado e enviei uma carta ao Apóstolo, pois os membros não tinham acesso a ele, somente alguns da alta cúpula da igreja ou pessoas com repercussão na mídia, mesmo que não fossem do meio gospel. Ele tem profunda admiração por quem é famoso. Na minha carta eu questionava o fato de não ter direito de ser assistido pela igreja por não ter completado ainda 1 ano naquele ministério chamando a atenção para o fato de que na hora de receber meus dízimos e “ofertas de amor” nunca houve impedimento da igreja. Ou seja, para eu colaborar em qualquer tempo e época eu era bem-vindo, porém para pedir socorro a coisa mudava radicalmente.
    Resultado? Ele se irou e classificou meu questionamento como um insulto.
    Até hoje meu dinheiro será bem aceito por lá, mesmo eu já não fazendo parte daquela igreja.
    Este é o modelo de igreja idealizado por JESUS?

    NEle, que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos.

    Rogerio Lázaro
    Niterói – RJ

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Rogério, sua história nos mostra o triste mas real retrato da igreja evangélica brasileira, com muito poucas exceções… Os membros só o são quando não têm problemas e têm o dízimo em dia; membros problemáticos dão trabalho aos pastores, e esses não têm tempo porque precisam administrar as obras e eventos do templo, e membros sem dinheiro só servem para pedir, não dão lucro e ainda querem tirar do dinheiro que poderia ser investido no crescimento e melhorias da igreja. Jesus andava com os pobres, os párias; a igreja atual é para os ricos e remediados. Estamos vivendo uma inversão de valores cristãos gritante, onde a igreja deixa de cumprir sua missão junto aos membros para buscar o poder terreno (mas quando Cristo quis esse poder, até tentaram proclamá-Lo Rei dos Judeus e Ele não quis, pois não era chegada a hora!). A igreja atual é uma igreja na contramão dos ensinamentos de Cristo, que busca as bênçãos de Mamom, só que nomeando-o de Gezuiz, e por isso falo sem pestanejar: essa é uma igreja herética, que levará muitos ao inferno por ensinar o amor a si e aos bens materiais, ao invés do amor ao próximo.

      Que Deus o abençoe, fique na Paz!

      Curtir

  8. ederson
    20/10/2009

    Gostei muito do seu blog, parabens!!
    Achei muito iinteressante seu ponto de vista e tenho duas perguntas:
    1) você faz parte (congrega) em alguma denominação, qual?
    2) Você bebe cerveja?
    Um grande abraço a todos…

    Curtir

    • Estrangeira
      27/10/2009

      OI. Ederson!!! Lá vão as respostas:

      1) Atualmente não estou congregando, estou “na busca”, mas me batizei na Quadrangular, sou “penteca”, mas não do reteté.
      2) Sim, bebo de vez em quando, mas aguento só uma latinha, tá bom demais! :-))) Agora parei pq estou em “estado interessante”…

      Fique na Paz!

      Curtir

  9. dalidaloren
    03/01/2010

    ERRATA: MICHAEL JACKSON GOSPEL. Eu visito igrejas, mas não tenho nenhuma vontade de me membrar. Todos só falam em dinheiro, até as pequenas igrejas. Só pensam em se expandir. A maior parte dos pastores estão se tornando grandes administradores de prédios…

    Curtir

  10. dalidaloren
    03/01/2010

    ERRATA: MICHAEL JACKSON GOSPEL

    Curtir

  11. dalida
    15/02/2010

    Recomendo a todos o site: PREVINA-SE CONTRA A MARCA: O ANTICRISTO… Recomendo também os seguintes videos: CREDO MUTWA(as naves e os ets, não são estraterrestres, são fabricados aqui.Um horror.) – PR PAUL WASHER – CORRA! – POR CARTER CONLON.

    Curtir

  12. dalida
    15/02/2010

    Ainda recomendo os videos sobre: CONTROLE MENTAL ARIZONE WILDER(um horror) e DAVID ICKE REVELACIONES DE UNA DIOSA(parte de 1 a 6). Imperdivel. David Icke não crê em Deus como nós, mas está por dentro do tema conspiração. Abraços em todos.

    Curtir

  13. maricleice
    05/05/2010

    muito obrigado pela sua dica e tbm um acrinaçade 9 aos ñ pode bebre serveja

    Curtir

  14. Edimar
    27/07/2010

    Pelas estatisticas, hoje existém mais de 30.800 denominações
    de Igrejas no Mundo e no Brasil são mais de 3.000 e a cada 7 dias, surgem mais 5 denominações. “NÃO FAÇA DA CASA DE DEUS , UM COMÉRCIO”, infelizmente dentro das Igrejas negociam e vendem para proveito próprio como, LIVROS, CD e DVD e outros, além das negociatas (eleger políticos), e os pedidos de dízimo, tridízimo, ofertas, contribuições para construção de novos templos e a maioria destes menbros que contribuem recebem um salário mínimo (são justamente estes que a Igrejas deveriam ajudar) são pais de família que lutam param ter o mínimo de conforto para oferecer a família. O que estamos presenciando é que a cúpula destas Igrejas, estão ficando cada vez mais ricos, estão preocupados em compra de carros, aviões, mansões, TV, Rádios e espandir suas Igrejas no Brasil e no Mundo. A Igreja é uma Instituição Filantrópica (tudo que arrecadar deveria distribuir para os mais necessitados) isto não acontece, são isentas de impostos, por isto que muitos oportunistas querem fundar Igrejas.

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 22/08/2009 por em Ser estrangeira e marcado , , , , , , , .