Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Um dia no Ágape da Ap. Neuza Itioka


Ontem foi o primeiro dos três dias de seminário de batalha espiritual no Ministério Ágape, da Ap. Neuza Itioka. Como cremos na simplicidade e pureza do Evangelho, onde não é preciso citar nominalmente cada demônio, encher a pessoa de óleo, não cruzar braços e pernas e muito menos confessar todos os pecados seus e dos seus antepassados para que os cristãos sejam libertos, fomos estender nossas faixas em frente ao ministério, na esperança de que o Espírito Santo complete a obra de esclarecimento e libertação daquelas vidas, tanto de pastores quanto das ovelhas que buscam o local.

Por volta de 18:45h estendemos a primeira faixa (do outro lado da rua, claro): “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo 8.36”. Acreditem se quiser: a simples menção desse versículo fez com que os pastores e intercessores saíssem a porta, demonstrando preocupação e nervosismo. Um de nós colocou-se ao lado do ministério, em frente a um comércio, com a intenção de distribuir panfletos aos que chegassem. Dois seguranças, um deles à paisana postou-se à nossa frente, com olhar intimidador e frases e risadas:

– Essa turma vai apanhar muito! Rá rá rá. Eles vão levar um pau!
– Você tá participando dessa palhaçada? (para o dono do comércio, por ele ter permitido nossa presença)
– Agora vai começar o show! (quando começamos a filmar)

Além dos seguranças, alguns pastores ficavam de um lado para o outro, com ar nervoso. Falavam ao telefone, chegavam perto de nós, voltavam, nos encaravam. De repente, uma pastora ou intercessora, sei lá, jogou óleo em nossa direção. Não nos acertou, mas sua intenção talvez fosse de nos “espantar” pelo poder do óleo. Aliás, todos que chegavam tinham que ser ungidos na testa e nos ouvidos antes de entrar no recinto. A explicação para esse ritual é de que, ungindo essas áreas, o fiel teria sua mente “liberta” para receber os ensinos deles, e os ouvidos “destampados” para ouvi-los. Mas aí fica uma dúvida: então não seria correto que todas as igrejas adotassem essa prática, para que os crentes absorvessem melhor as pregações? E em qual passagem bíblica Jesus, ou os apóstolos, ungem partes do corpo com esse intuito, de libertar de demônios?

Por volta de 19:15h chegou mais um pessoal do nosso grupo, e só então estendemos a faixa do “voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar”. Aos poucos ia aumentando o fluxo de fiéis, e os panfletos passaram a ser mais distribuídos. Um dos pastores falou “chama a polícia”, e coincidência ou não, um tempo depois uma viatura passou lentamente por nós, mas nem parou, só leu as faixas. Isso ocorreu duas vezes. Então começamos a filmar, mas com muita cautela, pois tudo indicava que, pela demonstração de truculência dos seguranças aliada ao expresso nervosismo dos pastores, pudessem tomar nossa câmera, ou fazer coisa pior. Por isso, pouca coisa foi filmada, mas será disponibilizada em breve, tão logo o Pablo conclua a edição do material.

Se o pessoal do Ágape ficou claramente incomodado com nosso protesto silencioso, a vizinhança demonstrou grande apoio. O comerciante ao lado nos permitiu estar lá, sendo inclusive muito gentil (e olha que estávamos lá panfletando, e são poucos os que gostam que panfletem em frente ao seu estabelecimento). Outros vizinhos perguntavam do que se tratava e elogiavam o movimento. Um rapaz portando flores ficou indignado quando soube da repressão que estávamos sofrendo: “se tivesse uns cinco bebendo cerveja, fazendo algazarra, ninguém faria nada. Como vocês estão falando da Bíblia, o pessoal fica com raiva”.

Umas 19:30h resolvemos mudar a pessoa que panfletava para o outro lado, em frente a uma residência. Aparentemente, a maioria dos fiéis estava vindo daquela direção. Foi quando foi possível observar com mais nitidez o que ocorria na entrada do Ágape: a pessoa portando o panfleto era levada a entregá-lo nas mãos daquela pastora/intercessora que passava óleo nas pessoas. Assim, provavelmente ninguém teve acesso aos panfletos, que foram devidamente censurados pelo pessoal do Ágape, e devem hoje ter sido o combustível da “fogueira santa” deles.

