Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Porque o $how tem que parar


Por Matheus Soares

Nesses quase 2000 anos de cristianismo passamos por diversos altos e baixos. Experimentamos o florescer de uma igreja sadia, que crescia exponencialmente no meio da perseguição, onde muitos foram martirizados pela causa mantendo-se fiéis até o fim. Seu mote era a esperança do encontro com Cristo no grande Dia, nada podia detê-los, nem espada, nem escassez, nem angústia e nem medo, eles lutavam como quem nada tinha a perder nesta vida, seu triunfo era conquistar a vida eterna. Homens, como o autor de Hebreus diz, dos quais o mundo não era digno, eles nada tinham a ver com os negócios e negociatas desse mundo, nada tinham a ver com o poder político vigente.

Pudemos ver grandes avivamentos na história, sempre orquestrados e guiados pelo Cabeça da Igreja, Jesus Cristo. Homens piedosos, que não se desviavam da sua missão de ser sal e luz dessa terra insípida e envolta em trevas. Desde os apóstolos, seus discípulos, os pais da igreja, os pré-reformadores, os reformadores, os avivados, aqueles do coração aquecido. Uma infinidade de homens que durante a história fizeram a diferença.

Porém de tempos em tempos enfrentamos um grave esfriamento da igreja, como por exemplo quando os cristãos decidem criar uma pequena comunidade em Jerusalém e só são dispersos pela grande perseguição, ou quando o império romano adota o cristianismo como religião, cessando a perseguição, criando um período de graves desvios doutrinários culminando no surgimento nos reformadores, e após muita luta conseguem se desvencilhar das falsas doutrinas, porém, mais tarde os países europeus passam a adotar o protestantismo como religião oficial causando assim um novo esfriamento.

No século passado tivemos grandes avivamentos, da rua Azuza aos movimentos de santidade, os esforços evangelísticos, a quebra de paradigma dos países católicos. Mas hoje passamos por um novo período de esfriamento. Nunca houveram tantos shows, tantos pregadores e tantas festas religiosas, mas também nunca houve tantas heresias infiltradas em nosso meio, e é por isso que dizemos que o show tem que parar. E o que está errado?

1. A igreja contaminou-se pela cultura do consumo
Essa cultura fortemente ligada ao capitalismo cada vez mais crescente no mundo todo tem influenciado determinantemente o cristianismo. Todas as coisas relacionadas a fé cristã são pensadas hoje para que o conforto dos seus seguidores seja maximizado. Desde catedrais monstruosas, mais luxuosas que shopping centers, até eventos que procuram entreter toda a família. Vivemos um grande comércio de tudo que é relacionado a igreja, são avalanches de músicas, cantores, shows, eventos, feiras, roupas, livros, filmes e o pior, com preços fora da realidade e qualidade mais do que questionável.

2. A igreja não sofre mais perseguições
Isso não deveria ser um problema, mas como citei anteriormente, a falta de perseguição faz a igreja acomodar-se e embora muitos digam hoje que somos vítimas de perseguição religiosa, estamos muito longe disso. Temos liberdade em dizer que somos evangélicos, temos liberdade para pregar para qualquer pessoa, porém não usamos essa liberdade para de fato propagarmos o evangelho, talvez por vergonha ou timidez, talvez por falta de interesse, talvez porque é mais cômodo deixar isso na mão daqueles que tem ‘chamado’ para isso – pastores, missionários, evangelistas, etc. Fato é que quanto menos perseguição, mais acomodados nos sentimos. Os shows servem para desviar nossa atenção do que realmente é importante.

3. A igreja é tão grande no Brasil, mas não causa impacto social
Os grandes avivamentos foram marcados por profundas transformações sociais nas comunidades que faziam parte, temos notícias de cidades e até mesmo países inteiros em que o nível de criminalidade baixou, centros de bebedeira e prosituição sendo fechados, pessoas se convertendo ao Evangelho nas ruas, a educação se proliferando, o conhecimento sendo expandido. Porém o que vemos na sociedade brasileira é que o número de evangélicos cresce largamente, porém o número de escândalos financeiros e políticos também. Grandes líderes cristãos sendo seduzidos pelo poder e pelo dinheiro, casos de abuso sexual e diversos tipos de crimes surgindo no seio das instituições religiosas. Níveis cada vez mais altos de iniquidade no meio do povo. Enquanto o show continua as pessoas esquecem da sua verdadeira vocação como cristãos, ser testemunha de Deus nessa terra.

