Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

A praça é nossa, mas o Parque é do Apóstolo


Eis mais uma prova de que as igrejas devem deixar de ser currais eleitorais, com a desculpa de que, elegendo candidatos próprios, esses as defenderão das satânicas leis que visam destruí-las:

No editorial do Jornal do Cambuci & Aclimação dessa semana, temos a revelação de que o “digníssimo” vereador Marcelo Aguiar, eleito prioritariamente pelos membros da Igreja Renascer em Cristo, enviou para a Câmara Municipal um projeto cuja relevância faz Lutero se remexer no túmulo: o de renomear o Parque da Aclimação, um dos mais antigos e tradicionais parques da cidade, de Parque Estevam Hernandes (o pai do “apóstolo”). Duvida? Então clique aqui e leia a notícia na íntegra.

Pois é. Quem conhece a região Cambuci/Aclimação sabe que realmente não há projeto melhor para se levar à Câmara. Essa região não sofre com o crescimento da violência, com o aumento dos moradores de rua e a degradação dos que moram nos cortiços, com esquinas que viraram depósito de lixo, com a falta de conservação de muitas das praças, com as bocas-de-fumo e pontos de distribuição de drogas, com a precária educação das crianças que não podem usufruir de escolas privadas, etc.

A região Cambuci/Aclimação e adjacências é recheada de contrastes sociais: na mesma rua onde se erguem edifícios de 3 ou 4 dormitórios há residências que servem como pensões ou cortiços. Um lugar em especial, para mim, demonstra bastante essa terra de contrastes onde vivi quase toda a minha vida: o local onde se encontra o Carrefour Cambuci, um hipermercado com tudo o que bolsos recheados têm direito, e a menos de 10 metros de distância (literalmente do outro lado da rua), restos do que um dia foi uma fábrica ou coisa parecida, cheia de famílias com crianças descalças e sujas. Essas famílias resistiram no lugar mesmo depois que um incêndio praticamente destruiu tudo o que lá havia. Aos poucos, novos barracos de madeira preencheram o que o fogo destruiu, e lá estão os “indesejáveis”, cujas crianças ficam pedindo bolachas e iogurtes para os “cidadãos de bem” que frequentam o mercado, pelo menos até serem expulsas por algum segurança.

Esse é apenas um exemplo dos contrastes sociais da região. Mas claro, isso não é interesse de um vereador, ainda mais se ele é pau-mandado de uma igreja qualquer.

Assim, no que depender do “excelentíssimo” vereador Marcelo Aguiar e seu “caráter cristão”, todos os reais problemas da região permanecerão os mesmos, afinal ele deve contas à igreja que o elegeu e essa é bastante próspera, fazendo parte dos “cidadãos de bem” dos bairros, aqueles que têm dinheiro sim, podem comprar os novos apartamentos de 4 dormitórios e as antigas mansões da região, diferente daqueles pobres, miseráveis, que passam necessidade nas nossas portas porque merecem, afinal devem ter algum pecado oculto, além do mais nem vão na igreja, e quando vão não dão o dízimo direito (qualquer semelhança com a parábola do fariseu e do publicano não é mera coincidência)!

Um adendo: o pior é que, enquanto se pensar assim, se deixará aumentar ainda mais a violência e o desvio de jovens vidas para o mundo do crime, já que não terão perspectivas de melhoras no futuro. Claro, a inclusão dessa gente por meio de cursos, áreas de lazer e cultura, entre outras alternativas, não compete a alguns “nobres” legisladores gospel – nossa esperança são os legisladores não-cristãos, por incrível que pareça.

O fato é que há muito o que se fazer pela região, e políticos sérios têm buscado soluções para esses bairros. Porém, graças ao curral eleitoral gospel (e outros também, mas esse é um blog cristão, então nos compete julgar os de dentro primeiramente, segundo 1 Co 5.12), verdadeiros marionetes têm ocupado o poder buscando glorificação própria ou de sua denominação, esquecendo-se de que legislam para todo um povo – cristão e não cristão – , não apenas para seu curral.

