Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Tristemunhos forçados


“Ora, descendo Ele do monte, grandes multidões O seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-0, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostra-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo” – Mt 8.1-4

Há pouco assisti por acaso a uma parte do programa Show da Fé do Missionário R.R. Soares. Era a hora dos testemunhos, logo depois da hora dos patrocinadores. Então o Missionário disse algo assim: “não tenha vergonha, se você foi curado dê seu testemunho senão o diabo vem e rouba a sua bênção”. Isso, aliás, é dito em todos os cultos ou programas, para forçar a divulgação dos testemunhos.

Mas qual a base bíblica que fundamenta essa história?

Não me lembro de nenhuma passagem que diga que, se alguém não testemunha de sua cura, ela é roubada pelo inimigo. Jesus agia bem ao contrário, pois muitas vezes, após realizar milagres, pedia que os abençoados mantivessem segredo (mas como as línguas humanas são maiores do que as bocas, quase nunca isso acontecia). Ué, porque o R.R. Soares e tantos outros líderes agem diferentemente de Jesus nesse quesito?

O show da fé não pode parar. Já pensou se, para cada cura, o fulano tivesse que sair da igreja, ir no médico, realizar exames, depois voltar sabe-se lá quando e só então dar o testemunho do milagre? Nesse caso, quantos testemunhos haveria por noite, um, dois, talvez nenhum? Mas se, ao contrário, todos são induzidos a crer que foram curados e que, para não perderem a bênção, têm que declarar na mesma hora a cura, o milagre? Nesse caso, o número de testemunhos é inimaginável!

Porém, fica a questão: houve o milagre de fato? Nem sempre.

Infelizmente há um caso recente de engano. No início desse mês noticiou-se a morte de uma mulher em decorrência de ter parado de tomar os remédios que regulavam seu diabetes, por obediência a um pastor que dizia que bastava ter fé para ser curada. Como esse, há vários casos por esse mundo afora de pessoas vítimas da imaturidade de seus líderes espirituais, que não sabem discernir a voz do Espírito Santo e em nome de outro espírito induzem os fiéis a crerem em curas que Deus não efetuou.

Quem nunca ouviu que se tem que declarar a bênção antes mesmo dela acontecer, como se isso “forçasse” Deus a agir em nosso favor? E quem não conhece alguém que já se frustrou muito pela profecia de um milagre que não aconteceu? Nem sempre a “Confissão Positiva” dá certo, pois o controle do universo está nas mãos de Deus, e não dos homens, embora o Missionário R.R. Soares e tantos outros creiam nisso (basta “determinar” que Deus fará, como se Ele fosse uma espécie de mordomo de luxo).

Esse negócio de dizer que o diabo pode roubar sua bênção tem mais uma utilidade: a de tirar toda a responsabilidade do líder religioso quanto ao provável resultado negativo do negócio. Ora, o milagre aconteceu durante o culto, se depois ele se desfez foi por culpa do fiel que fez alguma coisa errada (não deu o tristemunho, ou o deu com dúvida). O pastor, porém, não tem culpa de nada, foi instrumento do milagre, fez “sua” parte.

Não há coisa pior do que subir num púlpito, testemunhar um milagre que, induzidos pelo pregador, acreditamos ter acontecido em nossa vida, e dias depois constatar que nada de real aconteceu. Os mais fracos podem até se desviar da fé, deixando de crer no poder do “Deus” que lhes foi apresentado. Outros até persistirão, porém com sua esperança definhando domingo a domingo, após cada promessa de “hoje-é-o-dia-que-sua-bênção-vai-chegar” não cumprida.

Líderes que pregam o “tristemunho forçado” são destruidores da esperança que o Evangelho de Cristo nos traz. Que Deus dê maturidade às Suas ovelhas, para não caírem nos enganos dos lobos disfarçados de cordeiros.

15 comentários em “Tristemunhos forçados

  1. Zé Luís
    29/09/2009

    Certo pastor de Curitiba, quando veio aqui para São Paulo pregar sobre os poderes malévolos da Turma do Mickey (bem no ínicio de minha conversão) contou-nos da sua predileção por “profetizar”(será que está palavra já foi tão banalizada na História?) para mulheres grávidas sobre o sexo do bebê.
    Ele perguntava o sexo que a gestante queria que o bebê tivesse, e orava. Depois dizia:
    “Se a irmã tiver fé, nasce do seu gosto, agora se a fé não for suficiente…”
    E ria da nossa cara crédula…
    É sempre culpa da fé insuficiente, nunca da profetada inconsequente, que só serve prá animação de platéia.

    A longo prazo nosso amor – por estes assuntos tão tristes – se esfriará, até como válvula de escape da alma, que cansa de tanta injustiça.

    É bíblico, e agora que vivemos o porvir, entende-se o absurdo por que o amor de muitos se esfriará.

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Oh, Zé Luís, que Deus nos abra os olhos para não cairmos nas profetadas, que crescem a cada dia, afinal é preciso “demonstrar poder” para se manter como líder na igreja evangélica brasileira, e quando o poder não se manifesta o único jeito é simulá-lo, enganando a muitos…

      Fique na Paz!