Enfim, mesmo sabendo que os panfletos estavam sendo recolhidos, continuamos entregando. Sinceramente, demos graças a Deus, pois mais esse ato confirmou o caráter reacionário, autoritário, absolutista desse ministério, que se diz de “libertação”. Na verdade, o que fazem é o aprisionamento ao sistema religioso deles.

O site Discernimento Bíblico aponta, num artigo, as características de uma seita. Eu os incentivo a lê-lo integralmente, mas aqui destaco uma das características:

“Pode levar tempo para eles ganharem poder sobre o novo convertido, mas consequentemente acontecerá. Controle é entendido por subjugar e pode cobrir a maioria dos aspectos das vidas dos seguidores: códigos de vestuário, atividades, finanças, tempo, posses e relações. Eles podem ditar ao membro o que ver, o que fazer, qual é a coisa certa para dizer e como dizer. Podem ser experimentados vários graus de controle, de manipulação sutil até a ordenação descarada. Eles esperam obediência rígida dos membros sobre o tempo e atividades – envolvendo seus seguidores fisica e emocionalmente, drenando atividades e deixando pouco tempo para privacidade e reflexão, ou para questionar a sua autoridade. Esperando o momento para mostrar isso quando todos estão juntos, e tudo normalmente é feito em grupos.

O método de controle que é usado normalmente é o MEDO de desagradar a Deus, o líder ou ambos. Medo de rejeição, castigo, perda da salvação, perder o arrebatamento, indo para o inferno. Culpa, temor e intimidação são armas que mantém a lealdade e devoção ao grupo.
Intimidação e acusação são freqüentemente usadas. Por exemplo, qualquer questionamento a autoridade é tratado como rebelião, e não como confiança. Eles suprimem perguntas e as conformam ao comportamento do grupo. Eles desencorajam pensamento crítico ou racional e perguntas que eles responderão com comentários do tipo, “Satanás é a causa de toda a dúvida; ele está escondendo de você a verdade”, ou levará tempo para entender as profundezas de Deus. Pensamento crítico é desencorajado sendo chamado de orgulhoso ou pecador ou rebelde. Nenhum pensamento independente é encorajado.”

Tristemente, essa dominação cega é uma das armas dos ministérios de libertação e cura interior, inclusive do Ágape. Contraditoriamente, Jesus pregava a liberdade, e Paulo nos admoestava a sermos críticos dos ensinos religiosos (ser como os de Beréia). Para a Ap. Neuza Itioka e seus liderados, olhar para seus ensinos com olhar bereano é ser do diabo, e é um comportamento a ser combatido. Vozes bereanas, para esse e outros ministérios, precisam ser caladas a todo o custo, senão vai que as ovelhas passam a ter senso crítico também, e passam a buscar as verdades nas Escrituras, ao invés de confiar cegamente em seu “mentor espiritual”?

Enfim, por volta de 20:20h guardamos nossas faixas. Lá dentro, uma cantoria em volume altíssimo, acho que para libertar todos os quarteirões à volta. Só Deus para libertar de verdade aquela gente.

Em tudo isso, o que me deixou mais feliz é que fomos impedidos de fazer qualquer coisa. Os panfletos, que seriam nossa “arma” por citar alguns desvios doutrinários do Ágape, ao que parece não serão lidos por ninguém. Assim, se dos que foram ali buscar libertação, uns poucos conseguirem se desvencilhar das grossas amarras do misticismo e superstição gospel, o serão por total ação do Espírito Santo. A Deus, toda a honra e toda a glória para sempre.

Infelizmente, o $how está muito longe de parar. Mas somos persistentes, continuaremos nessa luta por amor a Cristo, mesmo sendo ultrajados pelos homens.

21 comentários em “Um dia no Ágape da Ap. Neuza Itioka

  1. Welandro
    26/02/2011

    Impressionante a coação de quem diz seguir a verdade.
    Eu dou glória a Deus pela vida de vocês e maior é a recompensa que Deus dará a vocês por levarem a mensagem do evangelho puro e simples.

    Sofrendo como Pedro, perseguidos como Paulo, mas vitoriosos como Jesus!

    Deus os abençoe! Venham à Brasília. Precisamos de vocês aqui também!

    A Paz do Senhor!

    Curtir

  2. Valmira
    28/02/2011

    É realmente de se questionar ao ver tudo isso, mas a única explicação que há é a falta de conhecimento da palavra de Deus entre os cristãos que leva a essa cegueira desenfreada da fé crsitã.