No mais, em que melhorará nossas vidas se o Parque da Aclimação receber o nome do Pai do “apóstolo” Hernandes? Ou será que a homenagem ao “pai do apóstolo” não é apenas uma forma velada de fazer uma homenagem ao próprio apóstolo, já que todos se referem ao dito-cujo como ap. Estevam Hernandes, e não como Estevam Hernandes Filho, seu nome real?

É triste ver como ditos “homens de Deus” fazem artimanhas tais para conseguir honra e glória própria, quando a própria Palavra que dizem seguir diz sobre suas igrejas:

“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” – Ap 3.14-22

Em tempo: O apóstolo Estevam Hernandes não precisa de um parque com seu nome, já que já tem uma viela desde 2008, graças à vereadora gospel Noemi Nonato e ao prefeito Gilberto Kassab, segundo o site da Câmara Municipal de São Paulo (em 2005 a então vereadora Bispa Lenice tentou emplacar o mesmíssimo projeto, mas na época não passou):

LEI Nº 14.699, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2008
DENOMINA VIELA SANITÁRIA ESTEVAM HERNANDES O LOGRADOURO PÚBLICO CONHECIDO COMO RUA PROJETADA, NO MORRO DA ACLIMAÇÃO, DISTRITO DE VILA MARIANA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
(Projeto de Lei nº 360/07, da Vereadora Noemi Nonato – PSB)
GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 19 de dezembro de 2007, decretou e eu promulgo a seguinte lei:
Art. 1º Fica denominado Viela Sanitária Estevam Hernandes o logradouro público conhecido como Rua Projetada, compreendida entre a Praça do Povo Húngaro e a Rua Gregório Serrão, Codlog 27.181-0, no Bairro Morro da Aclimação, Distrito de Vila Mariana.
Art. 2º As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 12 de fevereiro de 2008, 455º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, PREFEITO
CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal
DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/02/2008
É para isso que servem nossas “bancadas evangélicas”?

 

21 comentários em “A praça é nossa, mas o Parque é do Apóstolo

  1. Teophilo
    26/06/2010

    A irmã não percebe que ao mudar o nome da praça estaremos declarando a vitória sobre as diferenças e opressões fianceiras?
    Ainda mais colocando o nome de alguém de reputação tão íntegra e ilibada quanto o apóstolo Estevam Hernadez!!! Só este ato de fé será suficiente para mover a dimensão espiritual…

    Não sei o quanto a irmã me conhece, mas espero que compreenda que meus comentários são a antítese de tudo o que creio, mas decidi me apresentar te dando um susto. Desculpe a brincadeira e te convido a conhecer um pouco de meu blog.

    Sobre Filadélfia e Laodicéia:
    http://blog.teophilo.info/2010/06/mixagens.html

    Sobre gente que quer escrever demais sem prestar atenção na Bíblia:
    http://blog.teophilo.info/2010/06/quem-e-seu-heroi.html
    e
    http://blog.teophilo.info/2010/06/agua-fonte-distribuidora-e-seu-uso.html

    Para um amigo que me informou não acreditar mais na Bíblia:
    http://blog.teophilo.info/2010/06/carencia.html

    Seu blog está listado em meu blogroll e gostaria de dispor de algum banner seu, se existir.

    O Senhor nosso Deus permaneça sendo para contigo!

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Teophilo, não sei fazer banner, um dia ainda aprendo, tomara! 🙂

      Eu já conhecia seu blog, muito interessante por sinal! E corajoso em suas defesas, hein!

      Fique na Paz!