4. A igreja está infestada de falsos mestres
A cada dia que passa surgem novos falsos mestres na igreja evangélica, gente capaz de vender lenços com seu suor e até aqueles que vendem unções financeiras. São tantas as heresias e interpretações equivocadas que fica a cada dia mais difícil apontar líderes realmente comprometidos com a Palavra de Deus e não com seus mega-impérios. Os meios de comunicação foram inundados por esse tipo de pregação triunfalista, de uma fé unicamente utilitária e de um deus que existe apenas para satisfazer nossos prazeres. Macumbaria evangélica sendo praticada com rituais cheios de misticismo e distanciados do verdadeiro poder de Deus. Músicos e cantores que abusam do mercado gospel, fazendo músicas que basicamente são feitas para vender milhares de cópias, dizendo que são consagradas a Deus, mas seu verdadeiro deus é mamom. Se o show não parar muita gente ainda vai abusar do nome de Deus para ficar rico.

5. A igreja é usada para fins políticos
Não são poucas as igrejas que exploram a ignorância de seus fiéis, transformando seus púlpitos em palanques, amedrontando o povo com histórias falsas e absurdas que os levem a votar em seus candidatos. Aqueles mesmo que oram ao receber uma propina, os que levam dinheiro ilegalmente no meio de bíblias, que votam a favor de projetos apenas quando estes são de acordo com seus interesses particulares e/ou partidários. Enquanto estamos entretidos pelo show não conseguimos distinguir consciência política de compra de voto.

Voltemos ao evangelho puro e simples! O show tem que parar!

Fonte: Blog Entendes?

Anúncios

10 comentários em “Porque o $how tem que parar

  1. A ADORAÇÃO MUSICAL OU LOUVOR?
    ACHO ÓTIMOS SEU TEMAS, OS LEIO SEMPRE CONCORDO COM ALGUNS,DISCORDO DE POUCOS, MAS SEMPRE VEJO CONSITENCIA.
    AMADA DE DEUS: AINDA EXISTEM CABEÇAS PENSANTES… GRAÇAS A DEUS.

    VOU RELATAR O QUE ME ACONTECEU, NUM “SHOW GOSPEL” DE “PEDIÇÃO” DE DINHEIRO ONDE FUI O “POPSTOR” SEM SABER.
    OU COMO DIRIA UM CONJUNTO MUSICAL DO MEU TEMPO: ” ENTREI DE GAIATO NO NAVIO..” DO PARALAMAS DO SUCESSO