    Curtir

  3. Josef
    28/02/2011

    Parabéns pela audácia! Avise antes pois espero participar também!

    Louvo à Deus pela a dedicação de levar o evangelho pelo amor em Cristo e não por idelaismos, digo isso ao ver o amor de vocês em despertar naquele povo a verdade!

    Vocês e aquele povo cego estarão em minhas orações, que Deus nos ajude!

    Josef

    Curtir

  4. Dani
    02/03/2011

    Obrigada por conseguir estar sempre antenada, antecipar-se aos esdruxulos acontecimentos da (GALUT) fantasia gospel, ter esta fina sintonia com o Papai do Céu e ser desbravadora, corajosa. Não sentir medo algum de ser “queimada viva”.
    Assim são os reformadores e pagam com a própria vida para que andemos em ARREPENDIMENTO e vivamos a boa e velha CRUZ.

    “A evangelização que traça paralelos amistosos entre os caminhos de Deus e do homem é falsa,
    anti-bíblica e cruel para as almas dos ouvintes….
    Não podemos alimentar a ideia de que fomos comissionados para tornar Cristo agradável …
    Não somos diplomatas; somos profetas, e nossa mensagem NÃO é uma aliança, um acordo, e SIM um ultimato.” A.W.Tozer

    Extraído de Man, the dwelling place of God (O homem, habitação de Deus), 1966.

    Curtir

  5. LUCIENNE SILVA
    02/03/2011

    PAZ QUERIDOS!…INFELISMENTE ISSO É UMA REALIDADE MUITO TRISTE DA QUAL EU QUASE FIZ PARTE…MAS A PALAVRA DO PAPAI QUE ESTA EM NÓS É VIVA E NÓS SABEMOS EM QUEM TEMOS CRIDO E A MESMA ME ABRIU OS OLHOS A TEMPO;GLÓRIA A DEUS…É MUITA MANIPULAÇÃO E MUITO CACIQUES E POUCO SERVOS VERDADEIROS…MAS DEUS ASSIM COMO MOSTROU A MIM,CREIO QUE MOSTRARÁ AOS DEMAIS QUE ESTÃO LÁ DENTRO…NO QUE DEPENDER DE MIM,FAREI O MESMO QUE VCS;GRITAREI E MOSTRAREI COM A PALAVRA…QUE DEUS TENHA COMPAIXÃO DO POVO dELE…CHERINHO NOSSO…SHALOM ADONAY

    Curtir

  6. SANDRA SOUSA
    07/03/2011

    REFLEXÃO E PRIVACIDADE COM DEUS É NECESSÁRIO. PQ O BOICOTE DOS PANFLETOS? PQ AS AMEAÇAS DOS “seguranças”? PQ O NERVOSISMO DOS PASTORES? QUE VERGONHA, TRISTEZA E IMENSA PERDA DO PRECIOSO TEMPO.
    OS DIAS SÃO MAUS E OS TEMPOS TRABALHOSOS… MUITOS VIRÃO PARA VOS ENGANAR… O VERDADEIRO EVANGELHO, O PURO E SIMPLES EVANGELHO DO PODEROSO, ÚNICO, PURO E SIMPLES SENHOR ESTÁ SENDO PAULATINAMENTE ENEVOADO POR “SESSÕES DE DESCARREGO” DE MÍSTICOS GOSPEL “INDISPENSÁVEIS” NA VIDA DE ALMAS SEDENTAS, PERDIDAS E CONFUSAS, AO INVÉS DE ATUAREM DE FATO COMO VERDADEIROS EMBAIXADORES DE CRISTO AQUÍ NESTE MUNDO TENEBROSO, FAZENDO COM QUE CREIAM QUE DEVEM DEPENDER ÚNICAMNETE DO SENHOR DOS SENHORES. O ESTRELISMO, O ENALTECIMENTO A SÍ COMO O SALVADOR TEM AUMENTADO DIABÓLICAMENTE. ACONSELHAMENTO, ADVERTÊNCIA, ADMOESTAMENTO, ORAÇÃO EM GRUPO, JEJUM, ESTUDO DA PALAVRA, APLICAÇÃO DELA, TUDO ISSO É NECESSÁRIO; MAS, É IMPRESCINDÍVEL LEMBRAR Q O COADJUVANTE É ELE, A HONRA, A GLÓRIA E TODO O PODER É SEMPRE SÓ DELE E PONTO FINAL.