      Curtir

  2. Sandra Sousa
    26/06/2010

    O QUE MAIS DIZER, ANTE TAL SITUAÇÃO ABSOLUTAMENTE EXPLICITADA? BEM, DIGO QUE ESTOU DE PLENO ACORDO COM A TOTALIDADE DO TEXTO. PARA QUE , A TROCO DE QUE O INTERESSE DE SE TER UM PEDAÇO DE TERRA PÚBLICA COM O NOME DE SEU ( OU SEU!) PAI? QUANTA NECESSIDADE DE GLÓRIA, DE HOLOFOTES, DE MARCAR PRESENÇA, DE PARECER INDISPENSÁVEL E INSUBSTITUÍVEL, DE APARECER, DE SE MOSTRAR. QUANTA POBREZA ESCOLHER AS GLÓRIAS AQUÍ NESTE MUNDINHO FINITO E TENEBROSO. SOCOOOOOOOOOOOOOORRO
    PAI, SOCOOOOOORRO. ONDE ESTÁ O AVIVAMENTO DO EVANGELHO SIMPLES E PURO??? LÍDERES??? DE QUE??? OSTENTAÇÃO DESENFREADA E DESMEDIDA!!! FRENESÍ DESESPERADO POR MAIS E MAIS E MAIS E MAIS DO QUE É PALPÁVEL , TEMPORAL E FINITO. A MEDIOCRIDADE TEM FESTEJADO NO CORAÇÃO DE TANTOS INTITULADOS CRISTÃOS. TANTO O QUE SE FAZER COM URGÊNCIA PELO REINO DO SENHOR SANTO SANTO E SANTO AQUÍ NESTE MUNDO DE TREVAS, TANTAS VIDAS SECAS, ENFERMAS, CARENTES DO VERDADEIRO EVANGELHO QUE ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ´SIMPLES, QUE JAMAIS E EM TEMPO ALGUM PRECISA DE EXCESSOS DE “coisinhas” “titulozinhos” vários carrinhos” “mãnssõezinhas” muitas jóinhas” “muitos segurançazinhos” E OUTROS TANTOS INHOS. VERGONHA!!! SIMPLICIDADE, ONDE ESTÁ ELA??? O QUE ELE VEIO NOS ENSINAR SOBRE O SERVIR, SERVIR VERDADEIRAMENTE, DIVIDIR, COMPARTILHAR, ONDE ESTÁ O EXEMPLO DAQUELES QUE SE DIZEM LÍDERES, E NÃO SUPORTAM NEM QUANDO SÃO TRATADOS POR UM TÍTULO DE MENOR ‘”nível” DO QUE O TÍTULO “conquistado”. QUANTA ARROGÂNCIA , ESNOBISMO A SEMELHANÇA DA LAMBANÇA DO MUNDO. NÃO OS QUERO MAL, TENDO EM VISTA QUE O EVANGELHO PURO E SIMPLES DEIXA CLARO QUE NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE MAS CONTRA… , MAS É NATURAL QUE EU TENHA O DIREITO DE EXPRESSAR MINHA OPINIÃO COM BASE NAS ESCRITURAS E DICORDAR ABSOLUTAMENTE DE CONDUTAS COMO ESSAS. QUE ENFERMIDADE ESSA DE OBSTINAÇÃO POR GLÓRIAS.
    LAMENTÁVEL, TRISTE, NAUSEANTE. AHH, QUE ALÍVIO TER A CERTEZA DE QUE O TEMPO NÃO PARA E HAVERÁ UM ACERTO DE CONTAS COM O TODO PODEROSO. ONDE ESTÁ O TEMOR? TEMOR??? ILUSÃO, AMARGA ILUSÃO. QUE PERDA. DE CONSCIÊNCIA. QUE TRAGÉDIA!

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Sandra, que Deus lhe abençoe em sua indignação contra os enganos em nome de Cristo!

      Fique na Paz!

      Curtir

  3. Lauberti Marcondes
    27/06/2010

    Hum…hum… será que é isso que significa implantar os valores do Reino do Céu na terra?

    Realmente, lutar pela justiça, pela paz e pelo amor, como realidades concretas de uma magalópole como São Paulo dá muito trabalho.

    Evidentemente, como seres humanos, somos dados aos extremos. Por isso, a Palavra de Deus é essencial para nortear nossas vidas e a conduta coletiva da Igreja.

    – Pregar o Evangelho (puro), afim de trazer a luz e a verdade do Reino. (Mateus 28:16-20; Atos 1:8)

    – Demonstrar amor ao próximo como sinal de como vivem aqueles que foram de fato transformados pelo poder do Evangelho. (Mateus 22:36-40; Lucas 10:25-37)

    – Celebrar as grandezas de Deus, reconhecendo o único digno de toda glória, honra e louvor (I Pedro 1:3; Efésios 1:3; Romanos 1:33-36).

    É claro que sou obrigado a reconhecer que não somente os ditos políticos do meio evangélico, como as igrejas que se mobilizaram para elege-los têm feito algo nesse sentido. Mas a desproporção é muito grande! É como uma empresa que têm seu lucro advindo da destruição ambiental e incentivo ao consumo desenfreado, promover a responsabilidade socio-ambiental e usa-la como campanha de marketing.

    A raiz, o alicerce, a coluna, o cérebro, a estratégia principal não esta relacionada com a glória e a promoção do Reino de Deus, ainda que usem esse nome, ou façam algo que deveria ser feito.

    Será que a trajetória de Cristo não é suficiente para um cristão entender o que se espera dele neste mundo? Será que somos tão ingênuos?

    As vezes quando olho para a igreja evangélica minhas esperanças desvanecem.

    Senhor, os meus olhos estão fitos em Ti. A minha esperança é que o Senhor se levante e traga um genuino avivamente em terras brasileiras. Que nos leve de volta para o estudo sério das Escrituras, para prática de uma vida devocional de oração, para prática do amor ao próximo. Enfim, que o Espírito de Deus torne real a crucificação de nosso egoísmo e a vida de Cristo fluindo através de nós.

    Lauberti Marcondes
    http://diaconia-integral.blogspot.com

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Lauberti, sua oração é a minha oração, fique na Paz!

      Curtir

  4. Laudinei
    27/06/2010

    Não moro no municipio de São PAulo,, mas me coloco a disposição para uma manifestação no dia da votação da “importante lei”, criado pelo ” importante ” legislador do municipio…
    Alias os vereadores da capital são experts em dar titulos a personagens gospel para fazer média com a chamada igreja evangélica.
    Um “pastor” de minha cidade levou o titulo de cidadão paulistano (creio que o projeto que deu o titulo foi de autoria da vereadora citada, Noemi Nonato).
    Ora, porque um pastor de Santo ANdre ( tudo bem que existe algumas congregações fora do municipio em alguns bairros da capital), que não faz nada de importante para o municipio, alias nem para igreja ,que vive de heresias pregadas pelo referido pastor e das maldições que ele profere contra os não dizimistas, é cidadão de outro municipio?

    Vereadores evangelicos, tomem vergonha na cara e usem seu mandato em prol da população e parem de fazer média objetivando vantagens politicas,

    Laudinei
    exemplobereano.blogspot.com

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Nei, ao que parece a repercussão foi tão negativa que o próprio Marcelo Aguiar iria retirar o projeto. Vamos ver, né?

      Fique na Paz!

      Curtir

  5. eloy
    28/06/2010

    Sem comentário depois de uma proposta de lei
    igual a estas.Que absurdooooooo!!!

    Curtir

  6. CLAUDIO
    29/06/2010

    lamentavel esses caras procurando a gloria cdos homens, quao diferentes saos esses casas dos verdadeiros apostolos
    Gastando dinheiro publico para mudar nome ou colocar nomes em praças, ESSE ELEMENTO JA VIU A CRACOLANDIA ? OU PAROU NUM semaforo , creio que nao e filho de “apostolo” so deve andar de aviao

    http://www.exejegues.blogspot.com

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Claudio, eles mudam o 2o. mandamento para Amar a si mesmo muito mais que o próximo, aí fazem essas coisas…

      Entrei no seu blog, por favor, volte a blogar!

      Fique na Paz!

      Curtir

  7. sandro
    29/06/2010

    Não gosto da idéia… mas a verdade é que a Igreja que aí está é bem pouco daquilo que Jesus ensinou mesmo.

    Mas não digo que não exista coisas boas.. de fato existem. Não são muitas, mas estão lá.

    Tem uma palavra que diz que os homens adoram o Senhor com os lábios, mas seu coração está longe do Senhor.

    Então nada mais deveria nos surpreender. Mas parabéns.. acho que tem que tornar públiuco aquilo que anda sendo cogitado em oculto mesmo.

    Parabéns.

    Curtir

  8. sandro
    29/06/2010

    Achei isso interessante, então estou te mandando. Faz parte das 95 teses de Lutero:

    “27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].”

    “35. Os que ensinam que a contrição não é necessária para obter redenção ou indulgência, estão pregando doutrinas incompatíveis com o cristão.”

    ” 43. Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que se comprassem indulgências.”

    “45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de Deus.”