    CERTO DIA ME OCORREU O DESPRAZER DE IR A UMA IGREJA MINISTRARE OUVIR O “CREU ‘ GOSPEL, EU VOU EM QUALQUER IGREJA QUE ME CONVIDAREM E NÃO COBRO PRA PREGAR( SOU CRITICADO PELOS COLEGAS POR ISSO!!!).
    ACEITANDO DE BOM GRADO, SEMPRE VOU EM QUALQUER LUGAR COM CARINHO E COM AFETO, CUMPRI O COMPROMISSO DE UM CONVITE PARA ATENDER UM EVENTO DE UM GRUPO DE JOVENS, FUI AO CULTO.
    CHEGANDO LÁ VERIFIQUEI QUE NAÕ HAVIA O COSTUME DO PALETO/GRAVATA; E PARA FICAR MAIS A VONTADE E NÃO CONSTRANGER A JUVENTUDE TIREI O MEU, DOBREI A CAMISA, TIREI A GRAVATA; TENTANDO ME ADEQUAR AOS COSTUMES POR QUESTÃO DE EDUCAÇÃO.
    COMO TENHO POUCO MAIS DE 40 ANOS E COMO MINHA ESPOSA É JOVEM COM 26, DÁ COM UM POUQUINHO DE BOA VONTADE PRA EU ME PASSAR POR JOVEM, E DESTE MODO POR EDUCAÇÃO FIZ UM “JOGO DE CINTURA’ NA ESPERANÇA DE SER AGRADÁVEL, SENDO EDUCADO.
    O CULTO FOI UMA BENÇÃO, ORGANIZADINHO, COM ORDEM, SAUDAÇÕES, APRESENTAÇÃO DE VISITANTES, ENTRADA DAS BANDEIRAS, HINO NACIONAL, LOUVORES DA HARPA CRISTÃ, TUDO ISPSI LITERIS COMO VEMOS NA GRANDE MAIORIA DAS IGREJAS, LOUVOR DOS JOVENS COM MUSICAS DO MOMENTO ACOMPANHADAS DE VIOLÃO, GUITARRA, BATERIA TUDO TRANQUILINHO, SEM NENHUMA NOVIDADE.
    A MINISTRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS FOI COMO TEMA ATOS DOS APOSTOLOS CAP 2 VV 1 A 4, TEMA DE FÁCIL ENTENDIMENTO, CONHECIDO, LIDO E RELIDO PELOS JOVENS DE QUALQUER IGREJA, QUE FALA SOBRE O ESPIRITO SANTO, UM TEMA SIMPLES COM UMA MENSAGEM AGRADAVEL, E DE EFICÁCIA: PRÁTICO E SEM SUBTERFÚGIOS, MENSAGEM PARA EVANGELISMO.
    AGORA QUE VEM A SURPRESA, DEPOIS DE MINISTRAR 25-30 MINUTOS AO FAZER O FECHAMENTO COM A CONCLUSÃO, SOLICITO AUTORIZAÇÃO DO APOSTOLO PARA CHAMAR A JUVENTUDE A FRENTE PRA ORAR, UNGIR, MINISTRAR,E O QUE NÓS DA “VELHA GUARDA” CHAMAMOS DE “FAZER O APELO” OU CONVITE.
    QDO CHAMO A JUVENTUDE PRA ORAR A FRENTE, O “DJ”- ELES CHAMAM ASSIM!!- ME PÕE UM SOM FUNK COM LETRA, ARRANJO, MELODIA MUSICAL IGUALZINHO DO CREU, E AS MENINAS COMEÇAM A DANÇAR COM DEDINHO NA BOCA E CARINHA DE ‘PIRIGUETE’ OLHANDO PRA MIM PRA RECEBER A UNÇÃO.

    PRA VC LEITOR PODE PARECER ENGRAÇADO A CENA MAS FOI ALTAMENTE CONSTRANGEDOR, E DE REPENTE PRA PIORAR MAIS ME VEM UM MONTE DE MOCINHAS DE 14, 15, 16 ANOS COM CALÇA CINTURA BAIXA DESSAS TIPO “GANG”, E DUAS OU TRES DE CALÇA BRANCA OU DESCOLORIDA NÃO SEI E SALTO ALTO REBOLANDO ATÉ NO CHÃO COM AS MÃOS NA CINTURA RECEBER O BATISMO COM ESPIRITO SANTO, E PRA DEIXAR O CLIMA MAIS TENSO AINDA, O DJ SOLTA UMA FUMAÇA DE GELO SECO COM LUZES COLORIDAS DE BOATE DE 5ª E O ANIMADOR/PASTOR/APOSTOLO ME DIZ ASSIM: ” O HOMEM É UNGIDO” PÕE A MÃO NELE PRA PEGAR UNÇÃO. E EMENDA UM ; “VAMOS RECOLHER UMA OFERTA DIGNA PRA PAGAR O CONGRESSO, SÓ QUERO DE 100 PRA CIMA , DE MIL HEIN” MEU DEUS DO CÉU O NEGÓCIO COMEÇOU A FICAR ESTREITO, UMA ANARQUIA GERAL, OBREIROS PASSANDO UM LENÇOL, GENTE JOGANDO DINHEIRO, RELOGIO, CORRENTE E O APOSTOLO PEDIDNO MAIS DINHEIRO E O “FUNKÃO” AGORA ERA RITMO “TATI QUEBRA BARRACO GOSPLESL”, CANTANDO ASSIM: ” TÁ TUDO ABENÇOADO, TÁ TUDO ABENÇOADO”( JÁ OUVIU ISSO???), EO DJ GRITAVA DEEM TUDO DEEM TUDO, UM ABSURDO UMA LOUCURA, UM FRENESI.