      Curtir

  2. Alberto
    03/10/2009

    Compartilho do entendimento e da indignação do Zé Luís. Discordo todavia do artigo quando diz que “…há um caso recente de engano…”. Na verdade, existem inúmeros casos que nunca chegaremos a saber, simplesmente porque nunca chegam à midia (“gospel” ou secular). Eu mesmo conheci pessoas que perderam entes queridos por causa destes falsos profetas e curandeiros. Essa prática de pressionar o auditório para obter “testemunhos de cura”, junto com praticamente todas as demais que esse e outros semelhantes utilizam nada tem de bíblica. Visam apenas o “aumento da credibilidade” de seus “ministérios” já que a “igreja” hoje consta de uma grande massa de “Tomés” (se eu não vir, não tocar, jamais crerei). Crer no que? Na salvação pela graça ou nas curas? O que mais me consterna é ver como se utilizam de episódios bíblicos isolados de seus contextos históricos para apoiarem suas doutrinas espúrias, a fim de iludir à infelizmente grande e ignorante massa para disso auferir lucro. Não fosse 2a.Pedro 2:1-3…

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Oh, Alberto, você está certo… são muitos e muitos casos, a maioria dos quais nunca teremos conhecimento, de pessoas que são levadas a crerem em curas que não existiram… Infelizmente, nesses tempos de “Tomé”, só vendo para crer, e quando não se tem o que ver, se inventa. As Boas-Novas por si só não encantam mais ninguém, o importante é cura e bênção. Sem querer, estamos agindo como os povos pagãos, que adoravam ao deus que tinha mais poder… 😦

      Fique na Paz!

      Curtir

  3. Silas Figueira
    08/10/2009

    Graça e paz Vera. Tem um selo para você no blog da igreja.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    Curtir

  4. Silas Figueira
    08/10/2009

    Graça e paz Vera. O selo está no blog igrejabbereia@blogspot.com, este é outro blog que temos.
    Pr Silas

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Oh, Pr. Silas, obrigada por lembrar da gente, mas não posso aceitar o selo pois não merecemos… Esse blog não é mais do que minha obrigação, entende? Não estou fazendo nada além do serviço básico de qualquer serva de Deus… Espero que me entenda e não se chateie com isso, mas te agradeço de todo o coração pela lembrança…

      Fique na Paz!

      Curtir

  5. Paulo de Tarso
    09/10/2009

    Graça e Paz!

    Conversava outro dia com um jovem piedoso que se mostrava maravilhado com sinais e prodígios feitos pelo cantor/pregador Cirilo das quantas e seu pó dourado.

    Tentei lhe mostrar que fé …é fé; não necessitamos ver um morto levantar para cremos no poder do soberano Deus, mas não adiantou.

    Essa é a geração gospel.

    Curtir

    • Estrangeira
      11/10/2009

      Paulo, estamos revivendo a geração de Tomé, dos que crêem se vêem, mesmo se o que vêem seja falso: o importante é ver. Daí a darmos crédito em qq coisa que nos pareça maravilhosa, apesar da exortação de Cristo para que não creiamos em qualquer espírito. Mais felizes são os que crêem sem terem visto, infelizmente a igreja atual necessita de milagres e prodígios mais do que a Jesus.

      Fique na Paz, que Ele tenha misericórdia da nossa meninice espiritual…

      Curtir

  6. ALESSANDRO PAULINO
    21/10/2009

    A PAZ DO SENHOR!

    REALMENTE ESTÁ CADA VEZ MAIS COMPLICADO ENCONTRAR PESSOAS QUE PROFESSEM A FÉ GENUÍNA, AQUELA QUE JESUS NOS ENSINOU A PROFESSAR. PRECISAMOS RECUPERAR VALORES E CONCEITOS PERDIDOS. CONCEITOS ESSES QUE POR ELES SE PERDIA A VIDA, A FAMÍLIA E AS REGALIAS.
    PRECISAMOS ROGAR A DEUS QUE USE DE SUA INFINITA PORÉM, CONSCIENTE MISERICÓRDIA E DESPERTE ESTAS PESSOAS DO SONO DA INDOLÊNCIA. JESUS NOS LIVRE DA INDULGÊNCIA DA PÓS-MODERNIDADE!
    PARABÉNS ESTRANGEIRA PELO BLOG E A PAZ DO SENHOR.
    PS.; QUAL A SUA DENOMINAÇÃO?

    Curtir

    • Estrangeira
      27/10/2009

      OI, Alessandro, obrigada por suas palavras, que Deus possa nos usar a todos como Seus instrumentos na limpeza da Sua Noiva, hoje entregue nas mãos dos piores lobos… Atualmente estou “sem-igreja”, na busca, mas fui batizada e tenho um carinho especial pela Igreja do Evangelho Quadrangular (só saí de lá por causa dos “modismos”, mas sei que Deus a renovará).

      Fique na Paz!

      Curtir

  7. Gilson Gonçalves de Oliveira
    28/10/2009

    Costume receber estes jornais picaretas do “show da fé” e “folha universal”. Então passo horas corrigindo suas matérias e fazendo críticas às suas porpagandas. Depois vou até as suas catedrais e entrego a um dos porteiros e peço que entregue ao bispo.
    Interessante! Por que será que eles não querem mais entregar-me os tais jornalzinhos?! Quando me vêem passam de largo, fazendo “beicinhos”.

    Curtir

    • Estrangeira
      01/11/2009

      Gilson, adorei sua forma de protesto cristão!!! Acredite, os que recebem suas críticas com certeza estão sendo tocados pelo ES, e sei que no tempo Dele seus olhos serão abertos para a verdade…

      Fique na Paz!

      Curtir

  8. rosane
    21/07/2010

    se liga vai pregar o evangelho! deixa cada um com o seu dia ,vc prescisa assistir mais o programa ,um forte abraço.

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Rosane, acredite, por esse blog estou tentando pregar o Evangelho!

      Fique na Paz1

      Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 28/09/2009 por em Ser estrangeira e marcado , , , , , , .