Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Um dia na Expomamon


Imagem0062Eu pensei que não iria, mas acabei indo na Expocristã em São Paulo. Mas fui com uma intenção: a de fazer uma espécie de protesto silencioso contra os líderes e igrejas que estão comercializando com o Evangelho, e para isso usei o assunto que está bastante em evidência: a profetada do Pr. Morris Cerullo em benefício do Pr. Silas Malafaia. Fui na Rua Bresser e mandei fazer uma camiseta para tão importante ocasião:

Imagem0063Imagem0065

Por volta das 10:30h adentrei o saguão do Expo Center Norte, local do evento. Milagrosamente não havia filas! Lembro-me das outras vezes em que fui à Expocristã, a última há 2 anos atrás: sempre tive que enfrentar filas quilométricas, horas do lado de fora em pé e outras horas caminhando, um passeio de índio. Depois vi que até a tarde não havia filas, sinal de que caiu bastante o número de visitantes, talvez cansados com o claro comércio das coisas de Deus.

Uma vez lá dentro, comecei a andar vagarosamente, já que meu intuito era de que o máximo possível de pessoas tivesse curiosidade em decifrar os escritos em minha camiseta. A primeira pessoa a fazer isso fez-me uma cara de ódio-com-desprezo: era um rapaz que estava entregando a revista Consumidor Cristão, uma espécie de catálogo de compras gospel, cuja publicação está a cargo da EBV Eventos, a mesma empresa que organiza a Expocristã. Embora eu tenha recebido outros olhares assim no decorrer do dia, a grande maioria foram de olhares de aprovação, sendo que algumas pessoas se aproximaram e puxaram assunto, curiosas com o “protesto”. A grande maioria, diga-se de passagem, estarrecida com o que os pastores da prosperidade estão fazendo com a Igreja de Cristo.

Um dos primeiros grandes estandes que encontrei foi o da “Unção Dobrada”, ou como diria o blogueiro Profeteiro, “Unchão Dobrada”: Pr. Marcos Feliciano e Missionário Ezequiel Pires. O Feliciano ia dar autógrafos mais tarde (astros e estrelas dão autógrafos, pelo menos em Hollywood é assim -tento imaginar Jesus fazendo isso, um Gezuz Super Star). Como no tempo em que estive na feira não encontrei os dois líderes, tirei pelo menos uma fotinha com o “genérico” de um deles:

Imagem0058Imagem0053

O passeio continuou, em meio aos olhares curiosos dos visitantes. Mas mais curiosos eram alguns produtos ofertados. Acredita que estavam vendendo até cueca magnetizada?

Imagem0057Imagem0056

Imagem0048Imagem0055

Imagem0052

Quando achava que não tinha mais jeito mesmo, eis que eu vejo ela: A Arca da Aliança! E pensar que a davam como perdida, mas ela estava ali, inteirinha, toda dourada, com anjinho em cima e tudo! Claro que não podia perder um momento como aquele, vai que a arca se perde de novo, onde os judaizantes vão encontrar a Glória de Deus? Então tirei mais uma foto, só que tomando o cuidado de não encostar nela (não por temor de sofrer maldições, mas porque seu preço é muito alto, vai que sem querer derrubo a arca):

Imagem0047

Bizarrices à parte, na feira havia uma grande oferta de cantores e grupos de louvor, emissoras de rádio, acampamentos de aluguel, financiamentos de imóveis de empresas “gospel” para lá de suspeitos e viagens para Israel. Ofereceram-me até consórcio para conhecer Jerusalém em 8 dias, mas fiquei emocionada mesmo foi com a possibilidade de ver a terra onde Jesus pisou e Judas perdeu as botas (já tinha botas naquela época?) ao lado do pastor bambambam Benny Hinn (só de pensar quase que caí para trás – não pela unção, mas pelo preço da viagem). Mas tem opções com outros ungidos também, inclusive com o profeta Pai Dinah Morris Cerullo e com o Paipóstolo:

expocrista005expocrista004

expocrista006

 expocrista007

Uma coisa eu tenho que tristemente admitir: a grande estrela da Expomamon foi o casal 20 gospel Hernandes (que também teria sua tarde de autógrafos junto aos fã-náticos enlouquecidos que comprarem seus livros). Recém chegados de um período de “férias” nos Estados Unidos, não perderam tempo para mostrar que ainda são o topo do top das denominações neopentecostais. Em poucos dias conseguiram a oficialização do Dia da Marcha para Jesus (cuja patente pertence ao apóstolo), uma homenagem por parte da Assembléia Legislativa de São Paulo para uma tal de CIAEB, confederação da qual ninguém nunca ouviu falar e que é coincidentemente presidida pelo Estevão Hernandes, e a onipresença na Expocristã, através de alguns estandes espalhados pela feira. Tem estande da CIAEV, da Rede Gospel, da Renascer, do Renascer Praise, do óleo ungido Flor de Liz (do Bispo Gê), enfim, o dízimo do Kaká está servindo para gastar bastante na tentativa de mudança de imagem. Pior para nós e para empresas sérias como as editoras Hagnos, Fonte Editorial e Vida Nova, entre outras, que por conta dos preços inflacionados dos estandes tiveram que acomodar seus livros cada uma em uma mesinha de cerca de 1 x 1m, com uma bandeirola com o nome da editora em cima. Lastimável, pois os livros deram lugar aos astros gospel.

expocrista002

Outra ausência gritante na feira foi a do Silas Malafaia e sua Editora Central Gospel. Em seu programa televisivo, o telepastor alegou estar na Bienal do Rio, evento simultâneo à Expocristã. Porém a verdade é que, num evento de cristãos, a possibilidade de ser criticado por aceitar profetadas em troca de dinheiro seria muito maior do que na Bienal, um evento aberto a todo o tipo de público. O medo de ser criticado é mais uma prova de que o sr. Malafaia sabe que agiu errado, mas não pode admitir isso.

Enfim, tenho material aqui para escanear e fazer mais uns 10 artigos, pois em cada estande os vendedores nos enchem de quinquilharias. Porém acho que o assunto se encerra por aqui, pois tudo o mais é só mais do mesmo, só que com outros protagonistas. A Palavra de Deus, salvo poucas exceções, continua a ser deturpada de acordo com os interesses financeiros dos líderes e das denominações, e o povo aprova isso por estar acostumado com relações de troca, de compra e venda, e por isso crêem que Deus também age assim. Contanto que a bênção chegue, não importa se ocorre por conta de R$7,00, R$900,00 ou um despacho na esquina. Se a bênção vem isso é um bom fruto, então o método é bom. Terrível engano.

Felizmente, ao que parece cada vez menos cristãos deixam seus lares e afazeres em busca de satisfazer sua sede de consumismo gospel, e isso ficou claro pelo menor número de visitantes e mesmo de estandes na feira. Felizmente, ainda há alguns que se indignam quando lêem numa camiseta: “unção financeira por R$ 900,00?”. Felizmente a porta é estreita, mas está aberta, e por isso alguns irão passar por ela.

Que um dia a Expomamon se torne uma exposição do amor cristão apenas.

125 comentários em “Um dia na Expomamon

  1. Nani
    13/09/2009

    Estrangeira,
    Parabéns pela sua ideia e ousadia em ir com sua camiseta na Expo Cristã.
    Eu nem me dei ao trabalho de ir na “feira”, mas depois do seu exemplo me sinto até envergonhada em não ter ido como um protesto silencioso ao seu estilo: simples, humilde e cristão.
    Quem sabe, para a próxima feira, não conseguimos organizar uma “caravana” de blogueiros e suas camisetas?
    Fiquei sabendo de tudo pelo seu texto, muito bem escrito e interessante. Infelizmente, a Expo Cristã é um exemplo do que grande parte das igrejas se tornou: um mercadão da fé, ou melhor, um show da fé, como diria Erro Erro Soares.
    Parabéns novamente pelo seu exemplo criativo e sadio de crítica cristã. Você encontrou uma admiradora em mim.
    Abraços!

    Curtir

    • william douglas
      15/09/2009

      Sugiro o texto – também – de I Timóteo 6:3-10
      Bela camisa.
      Felizmente, Jesus está acima de tudo isso!