    Curtir

  7. rosana
    15/03/2011

    porque não nos preocuparmos com as almas que estao perdidas e precisando do evangelho ? o puro e simples evangelho é aquele que socorre os aflitos e ensina o caminho aos pecadores.
    Infelizmente estamos bem longe do puro e simples evangelho enquanto os proprios cristãos se degladiarem entre si .
    De quem será a recompensa /coroa lá na gloria ? sua ? que motiva pessoas a motins ? ou a da Neuza ? Prefiro esperar pra ver naquele dia.
    Falta aos pastores e lideres …TEMOR ! Isso Sim !

    Curtir

    • Josef
      17/03/2011

      Como pregrarão se os que se acham salvos estão “viajando na maionese”?

      De tanto não questionarmos as coisas que os outros “irmãos” estão fazendo que as aberrações não param de crescer e estão entrando até nas igrejas mais sérias!!!

      Ex.: As músicas egocêntricas…

      Estrangeira, posta o vídeo pois tem gente que não acredita que isso está acontecendo…

      Paz

      Curtir

  8. Meus amados, a Bíblia diz que a nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue, e o próprio Jesus tratou de curar Malco(que teve sua orelha ferida por Simão Pedro) quando este havia sido enviado para prender Jesus.
    Se estamos percebendo que pessoas estão usando de má fé o evangelho, devemos como filhos de Deus, orar para que o Pai Celestial venha a julgar a tal situação, pois a Bíblia nos ensina a amar o nosso próximo como a nós mesmos, se falamos que amamos a Deus então devemos orar pelos que estão cegos no evangelho e esperar que Jesus opere a Verdade.
    O Senhor vai separar o trigo e o joio, vamos orar, enquanto estamos lutando uns contra os outros o inferno está ganhando, vamos vigiar.
    A Paz do SenhorJesus á todos nós.

    Curtir

  9. Magno P. Costa
    11/02/2012

    Meus queridos, a bíblia diz em Lucas:11.14-28 que todo reino dividido não subsiste.
    Ao invés de vocês criticarem o ministério da Neuza , vocês deveriam ganhar vidas para o Reino, porque o que ela faz, é ajudar vidas feridase o que vocês tem feito?
    O governo já está aprovando casamentos gays, o governo investe no carnaval, a política é governada homens corruptos, vocês estãos protestando,ou, vocês estão concordando com o que o nosso governo tem feito?
    Jesus não agradou todo mundo, ao invés de criticarem procurem ajudar.Olhem para as pessoas que estão dentro das suas igrejas, belo exemplo que vocês estão dando, raça de víbora, vão se converter.
    Neuza Itioka você é uma benção de Deus.
    Não pertenço ao ministério da Neuza mas, apoio o que ela faz, pois vejo que a igreja de Cristo está ferida e precisa de cura e libertação.

    Curtir

  10. Gabrielly Vidotto
    21/03/2012

    Vocês precisam de Jesus. Sério!
    Deviam ter ficado para a ministração de libertação e cura interior pois estão precisando, E MUITO!
    Que Deus tenha misericórdia!

    Curtir

  11. Maicon
    31/03/2012

    Ministério de Elias não foi o mesmo de moisés O de DAVI nao foi o mesmo de DANIEL o minsterio agape também não e igual aos outros ministério lá e pregado que só o sangue de jesus cristo salva liberta a bíblia manda provar os espíritos quanto tempo de evangelho e vcs não aprenderão ainda o tempo que vcs protestam vcs poderiam evangelizar e ganhar almas pro reino de cristo reino dividido não subsistirá vamos seguir o exemplo de paulo me diz de louco para ganhar os loucos DEUS abençoe

    Curtir

    • Estrangeira
      31/03/2012

      Maicon, os profetas da Bíblia tb poderiam ficar falando apenas de Deus, mas eles ficaram “dividindo o reino” (segundo o que vc disse) ao denunciar os falsos ensinos dos fariseus e saduceus. Lutero e os demais Reformadores poderiam ter dedicado suas vidas para apenas falar do Evangelho, mas eles LITERALMENTE dividiram a Igreja, para que a Verdade fosse pregada. Sim, Maicon, quer queira, quer não, vc tb é membro de uma divisão da igreja (falando em instituição humana, pois a Igreja de Cristo não se divide, ela é única e só prega realmente o Evangelho de Cristo).