    VIROU UMA HISTERIA, CAIU UMAS DUAS RODOPIANDO E EU NÃO PODIA POR AS MÃOS SOBRE AS DEMAIS MENINAS SE NÃO MANIFESTAVA AINDA MAIS ‘DAQUILO” MANIFESTOU UM MONTE.

    A MÃE DE UMA DAS “SANTINHAS”, UAM SENHORA DE 35 ANOS DESCOBRI DEPOIS, FALAVA GLÓRIA E DANÇAVA EM LINGUAS COM UMA SAINHA QUE CABIA NA MINHA MÃO.

    CONCLUSÃO: TIVE DE LEVAR UMAS 4 MOÇAS PRA SALA DE ORAÇÃO E PEDIR PRA MINHA ESPOSA EXPULSAR.
    NAÕ FIQUEI PRA DAR AUTOGRAFOS( TEM ISSO AKI NO INTERIRO IRMÃ), ENTREI NO CARRO FECHEI O VIDRO E SUMI SEM NEM ME DESPEDIR DA IGREJA.
    NUNCA MAIS IRMÃ NUNCA MAIS, DAS PROXIAMS VEZES QUE RECEBER CONVITES ENTRO NA NET PRA VER A IGREJA ANTES DE ACEITAR, VISITO INFORMALMENTE PEÇO REFERENCIAS. SÓ POR DEUS
    PS: obviamente me reservo ao direito e jamais vou dizer nome da denominação, nem cidade, nem nomes de onde ocorreu o evento

    UM ABSURDO.

    PR CLAUDIO ACCONCI
    prclaudio-acconci@bol.com.br
    pastoracconci.blogspot.com
    12 3672 34 47
    12 9725 82 23

    Curtir

  2. Moacir Teles Maracci
    14/09/2010

    Este texto é muito didático, qualquer pessoa devidamente abençoada entende, portanto eu também sinto a necessidade de um verdadeiro cristianismo, capaz de resgatar o espírito de comunidade e da partilha. O Espírito Santo só pode mover nesse ambiente de verdadeira cordialidade, onde o amor ao próximo realmente acontece e sem riscos de desobedecer o famoso primeiro mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas. Creio que o homem não é “coisa”, mas o sopro de Deus, portador da missão de transformar esse mundo, não fechar os olhos (como vemos as recomendações em cultos). Embora falte muito a mim para ser considerado um verdadeiro (?) evangélico, deixo claro aqui que o cristão tem que ser um indivíduo engajado em grandes causas humanas, como aliás fazem o jovem casal Paulo e Vera. Tento, com minhas limitações aprender um pouco com eles, mas nem de longe tenho a coragem e o desprendimento desses irmãos. Quando fico contrariado com certas práticas de púlpitos, fico triste, indignado, mas me fecho, até porque em minha casa sou o único “dissidente” nesse ambiente “evangélico” doméstico. Mas, espero em Deus, peço a Ele, que me dê maior capacidade de “estranhamento” a isso que parece “normal” no meio gospel, a mesma capacidade, pelo menos, que sempre tive no plano político. Sei que aqui não é o momento, mas meu voto é pela continuidade de um projeto político que incluiu milhões de brasileiros para além do limite da dignidade humana. Em uma sociedade de classes e interesses como a capitalista, os cidadãos devem tomar posição, inclusive e principalmente os que se vêem como evangélicos. Nada de ficar de braços cruzados, “esperando em Deus”, por que Ele não fará nada que cabe ao homem real e atuante fazer. As portas são abertas por Deus, mas as lutas virão. É só ler o livro de Atos para constatar isso. Graça e Paz! Moacir

    Curtir

  3. Matheus Soares
    14/09/2010

    Olá Vera,

    tremendo privilégio ter meu texto publicado no seu blog, mas mais importante que isso é que continuemos combatendo o $how e promovendo a volta ao Evangelho puro e simples.