      Curtir

      • Estrangeira
        15/09/2009

        Oh, William, obrigada pelo versículo! Provavelmente estampará a camiseta da Marcha pra Gezuiz, em 2 de novembro aqui em Sampa, vc está convidado!!! Fique na Paz!

        Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Oi, Nani, se prepare, se Deus permitir vamos fazer uma grande intervenção na Marcha pra Gezuiz, em 2 de novembro (mas teremos que ir de camiseta e armadura por baixo, pois não sei como o povo apostólico vai nos receber). Nani, meu marido te conhece!!!! Ele me disse que viu uma apresentação sua na Metodista (ele faz 4o. ano de teologia lá). O nome dele é Paulo Siqueira, tem foto no blog dele (http://pedrasclamam.wordpress.com). Eita mundo pequeno, né? 😉 Fica com Deus!!!

      Curtir

    • Fabinho Carvalho
      24/09/2009

      Parabens pelas suas postagens estrangeira
      Deus continue te abençoando

      Curtir

      • Estrangeira
        25/09/2009

        A todos nós, Fabinho, que Deus olhe por nós nesses últimos e tão difíceis tempos para a verdadeira Igreja de Cristo…

        Fique na Paz!!!

        Curtir

  2. José
    13/09/2009

    Esta moda de feiras evangélicas já está se espalhando por todo o Brasil.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      José, o importante é lucrar, digo, vender produtos que nos levem a pensar em Jesus (putz, frase horrível em todos os sentidos)… Fique na Paz…

      Curtir

      • padraocia
        29/04/2014

        Gostaria de saber se vc pertence a alguma igreja; pois eu não faço parte de nenhuma dessas igrejas que pregam a prosperidade; congrego em uma igreja que não aderiu a este sistema; Porém acho muito engraçado pessoas como vc que criticam, porque críticos nunca realizam nada; Você tem algum video seu pregando o evangelho ? tem algum video seu orando para que milagres aconteçam ???? se vc não faz nada em prol do Reino de Deus, para de criticar quem está fazendo.

        Curtir

  3. Ricardo
    13/09/2009

    Já fui algumas vezes na Expocristã, inclusive na edição deste ano. Vou pensar duas vezes se vou novamente no ano que vem:
    Você tem que pagar um valor alto pelo estacionamento;
    Você paga R$ 10,00 (dez reais) para ir em uma feira, onde são vendidos produtos. Ou seja, você paga para entrar e ainda paga o que vai comprar. Já fui em feiras de outros setores que não é necessário pagar entrada. Dizem que a renda da feira é beneficiente, mas nunca foram citada as entidadades beneficiadas.
    Banheiros em quantidade insuficiente e sujos.
    Longas filas na praça de alimentação para consumir alimentos caros e de qualidade discutível.
    Na maioria dos stands que você visita, logo começa a abordagem dos vendedores para fazer a assinatura de uma determinada revista, conhecer determinado produto, etc. O pior é quando você preenche um cupom para participar de um sorteio com seu nome e telefone; após a feira, as empresas ficam te ligando constantemente querendo vender alguma coisa.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Ricardo, é isso mesmo, a Expocristã é um programa de índio que só serve para dar altos lucros para a EBV Eventos e para catapultar líderes, ministérios e empresas que se propõem a investir em grandes estandes. Nós pagamos para sermos manipulados, infelizmente. Fique na Paz!

      Curtir

  4. Cida Gomes
    13/09/2009

    Estou sem palavras…
    Tudo o que me vem a mente agora, depois de ler essa matéria é:_Lamentável…
    Nunca pensei que chegaria o dia em que eu sentiria vergonha de ser evangélica.
    Mas sabe quem são os culpados de todo esse comércio e odolatria gospel???
    Todos os que correm atrás de coisas desse tipo.
    Isso tudo é uma vergonha!!!
    Não suporto a ideia de ver um crente pedindo autógrafo.
    Melhor se tivesse ficado no mundo!
    Só trocou os ídolos do mundo por ídolos do mundo gospel (que aliás, não deixa de ser do mundo também)
    Meu estômago chega a enjoar só em pensar numa cena grotesca como essa…

    Vixi! deixa eu ir pro banheiro que acho que vou chamar o juca!!!
    JUUUUUUUUUUUUUUUUUCAAAAAAA!!!!

    Xi… Não deu tempo.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Cida, tb estou embrulhada até agora (tá certo que tenho gastrite, mas…) O pior é pensar que o mundindo gospel é bem criativo, e que ainda muitas bizarrices piores serão inventadas com o intuito de segurar os fiéis na igreja pelos laços do misticismo, assim mantendo a arrecadação para a casa de deus (deusdete, deuseleine, qq deus humano dono de igreja). Fique na Paz, pois haja Dramin para aguentar certas coisas!

      Curtir

  5. Teophilo Noturno
    13/09/2009

    Menina!!!!!!!
    Estou contigo e não abro: jogamos no mesmo time e em breve volto a campo.

    O Senhor seja contigo!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Oh, Teophilo, volta logo que o time tá desfalcado!!! 😀 Fique na Paz!

      Curtir

  6. Avelar Jr
    13/09/2009

    Quando Jesus voltar e encontrar isso não vai estar mais com um chicote na mão. Eles se preparem.

    O que tem escrito naquela cueca boxer? Não consegui ler. Espero que não seja “cueca profética que abençoa casais estéreis”.

    Eu [:D] ou [:'(] ?

    Abração!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Avelar, mandei a foto em tamanho grande para o seu email, mas os dizeres são: cueca magnetizada com infravermelho longo (??????) Fique na Paz!

      Curtir

  7. Adonias
    13/09/2009

    mais envergonhado por ser evangélico, sinto me um imprestavel, por não fazer o que vc fez. Eu deveria estar, lá usando camiseta. Mas fiquei em casa vendo televisão. Que o Senhor Deus me perdoe por tão grande omissão.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Adonias, desde minha conversão esse foi o único ato prático que fiz até hoje, ou seja, mais imprestável que eu impossível. Mas vamos juntar nossa imprestabilidade no dia 2 de novembro, se Deus permitir, qdo ocorrerá a Marcha pra Gezuiz aqui em São Paulo! Muitos imprestáveis juntos não presta pra nada, mas como Deus usa as coisas loucas desse mundo, quem sabe? 🙂 Fique na Paz!

      Curtir

      • Adonias
        16/09/2009

        Dia 2 de novembro, se Deus me permitir estarei na cia de todos.

        Curtir

  8. Mauro Nogueira
    14/09/2009

    Olá Estrangeira.

    De fato o espaço para exposição dos nossos livros estava bem precário. Apesar disso, ainda vou ver aqui, mas acho que nossos resultados não foram ruins.

    E quanto à situação atual da igreja evangélica brasileira, acho que temos mais a lamentar do que a comemorar. Para mim essa Expo foi uma amostra do que é hoje a igreja evangélica brasileira.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Mauro, vou ser sincera, qdo vi aquele corredorzão com várias boas editoras cristãs naquela situação, e do outro lado mega-estandes como o da Unção Dobrada e os da Renascer, deu vontade de chorar. Mas é isso que vc falou, o retrato da atual situação da igreja evangélica brasileira, infelizmente. Fique na Paz!

      Curtir

  9. 14/09/2009

    É como tenho dito ultimamente, o surto tá geral, também já estive em feiras deste tipo que me deram náusea, e o pior é que muita gente boa se deixa enganar com estas sandices. É lamentável.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Gê, acredite, o evangélico é o povo que mais carece de libertação por Jesus… Fique na Paz!

      Curtir

  10. romulo rampini
    14/09/2009

    Parabéns pela ousadia, o que este grande ministério celestial precisa de fato são de pessoas ousadas e dispostas a confrontar este circo que se forma em nome de Deus.

    Parabéns, vou replicar no meu blog seu artigo!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Romulo, obrigada por replicar o artigo, que Deus possa mobilizar um exército numa próxima intervenção (se Deus permitir, na Marcha pra Gezuiz)… Fique na Paz!

      Curtir

  11. Fernando
    14/09/2009

    Eu estive na última sexta-feira, mas achei tudo muito desorganizado. O pessoal de apoio não sabia de nada que estava acontecendo.

    Aproveitei para ir ver o Gerson Borges fazer o lançamento de seu novo álbum “NORDESTINAMENTE”. Estava marcado para às 19:30 h, mas como tinham 1 palco principal e 2 mini-palcos, tive que percorrer todos para tentar achar o correto. Digo “tentar”, pois não consegui… o máximo que os operadores sabiam na administração do evento é as gravadoras que estaria se apresentando – e claro só as maiores com destaque na mídia. Claro que ninguém sabia quem era Gerson Borges (http://www.gersonborges.com/)…

    Aproveitei, já que o primeiro objetivo fora frustrado, para percorrer os espaços das editoras/distribuidoras, onde abasteci minha estante de livros. Foi a única coisa boa que aproveitei da feira.

    De resto, é o que já sabemos, comércio puro, hehehe. Afinal esta feira é para isso mesmo, não? Boa sacada da Expomamon!

    Ah! Nas minhas andanças pelos palcos não vi nada que me agradou musicalmente… Neste horário estava no palco principal a Mara Maravilha (arghhh!), e foi triste ver o desânimo da pouca platéia que estava lá. Passeando pelos
    stands, passou por mim uma turba… quando me virei para ver do que se tratava, era a Soraia Morais. E ainda falam que o evangélicos não são idólatras (sic)! Até gosto quando adquiro um CD ou um livro, tendo a oportunidade do artista/escritor estar presente, de lhe pedir que faça uma
    dedicatória. Mas chegar a perseguir uma pessoa por conta disto, já acho desequilibrado, hehehe. De qualquer forma, ela não parecia dá atenção a ninguém, passeando pelos corredores com seu sobre-tudo de couro vermelho “cheguei” como se fosse a “última bolacha do pacote”,hehehe… rio para não chorar. Ainda bem que o evento não chama a atenção da mídia, pois senão teríamos na TV a vergonha exposta…

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Fernando, é realmente incompreensível que um evento que cobra R$ 10,00 por visitante, e que começou 3 dias antes de efetivamente aberto ao público seja tão desorganizado. Mas como sabemos, a culpa é da busca pelos lucros… Tb é muito triste que, igualzinho ao mundo secular, não temos adoradores, mas “artistas gospel”, que brilham não por sua entrega a Deus ou seu talento, mas por seu “apadrinhamento” e pagamento de jabá junto a gravadoras e rádios gospel. O mundo dos “levitas” é mais sujo do que pau de galinheiro, e isso é muito triste mesmo, pela função que ocupam nas igrejas (ou deveriam ocupar, de levar o povo ao verdadeiro louvor). Fique na Paz!

      Curtir

  12. Rita
    14/09/2009

    Parabéns, estrangeira, por sua atitude de não-conformismo com tudo isso que tem acontecido no meio cristão. Eu sou uma vítima desse sistema evangélico fajuto e estou tentando reaprender questões fundamentais como a graça de Deus e a salvação plena em Jesus. Eu bem que me esforço para ir em alguns eventos gospel que antes eu ia, mas, sinceramente, volto tão desanimada que prefiro mil vezes ir a eventos seculares, inclusive shows. Além das pessoas serem mais educadas, a sua fé não é violada: ela é fortalecida.

    Deus te abençoe pela ousadia!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Rita, eu tb sou assim, não consigo mais ir em congressos, seminários, sei-lá-o-quê gospel, onde vc passa alguns dias ou horas “na presença de Deus” (ou melhor, na emoção do homem) e depois volta pra casa e dias depois está pior do que era antes. Tb estou cansada da falsidade gospel, de ter que estar bem, na “bença”, mesmo qdo estamos nos piores dias. O mundo secular é realmente mais honesto que o “pseudo-cristão”, isso tenho que tristemente admitir. Mas creio que há ambiente realmente cristão, onde podemos ser sinceros e falar com sinceridade com nosso Pai, sm medo de sermos taxados de sem fé, ou de fé fraca, ou desviados. Fique na Paz!

      Curtir

  13. Chicco
    14/09/2009

    Parabéns por sua iniciativa! Que sirva de inspiração para todos nós batalharmos pela “fé que foi entregue uma vez por todas”.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Chicco, nossa batalha é diária, que Ele nos fortaleça e nos dê coragem nesses dias, que são bem maus… Fique na Paz!

      Curtir

  14. João Di Fiori
    14/09/2009

    Gostaria de parabenizá-la pela ATITUDE, de assumir publicamente e representando várias pessoas, inclusive a mim, a sua posição de indignação contra “comercialização deo envangelho nas mais variadas formas”.

    PAZ SEJA CONVOSCO.

    João Di Fiori
    Comunidade Luterana Corpus Christi
    ARUJÁ – SP

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      João, a Paz! Arujá fica pertinho aqui de Sampa, será que, caso haja uma “intervenção de camisetas” na Marcha pra Gezuiz em 2 de novembro, vc não poderia participar? Fique na Paz!

      Curtir

  15. Juliano Pozati
    14/09/2009

    Olha, eu ainda vi uma que você deixou passar.. mas que me deixou estarrecido: “O Chifre do Cordeiro para unção”…

    Dá uma passadinha por lá depois e ria, para não chorar!

    http://www.duasasas.com/2009/09/parece-pegadinha-mas-nao-e/

    Um abraço!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Putz, Juliano, não é que deixei passar mesmo??? E eu que pensava que cordeiro não tinha chifre! 😀 Piadinhas à parte, é de chorar…. Mas mandei isso lá pro Púlpito Cristão, já que nós, povinho de Deus, estamos nos especializando em bizarrices gospel… Fique na Paz!

      Curtir

  16. josé vicente de sousa neto
    14/09/2009

    Olá Vera,
    Em 2001 eu passei alguns meses numa cidade da Espanha que tinha algumas características interessantes; Na parte moderna da cidade, por exemplo, não havia casas, só prédios de apartamentos. Como a maioria dos prédios não tinha garagem, 90 por cento dos carros pernoitavam na rua.
    O curioso é que não se roubava nada destes carros; procurei saber o motivo e descobri: Não havia ninguém disposto a comprar objetos roubados.
    A expocristã existe, porque existem consumidores destes produtos, assim como havia consumidores das coisas que eram vendidas no templo, na época de Jesus Cristo.
    Ou seja, como a própria bíblia nos diz, não há nada de novo sobre a terra. O homem começou a enganar ainda no éden, e não parou mais.
    Eu jamais iria num evento desses; aliás eu não tenho coragem nem de frequentar uma igreja que tenha cantina.
    Não vai ser fácil encontrar uma igreja onde todos seja iguais e todos possam exercitar sua fé sinceramente.
    Sempre tentei, nas escolas dominicais, falar sinceramente aos irmãos sobre as verdades bíblicas, mas sempre fui rechaçado. Nossos irmãos querem “comodidade”; e acham que tentar consertar algo que esteja errado é o mesmo que murmurar, porque é isto que os pastores ensinam.
    Certa vez contestei um irmão que estava mentindo em plena escola dominical e os outros irmãos ficaram contra mim, dizendo que eu estava atrapalhando o ensinamento. Tudo isso, numa igreja de bairro, com menos de 50 membros.
    Quer ficar isolado dentro de uma igreja? Fale de amor! Quer arranjar inimigos? Chame de mentirosos os que fingem que estão falando uma lingua “estranha”!
    O que eu quero dizer, é que devemos fazer a nossa parte e esquecer o comercio evangélico. Essas pessoas não vão mudar pór nossa causa, mas com certeza elas pagarão; isso é o que importa

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      José, realmente muitas pessoas não mudarão, pois ganham a partir do comércio evangélico. Mas muitas podem mudar tb, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, e mesmo que pareça um infinito e inútil esforço, temos que mostrar de alguma forma aos cristãos que não pertencemos a esse mundo. Se uma só alma se libertar do “sistema”, oh glóoooriassss!!!! Fique na Paz!