      Fique na Paz, e que Deus lhe abra os olhos espirituais…

      Curtir

  12. Maicon
    31/03/2012

    Se vcs não acredita no óleo como vai acreditar que DEUS abriu o mar vermelho kkkk to achando que vcs são ateus desfarcados alguma organização não governamental ateista não sei não viu?

    Curtir

    • Estrangeira
      31/03/2012

      Maicon, a Paz!

      Por favor, mostre-me em qual passagem bíblica o óleo é usado para exorcizar demônios. Na minha Bíblia, ele é usado para a cura de doenças (Mc 6.13, Tg 5.14). Usar o óleo ungido como fórmula mágica de exorcismo gospel é invencionice humana, me desculpe.

      Fique na Paz!

      Curtir

    • Estrangeira
      31/03/2012

      Maicon, o que tem a ver acreditar no óleo com acreditar na abertura do Mar Vermelho?

      Curtir

  13. ALVARO VILLELA
    22/05/2012

    EU FIZ PARTE DESSA HERESIA,ESPERO QUE DEUS LIBERTE AS PESSOAS DESTA IMUNDÍCIE, FOI MEU CENSO CRÍTICO QUE ME LEVOU A SER LIBERTO DISTO. SHALOM!

    Curtir

  14. Anonimo
    17/09/2012

    Um parente está tentando a dois meses me levar para uma sessão libertadora, graças a Deus estou escapando, apesar de ser triste saber que estou escapando devido os ingressos se esgotarem em minutos.
    Não sei se consigo mudar a visão de minha mãe e pode ser que em breve eu tenha que encarar um desses shows.
    Abraço

    Curtir

  15. Fabi
    18/07/2013

    Gente, se vocês acham que há algo errado nisso, orem e peçam que o Espírito Santo traga entendimento a todos nós, mas ficar fazendo protesto não adianta em nada… Peçam entendimento ao Espírito para saberem se essas pessoas estão erradas ou vocês, ficar declarando guerra contra pessoas da mesma crença não é sábio e nem sensato. Somente o Espírito Santo pode nos convencer do pecado e não faixas. Portanto Orem para que a vontade de Deus prevaleça, independente de qual seja ela.

    Curtir

    • Josef
      19/07/2013

      Ficar parado e orando é o que eles querem… para estes casos é preciso dizer o que pensamos, mostrar a eles que diante da palavra de Deus seus frutos são podres e que devem se arrepender do caminho mal!

      Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. João 7:24

      Curtir

  16. Ricardo Mayerhofer
    18/08/2013

    Toda esse situação me lembra uma frase de um famoso apóstolo: “O saber ensoberbece porém o amor edifica. Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como saber.”

    Ao tentar tirar o cisco do olho do nosso irmão devemos examinar a nós mesmos, e remover a trave do nosso. Essa trave claramente é a falta do amor, que só machuca e não edifica. Olhamos os erros teológicos, doutrinários e esquecemos de aquecer o nosso coração com o amor de cristo tanto pelos “justos” como pelos “injustos”. E assim como a trave impede de tirar o cisco, o saber sem estar permeado no amor é em vão e não gera mudança.

    Complementando deixo a resposta de um grande amigo sobre uma situação semelhante no final dessa mensagem. E convido a darem mais um passo em direção ao evangelho simples:

    “Por que vós, irmãos, fostes chamados à liberdade, porém não useis da liberdade para dar ocasião a carne, sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Por que toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos”

    Deus os abençoe.

    ” Fala, Hehehe achei engraçado sua fúria.
    Mesmo assim, acho difícil causar essa reflexão – mesmo que tenha sido sua intenção mais pura – porque você menosprezou a crença da comunidade.
    Ofender a liderança do pastor, criticar a questão política dentro da igreja e não ter deixado nenhuma compensação de respeito ou amor não dá espaço nenhum para reflexão 🙂

    E você mesmo, por ter feito parte da comunidade, que já compartilhou de crenças semelhantes, mesmo que você tenha mudado sua opinião, como eu mudei muitas, deveria ter demonstrado o amor. Outras pessoas não mudaram. E por que deveriam mudar?

    Não devemos tomar essas pessoas como ignorantes. Ignorantes todos nós somos em nossas limitações. …”

    Curtir

Deixe um comentário