Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Os números da Expomamon 2009


Abaixo a triste transcrição do texto do site da Expocristã, que relata o resultado da última feira em homenagem à Mamon. O texto fala por si só. Aconselho que se tome um Dramin antes de iniciar a leitura. Texto indicado pelo José (jose0409@oromail.com.br).

Com crescimento de 5% no número de visitantes e expositores, a 8ª Edição da ExpoCristã – que aconteceu de 08 a 13 de setembro no ExpoCenter Norte em São Paulo-, foi marcada pela promoção de grandes títulos na área editorial e lançamentos digitais. A próxima edição do evento já tem data: acontecerá de 14 e 19 de setembro de 2010.

A nova estrutura do Center Norte, disposição das ruas por área de interesse agradou os visitantes, livreiros, lojistas e pastores. O novo hall, com ampla estrutura e ar condicionado, trouxe mais conforto, comodidade e agilizou o credenciamento para acesso ao evento. Os 153 mil visitantes – número 5% maior que o registrado em 2008-, puderam conferir de perto em 315 stands, as grandes novidades do mercado editorial, da indústria fonográfica e de serviços. “A ExpoCristã foi marcada por grandes lançamentos na área de tecnologia, a maior visibilidade das ONGs e crescimento da área de literatura. Isto reflete o que esta acontecendo no mercado. Os livros estão voltando a ter lugar de destaque nas livrarias”, lembrou Eduardo Berzin Filho, presidente da EBF Eventos, promotor da ExpoCristã. De acordo com levantamento foi constatado aumento de 48% no número de pastores e representantes de instituições religiosas em relação ao ano anterior.

INTERDENOMINACIONAL – Representantes das maiores denominações cristãs prestigiaram a edição de 2009. O missionário R.R Soares, responsável pela Igreja da Graça, visitou no sábado, dia 13, o evento. Acompanhado de lideranças ele autografou seu livro Tome Posse da Benção, da Graça Editorial, que alcançou a marca de 1,6 milhão de cópias vendidas. “ A ExpoCristã é um espaço de união”, frisou. O apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo e Juanribe Pagliarin, da Igreja Paz e Vida, promoveram tardes de autógrafos de suas obras. O reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil, Hernandes Dias Lopes, foi responsável pela mensagem na celebração inaugural realizada no dia 08. Em sua preleção, que foi antecedida de um musical com cantor/pastor Fernandinho, ele usou como exemplo a vida de Paulo. “Antes de liderar, você deve aprender a ser liderado, porque não há espaço para projeção humana na igreja, pois quem faz a obra é Deus e o homem é apenas o instrumento”, exortou. Além disto, a Cieab (Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil) realizou no dia 10, sua tradicional Santa Ceia, com apresentações de Regis Danese e Lázaro. Os lideres da Cieab, Apóstolo Estevam Hernandes e bispa Sônia profetizaram que o país será o maior em número de evangélicos (parêntesis nosso: e daí? o que isso significa de prático? vai diminuir a violência e a desigualdade social?), ao comentar o êxito da canção Faz um Milagre em Mim de Regis Danese. “O seu sucesso é o sucesso do corpo de Cristo”, afirmou. Após a palavra houve ainda uma oração pelo avivamento do Brasil.

No sábado, dia 12, as igrejas O Brasil para Cristo e Casa da Benção promoveram a Santa Ceia da Aliança. Liderados pelo apóstolo Doriel da Oliveira e pelo pastor Roberto Lucena, a celebração focou a quebra das barreiras denominacionais. “Deixemos as bandeiras de denominação para levantar a bandeira do Rei dos Reis”, declarou o pastor Roberto Lucena. Ainda no sábado, os líderes Ezequiel Pires e Marco Feliciano promoveram o Dupla Unção que contou com participações dos cantores Lázaro e Damares.

MEGA EVENTOS E SHOWS – O número de eventos paralelos foram maiores neste ano. Quase todas as noites da ExpoCristã haviam apresentações musicais ou celebrações. No dia 07, foi a vez do Sos da Vida. Foram dez horas de muito som que reuniu as bandas Rm16, Plus Salvation, Código C, Resgate, entre outras. “Hoje temos um dia muito especial. Milhares de jovens dançando, louvando a Deus de cara limpa das drogas”, lembrou um dos organizadores pastor Felipe Lopes.  Na quarta-feira, dia 09, a Renascer promoveu a Noite do Poder. Na quinta-feira, dia 10, foi a vez do cantor Fernandinho promover o lançamento do seu DVD Uma Nova História. Na sexta, dia 11, a Line Records trouxe seu cast para se apresentar. No sábado, dia 12, a cantora Damares e Lázaro – com todo seu ritmo baiano – agitaram o pavilhão do Center Norte. Encerrando a semana cristã de São Paulo, a Banda Perpétua Aliança recebeu seus amigos na tarde de domingo, dia 13.

FOCO CULTURAL – Através de painéis a EBF Eventos, organizadora da Expo Cristã homenageou os 500 anos de nascimento de Calvino. As  imagens estavam localizadas nas entradas dos Auditórios Monte Moriá e no pavilhão vermelho.  “Com isto a ExpoCristã se consolida como evento cultural dos evangélicos no país e lembra o pioneiro do evangelismo”, afirmou Eduardo Berzin. Além da exposição houveram (sic – tem um monte de erros nesse texto escrito provavelmente por um jornalista contratado como assessor de imprensa não por seu talento literário, mas talvez por apadrinhamento gospel, mas “houveram” foi gritante demais) ainda apresentações de dança da Companhia Vivian Lazzerini e de teatro com grupo Jeová Nissi.

MEIO AMBIENTE –    Mas não é só de produtos vive o meio cristão (grifo nosso). È preciso pensar em sustentabilidade. Através do projeto Igreja Verde, lançado pela O Brasil para Cristo, os visitantes puderam entender como cuidar do meio ambiente. “Nós queremos trazer essa reflexão ecológica para o meio. Somos sete bilhões de pessoas no mundo que precisam comer e beber e o planeta não suporta mais isso”, lembrou Roberto Lucena, pastor e coordenador campanha. A Igreja Verde visa promover debate e fazer com que cada grupo se transforme num centro de reflexão.

POLÍTICOS – Diversos políticos prestigiaram a 8ª edição da ExpoCristã. Antônio Aiacyba (PSDB), prefeito de Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, elogiou a comunhão da igreja evangélica. “Tenho participado de eventos evangélicos em Mairiporã e tenho visto o crescimento deste povo, principalmente entre os jovens”. Já o secretario de participações  e parcerias da Prefeitura de São Paulo, Ricardo Montoro, representante do prefeito Gilberto Kassab (DEM), confirmou a importância do evento para a cidade de São Paulo. “Toda comunidade se reúne, o que gera não só a interação, mas também a oportunidade de novos empregos para quem trabalha dia e noite em todas as fases deste evento e o turismo”. O vereador Carlos Bezerra Junior (PSDB) enviou representantes. O deputado estadual José Bittencourt, autor da lei que incluiu o evento no calendário do Estado de São Paulo, também expressou contentamento com sucesso da ExpoCristã. “Com o evento nós esperamos ajudar igrejas a conquistar muitas vidas e pessoas. Tenho visto eventos semelhantes no interior e os resultados à comunidade.”

Por enquanto é só, pessoal.

Um comentário em “Os números da Expomamon 2009

  1. De fato, o texto fala por si só. E depois reclamam que não existe apostasia na música gospel. Lamentável… 😦

    Curtir

Deixe um comentário