      Curtir

      • josé vicente de sousa neto
        18/09/2009

        Olá Vera,
        Não sei se você leu meu último comentário; é sobre uma reportagem do uol sobre a igreja renascer, falando sobre luta livre e tatuagens na igreja.
        Se você não viu, posso te enviar, mas não sei como.

        Curtir

      • Estrangeira
        18/09/2009

        José, desculpa, me manda por email para o umaestrangeira@gmail.com, fique na Paz!!!

        Curtir

  17. Thiago Bomfim
    14/09/2009

    Vera,

    Mesclam-se emoções diferentes ao ler esse relato: tristeza pelo cenário que vc descreve, alegria profunda ao ver que toda essa expomamom está em decadência, com os dias contados.

    Eu não fui, e ainda fiz propaganda contra.

    Mas se fosse para protestar, eu iria. Avise-me na próxima manifestação de indignação, que eu vou contigo e ainda faço faixa e coloco banner no blog.

    O show do Hillsong tá logo aí. Será uma boa chance para se manifestar contra a impunidade dos líderes da Renascer. To pensando em levar uma faixa bem gigante.

    Vou sugerir ao grupo de jovens da Betesda pra fazer isso.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Thiago, o show do Hillsong vai ser qdo? Tb estamos pensando em fazer uma “intervenção” na Marcha pra Gezuiz, mas lá vai ser um exército (se Deus permitir) de subversivos cristãos em luta pela ética. Se vc puder mobilizar o pessoal da Betesda, oh glóoorias!!! As camisetas não ficam caras, descobri onde se “fabrica”, resta um irmão que faça os slogans pra ficar mais bonitinho (a minha foi só letrinhas mesmo). Tb seria legal termos faixas, mas isso vai depender do número de pessoas que efetivamente puderem ir. Por enqto, são só idéias… Fique na Paz!

      Curtir

  18. Wellington
    14/09/2009

    Estrangeira,
    Parabens pelo texto e pela iniciativa do protesto de forma tão brilhante!!!
    Infelizmente no comercio da fé Jesus virou produto vendido a prestação…
    que vergonha!!!
    axo que até o Diabo fica escandalizado com o que esses homens estão fazendo!!! (perdoem-me a força de expressão é simplesmente fruto da minha revolta).
    Wellington

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Wellington, realmente o diabo está numa boa, não precisa nem se esforçar para levar a igreja pro mau caminho, já que ela vai sozinha e por conta própria… 😦 Fique na Paz!

      Curtir

  19. Fernando Ruas
    14/09/2009

    Há pouco tempo atrás eu ficaria triste com esse relato. Mas pensem comigo: será que a realidade da igreja evangélica não só no Brasil, mas no mundo poderia ser diferente?
    Os erros são os mesmos há milhares de anos, mudando apenas os sistemas econômicos, sociais e os atores.
    A Igreja de Jesus não é evangélica. A Igreja de Cristo é composta por todos aqueles que o aceitaram e buscam viver a fé por meio de Seu Espírito de modo simples e digno, sozinho e em comunidade.

    De qualquer forma foi muito inteligente o seu protesto. Pena que nenhum picareta vai mudar por causa disto. Mas pelo menos, tomara que tenha servido para despertar os que estão engolidos por toda essa maluquice!

    Um grande abraço!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Fernando, é como vc disse, a Igreja são pessoas que crêem Nele e buscam viver por Seu Espírito, não prédios de pedra e instituições falidas. Sabe o segredo do fracasso das “igrejas”? O não cumprir aquele ensino: o maior faça-se de menor. Qdo queremos, em nome de Deus, nos fazer maior que nosso irmão, estamos buscando o poder terreno. E aí danou-se. O que vemos nas “igrejas” são líderes intocáveis (os maiores) manipulando os troux…, digo, os fiéis (os menores).

      A verdadeira Igreja de Cristo não tem maior ou menor, tem quem ensine, mas nem por isso é superior aos demais. Por isso que as instituições eclesiásticas não funcionarão nunca.

      Fique na Paz!

      Curtir

  20. JURACI MELO
    14/09/2009

    Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo irmã Vera!

    Estou muito alegre, como se estivesse em um culto daqueles que a palavra é pregada com unção e poder, pois é o que considero essa sua matéria MARAVILHOSA, E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8 : 32)!
    Como Deus está te usando, e vc é muito corajosa, me senti pequenininho diante de sua atitude frente à essa “Feira”, pois sou contra esses negócios em nome de Deus e não tenho feito nada, Glória a Deus pela sua vida.
    Querida como vc saca as coisas com tanta profundidade e educação, sem perder a linha!!
    Estou encantado.

    Deus te abençoe

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Oh, Juraci, você pode estar em Sampa em 2 de novembro? Gostaria muito de vc na Marcha pra Gezuiz, mas se não puder te conclamo a ficar na mais dura frente de batalha: orando para que as escamas caiam dos olhos dos cegos espirituais… Fique na Paz, irmão!!!

      Curtir

  21. assad
    14/09/2009

    Mas o que esse povinho está dizendo? quem são voces meros “evangélicozinhos” para tocarem nos “ungidos” de deus? Saibam que tenham cuidado em tocarem nos “ungidos” que aliás estão cada vez mais cheios da “unção” e graças ao dizimistas fiéis o “paipostolo hernandez” fez um plástica que ficou uma “benção” e como, o povo de “deus” tem visão ainda bem que tinha o stander das “cuecas” que com certeza devem ser “ungidas” diretamente de israel, moro em goiania e pena que nao foi aqui a expomamon,poiz com certeza eu iria com uma camiseta escrito “profeta homem bomba” toquem em mim e terão uma “explosão” de verdades! kkk…ou vc me bateria ou voce quebraria os stander e expulsaria os seus donos que fizeram da causa de “cristo” causa de comércio, kkk…se jesus estivesse aqui ele desta vez não usaria chicotinho nao, ele mandaria era descer um “raio” do céu kkk…olha irmã sua atitude for super, mega, hiper, cristã que DEUS abençoe cada vez mais…mas com certeza se essa tal de expomamon se propagar para outros estados e principalmente goiania será recebida pelo profeta “homem bomba” kkk o duro e deixarem eu entrar, mas Deus abre as portas kkk…caramba que bom que o “grito” de tantos e tantos, hoje não fica só para si mesmo! mais uma vez fraternalmente um grande abraço e a luta continua companheira rsrs….

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Assad, adorei a idéia da camiseta do Profeta Homem-Bomba, acho que vai aparecer na Marcha pra Gezuiz!!! 😀 Fique na Paz!

      Curtir

  22. Alexandre de Sá
    14/09/2009

    Parabéns!
    Apoiado!
    Neste manifesto, eu assino!

    1. Alexandre de Sá

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Opa, Alexandre, então se estiver em Sampa em 2 de novembro se prepare para apanhar dos apostólicos na Marcha pra Gezuiz, a próxima intervenção (se Deus assim permitir)! Fique na Paz!

      Curtir

  23. Alex
    14/09/2009

    Eu a vi na expo… rsrs e li a camiseta fiquei curioso… axei que tava falando sério ahuahuahuhua
    Boa a iniciativa!!!!!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Alguém me viu!!!! 😀 Poxa, legal Alex, você chegou a conversar comigo? Fique na Paz!

      Curtir

  24. jorge
    14/09/2009

    qual é o carro deles? como é casa que eles moram? enquanto isto o povo das igrejas(da igreja,mas será de DEUS?)vive buscando sinais e bênçãos.só não vê quem não quer .JESUS disse:conhecereis a verdade e a verdade vos libertarà,então que o SENHOR liberte a igreja dessa gente,cujo lugar é bem distante. POVO ABRAM OS OLHOS.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Oh, Jorge, é estranho admitir isso, mas a lavagem cerebral que muitos líderes fazem formam verdadeiros “cegos”, que por mais óbvia que esteja a verdade e o engano não a conseguem ver. Jesus curava cegos literais, mas creio que cura tb os espirituais, mas isso acho que só com muito jejum e oração, pois a coisa é brava… Fique na Paz!

      Curtir

  25. Pr Silas Figueira
    14/09/2009

    Graça e paz menina. Você foi muito criativa em seu protesto, simples e objetivo.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Pr. Silas, já está convidado para a próxima “intervenção”, agora na Marcha pra Gezuiz! Fique na Paz!

      Curtir

  26. Adalberto Taques
    15/09/2009

    Cara irmã…
    Q Deus te abençoe nessa caminhada em poucos se encontram. Lendo textos como o seu é q me lembro das palavras de Deus para Elias: Eu preservei 7 mil q não beijaram os pés de Baal. Q Ele continue nos preservando, pq os dias são maus.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Amém, Adalberto, que Ele nos preserve e nos mantenha em vigilância constante, para que não nos deixemos enredar por sutis ventos de doutrina… Fique na Paz!

      Curtir

  27. Valdemir (neno)
    15/09/2009

    Não me surpreendo com estas sandices escatologicas no meio evangélico, afinal tenho vergonha de dizer que sou um….

    Pergunto:
    A Instituição tem feito mais bem ou mal a nossa sociedade?

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Oh, Valdemir, nós nos esquecemos que o Espírito Santo não habita mais templos de pedra e sim templos humanos, portanto a “instituição eclesiástica” é só uma instituição, a Igreja somos nós (dentro ou fora de prédios, mas em comunhão em Cristo). Só que esse misssstéeeeeeriooooo não pode ser conhecido de todos, pois acabaria com os vários “papas” e seus impérios… Fique na Paz!

      Curtir

  28. CarlosF
    15/09/2009

    Parabenizo a Estrangeira pela iniciativa e pelo texto lúcido e lúdico. Também estive dois dias na última Expo Cristã – aliás, estive em todas, desde a primeira, em 2002, por necessidade de serviço, já que sou jornalista e atuo no segmento evangélico há 14 anos. Além disso, também sou crente e membro de igreja, ok?
    Particularmente, não vejo problema no crescimento do chamado mercado de produtos e serviços de orientação evangélica. Há uma comunidade consumidora e há empreendedores interessados em atendê-los; se a equação se fecha, todos saem ganhando. O crente tem o produto de sua escolha; o empresário (bem, refiro-me aos que pagam imposto e empregam gente legalmente, ok)? tem seu lucro legítimo; e a economia é movimentada. Se os produtos e serviços oferecidos são bons ou ruins, já é outra discussão, e aí a dinâmica do próprio mercado há de fazer sua seleção natural.
    O que me chamou a atenção na Expo Cristã 2009, e que tem sido, a meu ver, um fenômeno recorrente, não só ali, é a quantidade de aventureiros da fé buscando seu lugar ao sol. Nas extremidades dos pavilhões, dezenas de estandes divulgavam “ministérios fulano de tal”, onde TVs de plasma veiculavam vídeos de mensagens dos tais, ao lado de fotos gigantescas dos mesmos. Pior são os anúncios dos “serviços”. Num deles, lia-se: “Ministério Fulano de Tal (desculpem, esqueci mesmo os nomes): Curas, batismo com o Espírito Santo, avivamento. Telefone tal e email tal”. Quer dizer que basta “contratar” o pregador e essas manifestações acontecerão? Socorro!
    Acho que o verdadeiro escândalo não é vender livro, CD, bibelô e camiseta com temas evangélicos. O verdadeiro escândalo é essa venda de fé, a sagração de nulidades e a quantidade enorme de aproveitadores que querem ser sustentados por ofertas, ao invés de trabalhar. E não venham me dizer que o trabalhador é digno de seu salário; conheço bem esse modelo de “trabalho”.

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Carlos, realmente é muito tênue a linha que separa o aceitável do inaceitável quando o assunto é a venda de produtos com o nome de Deus. Eu particularmente sou favorável a livros e cd’s, por exemplo, que são materiais necessários muitas vezes. Porém, há livros que não deveriam ser considerados cristãos, devido ao grau de heresias ensinadas, e cd’s de pseudo-adoradores, de “artistas gospel”, que estão lá para ganhar dinheiro e, em segundo ou terceiro plano, falar de Jesus. Isso sem falar em água mineral gospel, macarrão instantâneo gospel, etc. Quer ser empresário? Venda macarrão instantâneo sem o nome de Jesus no meio!!! Eu pelo menos penso assim, acho oportunismo colocar o nome de Deus em produtos para vendê-los ao público-alvo cristão, mas é apenas minha opinião sobre o assunto.

      Infelizmente, Carlos, ao adentrar na Expocristã não consigo parar de imaginar o que ocorreria se Jesus em pessoa entrasse ali. Será que se agradaria daquelas coisas? Será que se agradaria de ministérios, como vc bem falou, que agem com simonia, vendendo dons e bênçãos a quem pagar melhor? Se hoje em dia, para conseguir uma unção nova é preciso pagar para ir no congresso tal, pois nos cultos “gratuitos” essas coisas não são ensinadas, na verdade transformou-se a Palavra de Deus em comércio, onde o que recebemos de graça cobramos caro para passar adiante.

      Muito, muito triste a situação da igreja brasileira, digo que pior até que a anterior à Reforma. Estamos repetindo os mesmos erros que condenávamos na igreja romana. Só Deus mesmo.

      Fique na Paz!

      Curtir

  29. milla
    15/09/2009

    Olá estrngeira!

    Concordo plenamente com seu protesto!
    E se tivesse a oportunidade faria com toda a convicção, pois creio , sigo e amo um Deus que não nos pede nada! Ele nos abençoa pq nos ama…. muitos se esquecem…unção financeira??? encaram -a de forma distorcida. Creio na provisão de Deus sim. Na dependência de Deus….isso sim.Como Ele fez quando libertou o povo de egito…nada faltou…Ele proveu..

    Mas queria lhe fazer uma pergunta sobre a Marcha para Jesus.
    O que vc reprova nela? A questão sabemos que foi politica sim, tem o Hernandes por trás, nem quero saber que trambicagem houve por trás. Mas vc não acha que de alguma forma isso não pode ser positivo? Enquanto existem paises que perdem a liberdade de expor sua fé…
    Sei que quem estará articulando o movimento com certeza fará mais lambanças…mas acho que esse seria sim um bom momento de protestos…

    bjossss!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Oi, Milla, a Paz!!!

      Se a Marcha fosse realmente para Jesus, sinceramente que não teria nada a dizer. O problema é que, pelo menos em São Paulo (não sei em outras cidades), quem marcha é usado como massa de manobra política dos Hernandes e cia. Como assim? A Renascer é dona da Marcha para Jesus, e usa o evento como propaganda própria. O número de participantes acaba contando como se apoiassem de alguma maneira o grupo e os políticos que se apresentam lá. Fora isso, tem a idolatria aos ídolos gospel (pastores e cantores, recebidos com gritinhos e coisa e tal), tem a questão nesse ano de ser mais um evento para “lavar” a moral dos Hernandes (recém-chegados de “férias” nos EUA), enfim…

      O que poderíamos fazer é uma Marcha em prol da ética cristã. Não é possível marcharmos para Jesus e, ao mundo, parecermos coniventes com a roubalheira que se faz em nome de Deus. Nós, que verdadeiramente buscamos seguir a Cristo, somos sal e luz, e como tal devemos dar sabor à esse evento e a tantos outros que se fazem em nome de Deus, mas que servem apenas para a glorificação de homens e de instituições. Veja bem, não duvido da sinceridade de quem marcha, o problema é que em meio a muito oba-oba cristãos sinceros são usados como farinha do mesmo saco na massa de manobra dessas lideranças espúrias.

      Beijos, fica com Deus!!!

      Curtir

  30. Judith
    15/09/2009

    Olha, adorei teu relato. Postei no meu twitter e facebook. É um grande alívio ver que tem gente que pensa, se articula e usa suas plataformas para dizer que discorda deste modelo de negócios altamente equivocado que se tornou a Feira que, em princípio, é uma idéia boa, necessária, até. Parabéns e obrigada!

    Curtir

    • Estrangeira
      15/09/2009

      Judith, obrigada pela divulgação do artigo, que seja para que mais pessoas possam refletir sobre o culto a Mamon incrustrado em meio à igreja brasileira. Fique na Paz!

      Curtir

      • josé vicente de sousa neto
        16/09/2009

        Olá vera,
        Ontem saiu uma reportagem no uol sobre luta-livre e tatuagem na renascer.
        Gostaria de te enviar, mas não sei como.

        Curtir

  31. josé vicente de sousa neto
    15/09/2009

    Olá amigos,
    quero entrar na discussão da marcha para Jesus.
    A marcha é para os “donos” de igrejas e para promover os “artistas” gospel.
    Aliás, a palavra gospel nem faz parte do nosso vocabulário, mas ela foi inserida pelos espertalhões para enganar com mais facilidade; tanto é, que hoje, tem tudo “gospel”, por exemplo: namoro, agencia de viagens, moda, desfiles, igrejas temáticas, editoras, livrarias, churrascarias, restaurantes, TV, rádio e, pasmem! culinária, etc.
    Não é exagero; já temos até funkeiros gospel, atriz pornô gospel, e o insuportável pagode gospel; e dentro de pouco tempo teremos a SPFW-São Paulo Fashion Week Gospel; vocês podem não acreditar, mas aqui em são josé dos campos há uma assembléia de Deus que promove desfiles no próprio salão da igreja. Quem viver, verá.
    A verdadeira marcha, não “para”, mas “com” Jesus, é espiritual.
    Mentiras como a marcha para Jesus existem, porque nós insistimos em enxergar só o que parece ser.
    Como é que alguém que enriqueceu tirando o dinheiro dos outros pode estar marchando para Jesus! Na minha opinião, ele ou ela está marchando para aquele lugar onde há choro e ranger de dentes.

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      José, muita boa sua explanação, concordo plenamente! Já pensou em ser blogueiro? Se for, eu apóio! 🙂

      Fique na Paz!

      Curtir

  32. Diogo
    15/09/2009

    KKKK… FANTASTICO!!! Quero participar do seu protesto na marcha… finalmente eu tenho um bom motivo para participar deste carnaval goxxxxpel. Serio mesmo, eu tenho uma galera que adoraria apoiar um protesto destes! me mantenha informado!
    diogo.bochio@uol.com.br

    Abraço,

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Oh, DIogo, vá agitando sua galera, vamos fazer a diferença na tal passeata, em nome de Jesus (chega de Seu nome ser usado em vão e em estelionato gospel, né?)

      Fique na Paz!

      Curtir

  33. Helen Araújo
    16/09/2009

    Muito legal que alguém não fique só nas palavras, mas que realmente faça sua parte mostrando que nem todos são cegos. Ah, quero uma camisa tbm, e personalizada! huahuahauhau

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Ah, Helen, sua camiseta será especial, será para a Marcha pra Gezuiz, autografada pelo casal Hernandez e cia! :-)))

      Fique na Paz!

      Curtir

  34. Chico
    16/09/2009

    Muito boa a ideia! Essa Feira me faz lembrar o templo em que Jesus expulsou os cambistas a chicotadas. Essa sua camiseta foi uma verdadeira chicotada no lombo de muita gente por lá.

    Curtir

  35. milla
    16/09/2009

    Concordo com seu ponto de vista.
    obrigada, vc me esclareu bem, visto que não estava por dentro do assunto.

    Fica na paz do Senhor Jesus!!!!

    PS:Se quiser fazer a passeata em favor da etica cristã…conta comigo rsrsrsrsr

    bjusss

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Oh, Milla, prepara um tênis bem confortável pra Marcha, vamos caminhar bastante em nome de Jesus e contra os mamonenses desse mundo!

      Fique na Paz!

      Curtir

  36. Hender
    16/09/2009

    Estrangeira….

    Feliz pela sua iniciativa. Não deixe de exercer sua voz…ok

    Olha só, estava olhando os comentários do seu texto…você esta procurando por alguém que faça uma arte para sua camiseta (Marcha pra Gezuiz )…..sei de uma pessoa que pode te ajudar….me escreve se houver interesse…ok

    Abraço

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      OH, Hender, tenho interesse sim! Precisaremos de camisetas e faixas estendidas diante do palco dos Mamonenses, pregando uma volta ao Evangelho puro e simples, à ética cristã.

      Fique na Paz, e obrigada por colaborar!

      Curtir

      • Hender
        21/09/2009

        Estrangeira

        Posso te ajudar apenas com a arte, criar algo pra você….alias, nem sou eu que vai fazer…mas me da um retorno por e-mail…ok

        Abraço

        Curtir

      • Estrangeira
        21/09/2009

        Oh, Hender, obrigada! Já mandei pro seu email as informações, tá?

        Fique na Paz!

        Curtir

  37. Laudinei
    16/09/2009

    Genial a idéia da camiseta, e olha que frases não faltarão para estampar outras.

    Não tive esta idéia em relação a EXPO, mas falando da Marcha já pensei em distribuir algum tipo de folhetos com denuncias ou esclarecimento e portar algumas faixas, mas talvez por falta de companheiros que abraçassem a idéia nunca a coloquei em pratica.
    Portanto estou me candidatando para estar com voces.
    Mantenha-me informado de como será a estratégia.
    PArabens pela iniciativa
    FIco felliz em ver pessoas que não se dobram perante Baal ou Mamon.

    Nei
    Santo André SP

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Laudinei, bem-vindo ao grupo dos doidos na Marcha pra Gezuiz, afinal Deus age nas coisas loucas desse mundo. Não sei o que vai ocorrer, mas que o Espírito Santo esteja à frente de tudo. Aguarde notícias!

      Fique na Paz!

      Curtir

  38. Gil Ferreira
    17/09/2009

    Sou Cristão de uma igreja tradicional que também já vai se enveredando em toda essa porcaria chamada “evangélicos”.
    Amados Irmão vamos nos unir em oração e consagração de vidas somente a Cristo pois, mesmo sendo nós poucos poderemos muito com o Senhor. Assim com nosso testemunho verdadeiro e exemplar poderemos ainda no poder do Espírito Santo salvar a muitos que hoje fazem chacota da igreja de Cristo por causa desses Charlatões que invadiram a igreja, por nossa culpa muitas vezes, pois não nos aplicamos ao conhecimento da Palavra de Deus que nos dá Sabedoria e Discernimento para com autoridade cuidarmos da sã doutrina.
    Sua idéia foi muito boa mas precisamos também lançar mãos a outras armas essas citadas em Efésios 6:10 a 18, Segunda de Timóteo 2:1 a 13 e em tantos outro textos que nos preparam para enfrentar este momento final da história do homem na terra.
    Parabéns Estrangeira

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      É verdade, Gil, como igreja precisamos nos colocar em oração e consagração, afinal estamos lutando contra os piores demônios, os que plantam heresias e assim deturpam toda a Palavra de Deus nos púlpitos. Que Deus nos sustente e nos guarde, a Ele toda a honra e toda a glória sempre.

      Fique na Paz…

      Curtir

  39. José
    17/09/2009

    Você viu que no site da Expocristã publicaram os números finais do evento?
    Houve um aumento no número de visitantes em relação ao ano passado.
    O protesto terá que ser reforçado no ano que vem.

    Veja o link: http://www.expocrista.com.br/default.asp?id=1&ACT=5&content=635&mnu=1

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Putz, José, fiquei pasma com a cara de pau desse pessoal ao relatar os números finais do evento. Acho que vou simplesmente copiar e colar, nem adianta comentar isso.

      Obrigada pelo artigo, fique na Paz!

      Curtir

  40. cristiane
    17/09/2009

    Moça, você esta de parabéns!
    Ultimamente a igreja evangélica tem vivido um verdadeiro comércio. Com produtos inuteis que fazem pessoas desiquilibradas gastarem até oque não tem para adiquirirem a roupa, cd, dvd, caneta e até cueca com “Unção”.
    Acredito que cada dia que se passa, mais pessoas estejam abrindo os olhos e enxergando como esta uma palhaçada o cenario evangélico.
    Deus te abençoe por essa atitude magnifica da camiseta.
    E se vc começar a fazer um movimento de intervenção para Marcha com certeza vc terá varias pessoas te apoiando. Eu serei uma delas.
    Bj fica com DEus.