    Essa é boa (e os comentários entre chaves são por minha conta):

    “51. Deve-se ensinar aos cristãos que o papa [pastor, bispo, apóstolo] estaria disposto – como é seu dever – a dar do seu dinheiro àqueles muitos de quem alguns pregadores de indulgências [dízimos e ofertas] extorquem ardilosamente o dinheiro, mesmo que para isto fosse necessário vender a Basílica de S. Pedro. [prédio da sede]”

    “86. Do mesmo modo: Por que o papa [pastor, bispo, apóstolo] , cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos mais crassos, não constrói com seu próprio dinheiro ao menos esta uma basílica de São Pedro [canal de TV, resort gospel, etc], ao invés de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?”

    E fechando com chave de ouro…

    “92. Portanto, fora com todos esses profetas que dizem ao povo de Cristo “Paz, paz!” sem que haja paz!

    93. Que prosperem todos os profetas que dizem ao povo de Cristo “Cruz! Cruz!” sem que haja cruz!”

    Incrível a superficialidade da Igreja de hoje.

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Oh, Sandro, obrigada pela pesquisa! Realmente precisamos voltar a afixar as teses de Lutero nas portas das igrejas, pois foram totalmente esquecidas por muitos…

      Fique na Paz!

      Curtir

  9. Vinicius Morais
    30/06/2010

    Graça e Paz!

    Ainda bem que Deus usa quem quer, e não só os ungidinhos pelos ungidões.
    Deus tem atuado muito mais através de políticos não-cristãos do que desses marionetes-de-apóstolos.

    Lamentável!

    Vera,
    Parabéns e obrigado por colocar essa sujeirada diante de nossos olhos. Que Deus continue usando sua vida.

    Abraços,
    Vinicius Morais
    ——————-
    Visite: Refletindo a Graça
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Oh, Vinicius, obrigada por sua msg e desculpa pela demora em responder, ainda não me acostumei com a rotina com o baby, mas estou chegando lá!!! Um beijão na Regiane e espero encontrá-los logo…

      Fique na Paz!

      Curtir

  10. Wesley
    06/07/2010

    “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30),

    Infelizmente muitos fazem ao contrario…

    * Minha Opnião ?

    Lamentavel……………………………

    Curtir

  11. Elaine
    19/07/2010

    Esses caras não deviam estar evangelizando nos hospitais, nos presídios, nas praças e avenidas?

    Eles não deviam estar fazendo obra social e visitando gente carente [que, diga-se de passagem, mesmo carente ainda consegue alguns trocados para contribuir com os montantes absurdos que essas igrejas (igrejas?) arrecadam de fiéis cegos e obstinados]?

    Eles não deviam estar instruindo o povo sobre os projetos de lei absurdos que estão tramitando nos órgãos federais para estabelecer leis contrárias à Igreja e à Sua missão?

    Ou, no mínimo, não deviam estar instruido o povo [pelo menos o povo que eles dizem que pastoreiam (pastoreiam?) ] sobre santidade, arrependimento, cruz, renúncia, transformação, renascimento espiritual, Céu, inferno, arrebatamento, eternidade?

    Ah…

    Eu esqueci!

    Eles deviam estar fazendo isso mesmo, mas não podem, porque estão muito ocupados viabilizando meios de expandir os seus reinos sobre a terra…

    Curtir

    • Estrangeira
      03/08/2010

      Infelizmente, Elaine, boa parte das igrejas vive de poder terreno, não de viver o Evangelho de Cristo…

      Fique na Paz!

      Curtir

  12. Tim Tones
    27/07/2010

    Nos portais do escurecer, frente as trevas do pavor…

    Fala sério, NINGUÉM MERECE UMA COISA DESSAS!!!

    Mudar o nome do parque???

    Prá que????

    Curtir

  13. leonel santos
    23/08/2010

    Ao meu ver, é muito apropriado associar o nome do “apóstolo” a logradouros malsãos, afinal, simbolizam de modo real, o que ele e sua claque, fazem no meio evangélico. Ironias a parte, é vergonhoso que um legislador evangélico se preste a isso. Bajular suas estrelas de carne e osso. Ademais, não diz em provérbios que quem bajula ao homem arma uma rede aos seus passos? Prov. 29, 5

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 26/06/2010 por em Ser estrangeira e marcado , , , , , , , .