    Agora preciso compilar tudo o que aconteceu na feira e colocar no blog.

    Abraço!

    Matheus Soares
    http://entendes.blogspot.com

    Curtir

  4. SANDRA SOUSA
    14/09/2010

    MUITO, MUITÍSSIMO BEM EXPLICADO PORQUE O $HOW TEM QUE PARAR. PERFEITO. QUERO FAZER UM PEDIDO, É QUE ESTÁ MUITO DIFÍCIL DE LER OS ARTIGOS COM FUNDO PRETO E LETRA BRANCA TÃÃÃO PEQUENININHA, E TB O FUNDO CINZA COM LETRINHAS TÃÃÃO MIUDINHAS. TENHO TIDO MUUUITA DIFICULDADE PARA LER OS COMENTÁRIOS. ALGUÉM PODE AJUDAR? PROVIDENCIEI GRAU 2,75 MAS AINDA ASSIM ESTÁ MUITO DIFÍCIL. MUITO MUITO GRATA.

    Curtir

  5. SANDRA SOUSA
    14/09/2010

    AH, SÓ PARA FICAR CLARO, A LETRA DO TEXTO ESTÁ ÓTIMA. É SÓ NA SESSÃO DO ÍNDICE (ARTIGOS) E NA DOS COMENTÁRIOS, POR EX ABAIXO DO DEIXE UMA RESPOSTA, NÃO CONSIGO LER NADA. MAIS UMA VEZ SOU GRATA PELA ATENÇÃO DE CADA UM. BY.

    Curtir

  6. Nova Reforma
    20/09/2010

    Olá companheira, somos um grupo reformista aqui de minas gerais e estamos vibrando com as idéais de vocês…
    Se precisar de qualquer coisa, estamos aqui.. temos uma editora que montamos para divulgar livros reformistas.. nao cobramos nada….

    A paz do Verbo
    http://www.francisvagner.wordpress.com

    Curtir

  7. Matheus Soares
    02/10/2010

    Oi Vera!

    demorou mas saiu:

    Minha visão sobre a Expomamom 2010 – As bizarrices http://goo.gl/fb/w2eJh

    Abcs!

    Curtir

  8. Assad
    21/10/2010

    O que simplesmente posso dizer, é que Deus os abençoe agora e sempre! pela atitude de verdadeiros “cristãos” que voces são, mais uma vez Deus os abençõe.

    Curtir

  9. Paulo
    23/10/2010

    Vocês viram o que o site dos membros da Renascer disseram sobre a marcha para jesus de são bernardo?

    Título: Marcha para Jesus de São Bernardo é sinonimo de vergonha

    http://folharenascer.webnode.com.br/news/marcha%20para%20jesus%20e%20vergonha%20em%20s%C3%A3o%20bernardo%20do%20campo/

    Curtir

  10. Pb. Anderson
    11/12/2010

    Querida estrangeira,

    Tenho visto muitas manifestações do “Voltemos ao evangekllho puro e simples” em marchas para Jesus. Gostei muito desta idéia e acho que cabe a nós mesmos protestarmos contra este “novo evangelho” que temos visto nestes dias, para que os olhos de muitos sejam abertos. Gostaria de saber se há algo preparado para Joinville SC, e se tiver pode contar com meu apoio, se não tiver, pode contar com meio apoio também para fazer uma mobilização neste sentido, para que voltemos ao evangelho puro e simples!

    Um abraço

    Pb. Anderson
    Igreja Evangélica Assembléia de Deus

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: