Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Deveria ter assistido à Xuxa hoje


Assustou-se com o título desse artigo? Eu também me assustaria há algum tempo atrás, mas sinceramente se o tivesse feito teria sido melhor.

Hoje cedo liguei a televisão na Rede TV. Toda a manhã de sábado é reservada ao mundinho gospel, com uma infinidade de denominações (a maior parte ministérios da Assembléia de Deus). Quando era nova convertida achava tudo lindo, de Deus, achava os pregadores todos ungidos e honestos em sua trajetória cristã, mas esse sentimento foi-se esvaindo aos poucos, e hoje, tirando uma ou outra exceção, acho tudo um lixo.

Hoje esse sentimento se tornou mais evidente em mim. Após o programa da Igreja Presbiteriana, entrou um pastor do qual esqueci o nome, mas que se auto-proclama o pastor da família. Suas pregações todas giram em torno da família, só que se seu programa dura 30 minutos, a pregação dura menos que 10, e o restante do tempo é usado para vender os dvd’s de mensagens sobre família e casamento. Ou seja, a intenção não é evangelizar, é vender os produtos.

Depois veio o Pr. Jabes de Alencar da Assembléia de Deus do Bom Retiro. Estava com uma camiseta com seu slogan preferido, adaptado dos filmes do Jean Claude Van Damme. Ele inclusive disse que a tal camiseta estava à venda, mas sinceramente acho a da Marcha pra Gezuiz (em fase de elaboração) mais interessante. Ao seu lado, o pastor da Quadrangular (como dói no coração – foi nessa denominação que me converti) Flamarion não-sei-das-quantas, e juntos qual a intenção, a de evangelizar? Não! A de fazer propaganda dos congressos dos quais eles são estrelas, liderados pelo Malafaia. Deveriam pelo menos ter a hombridade de jogar limpo com os telespectadores e de colocar na camiseta: “templo é dinheiro”.

Depois, adivinha quem apareceu? Ele, o próprio, o Pr. Silas Malafaia! Depois de uma pregação encheção-de-linguiça (ou melhor, 1/3 de pregação, já que ele nunca coloca uma mensagem completa no ar) sobre Deus querendo usar o telespectador (sabe quando ele quer te usar? Agora!!!! [ironic mode] ohhhhhh! [/ironic mode] Profecia para os homens: vocês são a cabeça do lar! Profecia para as mulheres: vocês são as sábias que edificam o lar! Profecia para os jovens: vocês são barulhentos! – também, andando com o Pai Dinah Cerullo, o que poderíamos esperar?), ainda tive que aguentar o “relatório” de gastos do ministério: cerca de 3 milhões desde que foi dada a profetada dos R$ 900,00, mas só agora a petição de novos parceiros ministeriais, já que os tais 3 milhões foram bancados pelas ofertas enviadas. E mais “não tou nem aí pra você, crítico, pois crítico não faz nada, eu não fico na internet procurando site de crítica, mas tem gente que vem e fala para mim, mas não me importo, é bom que muita gente bata em mim, pois aí Deus vê que estou apanhando tanto e ele tem sua mão sobre mim e me abençoa e quem me critica é pastor recalcado blablabla”. Está duvidando que aconteceu tudo isso de novo, e pior, ainda divulgando que o tal programa da profetada será novamente reprisado 3 vezes em outubro? Assista aqui.

O próximo programa seria de outra Assembléia de Deus, mas desliguei e saí de casa. Sinceramente assisti a essa mini-maratona televangelística com náuseas, enjôos, nojo, expressão fechada, coração doendo. A cada propaganda de produtos gospel, a cada propaganda de “congressos mágicos”, a cada palavra de pregação feita para simplesmente agradar à platéia alienada que aceita qualquer coisa sem discernir, a cada mau uso do nome de Jesus subia em mim uma ira santa. Sinceramente teria sido mais saudável para mim ter assistido ao programa da Xuxa, que pelo menos sei que não serve a Deus, a ver pessoas que usam o nome de Deus em vão. Tudo bem, confesso que não aguentaria assistir a dois minutos da Xuxa, mas aí eis a questão: por que me submeto a assistir horas de programação dita evangélica, que mais ofende do que glorifica ao nome do Senhor?

Dizem que o ser humano tem um gostinho pelo macabro. Talvez seja isso. Mas talvez seja apenas uma curiosidade mórbida para ver até onde alguns são capazes de se vender em nome do Evangelho. Para o sr. Malafaia, pelo que disse hoje, o fim justifica os meios, pois para conseguir manter seus programas no ar, fazer seus congressos e agora dar um curso com hospedagem grátis para 1800 pastores (tentativa de comprar-lhes indiretamente?) é plenamente aceitável endossar uma mentira tão grande quanto a unção financeira dos R$ 900,00. No programa de hoje, ele alega que recebeu muitos testemunhos de curas depois de dadas as ofertas, porém a profetada do Cerullo dizia claramente que quem doasse o dinheiro receberia as riquezas do mundo até dia 31/12. São esses testemunhos que quero ouvir, pois testemunho de cura ocorre todos os dias em todas as igrejas, e de graça, sem a necessidade de se doar R$ 900,00.

9 comentários em “Deveria ter assistido à Xuxa hoje

  1. Silas Figueira
    20/09/2009

    Graça e paz amada. Eu também perdi uma parte do meu tempo vendo essas pessoas, mas eu decidi lavar a garagem, pois eu ganharia muito mais tirando sujeira de cachorro e lavando xixi do que perder tempo com quem não vale a pena. Agora, assistir a Xuxa eu também não gostaria não (rs).
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    Curtir

    • Estrangeira
      21/09/2009

      Puxa, lavar garagem no sábado de manhã e ouvindo ao longe o som da tv na programação gospel ninguém merece… (se bem que pra mim é pior, normalmente tenho que limpar a casa inteira! :-D)

      Fique na Paz!

      Curtir

  2. araci goulart
    20/09/2009

    Paz amada!

    Desde que “te conheci” me identifico cada vez mais com vc…outro dia passei teu endereço prá um irmão”muito preciso”, prá ele ver a matéria sobre a expocristã, e teu linda camiseta…ele me falou : essa é das nossas!

    Tb como vc, no começo de minha converção, assistia tdo o que era evangélico, mas graças a Deus Ele nos dá discernicemento, e há muito tempo nem perco meu tempo ouvindo esses “ungidos” rsrsrs.

    Ah! forasteira, meu amigo é teophilo…
    http://teophilo.info/diversos/reflexoes2005.php
    tem o blog tb…se puder dá uma lida ai, aprendi muito com ele, e ele naun tem papas na língua…di Deus!

    No amor de Jesus!
    araci

    Curtir

    • Estrangeira
      21/09/2009

      Araci, obrigada pelo seu comentário, muito legal o blog do Teophilo tb, volta e meia passo lá para ler as novidades!

      Fique na Paz!

      Curtir

  3. joão Luiz
    21/09/2009

    ´E perigoso ficar perto destes pastores porque eles podem te vender , e vc nem percebe…

    parabém pelo blog, conheci e passei a acompanha-lo recentemente e gostei muito.

    Curtir

    • Estrangeira
      22/09/2009

      João Luiz, obrigada pelo comentário! Tb achei seu blog muito legal e estou adicionando-o à minha listinha, tá?

      Fique na Paz!

      Curtir

  4. nelson junior
    24/12/2009

    nossa..adorei saber te sua existência nesse mundo neo-protestante midiadico…a cada dia tenho mais certeza e convicção de que estou no caminho certo quando resolvi romper com os valores desse peseudo evangelho travestido de “avivalismo” e “falso moralismo”…pois encontro pessoas que seguem o mesmo caminho e mostram alegria e disposição em defender a verdadeira mensagem de cristo..e mais do que isso..do significado que sua vida e morte pode ter na vida daqueles que realmete se disponham a conhece-lo..abraço e espero contatos

    Curtir

  5. João
    11/02/2010

    A Paz de Cristo.

    Uma certa vez estava com um problema muito sério, todavia eu e minha família oramos e entregamos nas mãos do Senhor aquele problema. No dia seguinte, sai de casa e me dirigi até o local para tratar do referido assunto(sempre orando ao Senhor), e de uma forma enebriante o Senhor resolveu o problema. Já em casa, no mesmo dia, não cessava de contar para minha filha o ocorrido. E de vez em quando dizia para ela ” O Senhor é maravilhoso”, e num dado momento, ela olhando para mim, falou-me, de uma forma tão simples, que me constrangeu: “Pai, por que essa excitação toda, o senhor não sabe que Ele(O Senhor Deus) pode tudo”.

    Diante disso, vemos que o Evangelho é simples: É só confiar no Senhor. E pronto!

    Se crermos N’ele, teremos suas bênçãos. Caso contrário, correremos atrás de fórmulas exibidas por “homens enviados por Deus”.

    E aí que grande decepção!

    Um abraço

    Curtir

  6. tatiana
    02/08/2010

    Bem querido é bem verdade que esse evangelho não e´o mesmo de JESUS!!! Ou será que cada BÌBLIA tem uma revelação diferente??A salvação é pela fé mas seremos julgados pelas obras .Quem crer já está salva quem não crer está condenado!!! Essa é a verdade simples de DEUS!!!!DEUS é amor!!! E o maior mandamento temos que praticar e isso eles não ensinam AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO !!!SE nós conseguir-mos isto AMÉM!!!ALELUIA!!!

    Curtir

Deixe um comentário