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Ah, Cristiane, se prepare, já estou até vendo um desenho para a minha camiseta, estarei na Marcha pra Gezuiz e ficaremos muito felizes se vc puder estar tb (já tem um pessoal da Universidade Metodista tb, e o pessoal que lê esse blog). Mas mesmo que sejamos 2, 3, não importa, o importante é que não nos calemos ante o que estão fazendo com o Evangelho.

      Fique na Paz, e aguarde notícias!

      Curtir

  41. Parabéns pelo artigo! Também fui à Expocristã em 17/09/2005 e fiquei indignado com a transformação do Evangelho em objeto de lucro. Bem disse Jesus Cristo após expulsar os vendilhões do templo de Jerusalém: “(…) Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores” (Lucas 19:46).
    Se puder, cadastre-se na comunidade virtual Dotgospel e participe da discussão deste assunto num tópico que acabei de criar. Lá meu apelido é Sorokbano. Que Deus a abençoe e até de repente, se Deus quiser.

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Paulo, desculpa a demora em responder, essa semana foi punk e a próxima vai ser também, mas estamos por aqui… Vou me cadastrar na Dotgospel e te procuro por lá, ok?

      Fique na Paz!

      Curtir

  42. Tom
    18/09/2009

    Texto impecável. Parabéns.

    p.s.: só uma pergunta sincera: desde quando a Fonte Editorial virou uma editora séria?

    Curtir

    • Estrangeira
      20/09/2009

      Tom, não sei o que vc tem contra a Fonte Editorial, até gostaria de saber, mas a princípio considero a Fonte Editorial uma editora séria, que publica livros importantes sobre teologia. Eu, particularmente, sempre fui muito abençoada nos encontros que a editora promovia (Teologando), com a presença de estudiosos. Tive a oportunidade de conhecer e conversar com pessoas como o Milton Schwantes, o Caio Fabio, o Frei Betto, Padre Libânio, Ariovaldo Ramos, Luiz Saião e outros, e tudo gratuitamente, através dos encontros promovidos na sede da editora, na Rua Barão de Itapetininga. Conhecemos o Ricardo e a Alessandra, donos da editora, e nos pareceram sempre pessoas sinceras naquilo que fazem.

      Fique na Paz!

      Curtir

  43. Alberto ferreira
    22/09/2009

    É minha filha.. como diz aquela musica da katia (deficiente visual) “não esta sendo facíl… não esta sendo facíl…” é ser cristão nestes tempos é uma prova de fogo..
    Eu não vou vou a nenhum evento “cristão” tô fora.. prefiro ficar em casa no meu quatro lendo minha biblia.. adora a Deus e não ao homem(maioria destes eventos são assim, eventos para magnificar o homem e nao a Deus.
    Hipocrisia X Hipocrisia.
    Tá Amarrado…

    Curtir

    • Estrangeira
      22/09/2009

      Ih, Alberto, música da Kátia??? Acaba de entregar sua idade… 😀

      Infelizmente muitos eventos “cristãos” são só entretenimento para a alma (a gente chora, ri, pula, extravasa, é melhor que psicólogo), qdo deveriam ser altares de adoração a Deus… Melhor o quarto mesmo…

      Fique na Paz!

      Curtir

  44. NATANAEL TUSSINI
    22/09/2009

    ESTRANGEIRA,
    CONHECI SEU BLOG ATRAVÉS DO BLOG DA NANI…MUITO BOM!
    SOBRE A MARCHA, PENA QUE MORO EM FORTALEZA, COM CERTEZA ESTARIA POR AI SE FOSSE POSSIVEL.
    VOU ADD SEU BLOG NA MINHALISTA DE BLOGS
    ABRAÇOS

    Curtir

    • Estrangeira
      22/09/2009

      Oh, Natanael, obrigada pelo comentário! Tb estou adicionando seu blog à minha listinha, muito bom por sinal!!!

      Fique na Paz, levando sua indignação cristã à Fortaleza!!!

      Curtir

  45. Walter Cruz
    22/09/2009

    Apreciei sua ousadia. Deus lhe abençoe.

    Curtir

  46. midiatica
    23/09/2009

    Acho muito triste todo esse mercantilismo de Cristo.
    Não consigo dimensionar a DECEPÇÃO do Senhor com a Igreja Evangélica Brasileira.
    Não podemos permitir isso!

    É Bíblia rosa, amarela, laranja, jeans, de soldado, CD de fulano, de ciclano…

    E pensar do quanto eu já consumi…

    A Vida Eterna É um Dom Gratuito, portanto, a comercialização da palavra de Deus é pecado!

    Curtir

  47. Wilian Olivato
    03/10/2009

    Quem sabe numa próxima não formamos um time!? hehe
    Palmas pra sua iniciativa!

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Opa, Wilian, a próxima está chegando!!!

      Se estiver em Sampa em 2 de novembro, está convidado a marchar contra a picaretagem evangélica (tem um link lá em cima, “Participe da Marcha para Gezuiz”…

      Fique na Paz!

      Curtir

  48. igorcbarros
    06/10/2009

    Me bateu uma vergonha agora… Eu conheço o pessoal da cueca magnética… e outros produtos que tais. Conheço, mas torço o nariz. É um negócio meio esquisito, que pra mim, não tem nada nem sequer de gospel, quanto mais de cristão.
    De resto, concordo com você e a parabenizo pelo protesto solitário – que poderá, algum dia, se tornar coletivo, devido à tantas barbaridades que estamos vendo por aí.

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Oh, Igor, se estiver em São Paulo em 2 de novembro, tem um protesto silencioso na Marcha para Jesus… Me escreve, tá?

      Fique na Paz!

      Curtir

  49. Rodrigo Maciel
    07/10/2009

    Me sinto com vergonha por ti, se vc acha que fez bem fazendo isso, vc mas parece uma católica, ou espiríta, sério mesmo, vc parece qualquer coisa menos evangélica, crítica os outros, misericórdia minha filha, vai orar, vai levar a palavra de Deus aos que precisam, e não falar do evangelho, mas éh assim mesmo néh… infelizmente.. fico triste com pessoas assim que só se preocupam com a sua “salvação”…

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Ué, Rodrigo, vc tem vergonha de mim por criticar, mas você já leu o que me escreveu? Não é uma crítica contra mim? 🙂

      Seu problema e o de muitos é não aceitar críticas, e olha que o maior sintoma das seitas é justamente esse, o de ser incriticáveis. Paulo (o apóstolo de verdade) não apenas aceitava críticas (e ele é muuuuito melhor que qq “apóstolo” dos dias atuais), mas ainda ELOGIAVA quem o criticasse e o analisasse (vide o que ele disse aos de Beréia, que eram mais nobres que os de Tessalônica).

      Não pense que é agradável ver tanta hipocrisia e tanta heresia no meio da igreja evangélica brasileira. Sinceramente eu preferia não ver essas coisas, ser uma crente daquelas que dá aleluia pra tudo. Se assim fosse, ia na igreja, voltava, não sofreria. Porém não sou assim, Deus me deu o tal do senso crítico, o que me leva a confrontar todos os ensinamentos segundo o que ensina a Sua Palavra. Isso me faz enxergar a corrupção, a heresia, a hipocrisia, a maldade que ronda a igreja evangélica brasileira, e não posso me calar diante disso, mesmo sabendo que serei odiada de muitos. Porém, meu intuito não é agradar a ninguém, apenas a Deus.

      Fique na Paz!

      Curtir

  50. Rosangela
    13/10/2009

    Mateus 7 1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

    2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

    3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

    4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

    5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

    Medite bem,cuidado Deus só existe um e eu sei que você não é.

    fique na paz.

    Curtir

    • josé vicente de sousa neto
      14/10/2009

      Cara Rosangela,
      A bíblia não erra. portanto, você está certíssima; mas quero ponderar sobre algumas questões.
      João Batista estava julgando quando chamou de raça de víboras os fariseus que, fingindo arrependimento iam batizar-se com ele?
      João, o evangelista, estava julgando quando chamou Judas Iscariotes de ladrão?
      Jesus Cristo estava julgando quando dizia: Ai de vós, escribasfariseus, hipócritas!?
      Ou quando disse: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas!?
      Ou quando condenou os fariseus dizimistas?
      Ou quando disse a Pedro: para trás de mim, satanás, que me serves de escandalo!?
      Paulo estava julgando a Pedro quando disse: E, chegando Pedro à Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível?
      Jesus Cristo condenou o juízo temerário; ou seja, julgar pela aparencia, ou pelo que ouviu dizer, ou pelo que acha.
      Ninguém pode, por exemplo, julgar o Silas Malafaia; mas, baseados na Palavra de Deus, podemos repreendê-lo e criticá-lo por vender uma pretensa unção.
      Ninguém pode julgar Valdemiro Santiago; mas, baseados no Evangelho, podemos repreendê-lo e criticá-lo por exigir dízimo em dobro, por estabelecer previamente o valor da oferta e até por mentir a respeito de si mesmo.
      Não posso julgar você, mas sua atitude, ao usar uma passagem bíblica para “ameaçar” os outros, não é uma atitude digna de cristão.
      Não podemos e não devemos julgar os nossos irmãos, mas podemos fazer como Paulo, e dizer-lhes, na cara, que eles estão errados.
      Estas palavras valem para todos aqueles pastores infiéis de Israel que se alimentam da carne das pobres ovelhas.

      Curtir

    • josé vicente de sousa neto
      14/10/2009

      Cara Rosangela,
      Gostaria de fazer outras considerações sobre o mesmo assunto:
      Se Morris Cerullo vem a público e diz que, através dele, Deus está liberando uma unção financeira para todos aqueles que contribuirem com 900 reais para o ministério de Silas Malafaia, eu não preciso julgá-lo; ele está se julgando. E o Silas, também.

      Se o “missionário” RR Soares vem a público e diz que Deus está mandando você ser associado dele,RR, eu não preciso julgá-lo, pois ele está se julgando.

      Se Valdemiro Santiago vem a público e diz que ressuscitou várias pessoas, eu não preciso julgá-lo, pois ele está se julgando.

      Você acredita, sinceramente, que Deus falou pessoalmente com essas pessoas e que deu apenas a Valçdemiro Santiago o poder de ressuscitar?

      O Deus em quem você crê, venderia unções financeiras? O Deus em quem você crê mandaria alguém ser associado do RR Soares, dando dinheiro?
      O Deus em quem você crê, mandaria o Valdemiro tirar dos pobres, o dízimo em dobro?

      Todos nós precisamos refletir sobre estas questões.

      Curtir

  51. Maelson
    13/10/2009

    Show o protesto! Parabéns minha irmã querida!
    Pena que moro no Rio…

    Curtir

    • Estrangeira
      27/10/2009

      Maelson, veja os comentários da Marcha para Jesus, a Márcia está bolando uma manifestação no Rio!!!!

      Fique na Paz…

      Curtir

  52. DL Fonseca
    17/10/2009

    Gostei da forma de protesto.
    Quem sabe, comparecer a esses eventos de maneira articulada, para protestar. Protesto silencioso mas eloquente. Capaz de incomodar, de constranger, de fazer com que, pelo menos alguns, comecem a pensar.
    Se em eventos como esse, de tamanha visibilidade, pelo menos umas 50 pessoas comparecessem vestidas com camisa de protesto, talvez estimulassem outras ” 7 mil “, espalhadas pelo Brasil, a fazerem o mesmo.

    Curtir

    • Estrangeira
      27/10/2009

      É verdade, Danielle, de grão em grão as coisas acontecem… Não sei se seremos 50 nessa marcha, mas sei que, no próximo ano, seremos mais e mais… O importante é plantar a semente…

      Fique na Paz!

      Curtir

  53. Hender
    06/11/2009

    Cadê as noticias da marcha?

    No aguardo

    Curtir

  54. estela esmerio
    24/01/2010

    Em relação a Morris Cerullo e Silas Malafaia o q tenho a dizer é q vc tirou as palavras da minha boca,mas fazer uma outra marcha em protesto a essa… eu,na minha opinião,não perderia o meu tempo,pois quem participa com estas ofertas pra mim são pessoas q estão atrás de resolver a sua vida desta maneira.Hoje eu vejo q as pessoas não querem Jesus,pelo o que ele é,hoje as pessoas não pensam em Jesus como amigo ,pai irmão,não criam amor por Jesus pelo o q ele significa,mais por aquilo q Ele pode oferecer.Eu percebo q não se fala na volta de Jesus,em ir morar com Jesus no céu,não se fala do maior acontecimento q os cristãos esperam,q é a volta de Jesus!!!!Por isso merecem ser enganados,se é q são enganados!

    Curtir

  55. Pr.Ricardo
    27/01/2010

    Meu nome é Ricardo e sou pastor de uma Igreja assmbléia de Deus no Rio de janeiro!

    Fiquei feliz em saber que o verdadeiro evangelho ainda encontra espaços e que pessoas como vc tem coragem de protestar.

    Há cinco anos como Pastor venho pregando e advertindo acerca destas coisas!

    e a igreja não esvaziou por causa disto, muito pelo contrário.

    Vá em frente!

    Curtir

  56. junim
    03/02/2010

    Estrangeira, me dsculpe + embora eu concorde com algumas das coisas q voce disse, discordo de outras, que me fazem crer que você é uma daquelas que andam limitando o poder de Deus e suas manifestaçoes, pois o pr. morris, e pr. silas concerteza são homens de Deus, e não andam fazendo as coisas as tortas e direitas, + sim tudo sob a direçao de Deus, até porque a arvore se reconhece pelos frutos e os frutos destes homens são bons, eu porem não te conheço…

    E é claro que você quase caiu pra traz com o preço da viagem, é caro mesmo. Vai quem pode quem ñ pode se sacode 😉

    Curtir

  57. Pr. Milton
    19/03/2010

    tenho falado sobre um evangelho pirata, pregado nas igrejas, e muita gente tem se assustado por isso!
    também não concordo com a boacumba das igrejas, patuas evangekicos ver por tabela em rosas e tudo mais….
    temos mesmo q levantar a bandeira da sã doutrina!

    Curtir

  58. Pr. Milton
    19/03/2010

    fé por tabela em rosas e muito mais

    Curtir

  59. claudio
    04/08/2010

    ei voce poderia usar aquela camiseta do show tem que parar

    Curtir

    • Estrangeira
      04/08/2010

      Oi, Claudio!

      Acho que num dia vou colocar a do $how tem que parar, no outro a do Evangelho puro e simples não tem preço. Obrigada pela sugestão, mas venha participar tb!!!

      Fique na Paz!

      Curtir

  60. Pingback: Expomamom 2010, a missão – Primeira Parte « Uma estrangeira no mundo

  61. Pingback: Expomamom 2010, a missão – Primeira Parte | As pedras clamam

  62. SANDRA SOUSA
    11/09/2010

    AH VERINHA, EU APRECIO MUITO MUITO E ME DIVIRTO TB C/ ESSE SEU JEITO SÉRIO E MUITO BEM HUMORADO DE DESCREVER OS EPISÓDIOS E OS FATOS EM SÍ. QUE O ONIPOTENTE DEUS GUARDE EM TODO TEMPO VC E SUA FAMILINHA REAL, E TB A CADA VIDA ENVOLVIDA NESTES PROTESTOS.

    Curtir

  63. maria aparecida camilo
    13/09/2010

    Tambem protestamos!
    Somos o casal com a crianças e faixas!!!Por favor entrem em contato,fomos expulsos da expo cristã preciso das fotos que voces tiraram podem me mandar? Já vi o video no you tube vou divulgar seu trabalho!
    Um jornalista filmou as faixas e o meu esposo se encontrar o video por favor mande para julio severo
    Estamos planejando mais protestos entrem em contato para saber!
    Mande as nossas fotos e seu video para juliosevero@hotmail.com
    Meu email:mcamilomuniz@yahoo.com.br
    Deus abençoe a coragem …
    A igreja invisivel vai subir

    Curtir

Deixe um comentário