Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Protesto na Expocristã (ou Expomamom?) 2011 em São Paulo – O $how tem que parar!


Sábado, dia 25 de setembro, estivemos na Expomamom o Paulo (blog As Pedras Clamam), o Josef, o Pr. Paulo Macedo e sua esposa Luciana (Comunidade Cristã Ebenezer), o Teophilo Noturno (blog Este Mundo Jaz no Maligno), o Laudinei (blog Exemplo Bereano), o César (que conhecemos na feira) e eu, vestindo camisetas com os dizeres:

Voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar (frente) e
O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé. I Tm 6:3-10 (costas)

O que vimos na feira foi tudo o que vimos nas edições anteriores: alguns poucos ministérios sérios em estandes pequenos, e muitos mega-estandes com fotos gigantes dos donos dos seus ministérios ou dos artistas gospel a serem vendidos no local. Vendidos sim, pois tente chamar algum deles para pregar ou louvar de graça em sua igreja, para ver a resposta atravessada que receberá, afinal:

“Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, BEM PAGO dai.” (essa é a nova versão gospel de Mt 10.8)

A Expocristã é um terreno fértil para toda a espécie de idolatria humana e de mistificação de objetos, ritualizando e tornando inacessível aos pobres mortais não ungidos apóstolos ou pastores o encontro com o Cristo ressurreto. Para facilitar tal encontro, não vale clamar pelo nome de Jesus, mas comprar uma infinidade de artefatos gospel, que vão desde o óleo de unção a shofares, cd’s de artistas gospel e pregadores diversos a vestimentas específicas para os crentes, de livros de auto-ajuda pseudo-cristãos a bíblias dos mais diversos tipos, uma específica para cada necessidade do ser humano.

A moda da gospel elegante

É bíblia da oração, da vitória financeira, das promessas, da batalha espiritual, da mulher, do homem, do adolescente, disso, daquilo. É bíblia para todos os gostos e todos os desejos. Por incrível que pareça, conseguiram transformar até a Palavra de Deus num artigo de mercado, feito para agradar a diversos públicos, dando ênfase aos versículos que agradem aos olhos e ouvidos dos leitores. Se antes havia bíblias de estudo, hoje podemos dizer que há também bíblias de consumo, feitas para vender bem e bem remunerar seus editores.

Da mesma forma, há livros cristãos muito edificantes, porém há aqueles feitos especialmente para suprir a demanda do movimento gospel do momento. Livros de batalha espiritual e teologia da prosperidade devem estar no topo das vendas, pois são os assuntos preferidos do mundinho gospel. E há ainda a onda de ganhar dinheiro contando seu testemunho, ocasionando a propagação de inúmeros livros, cd’s e dvd’s de pregadores contando seu passado nefasto (porque se for um passado normal não tem a menor graça gospel). Deus se esquece do nosso passado pecaminoso, mas nós nos lembramos dele a todo o momento porque isso pode ser bastante lucrativo.

Não somos contra bíblias, livros cristãos, cd’s e dvd’s. Somos contra a utilização da Palavra de Deus como objeto de mercantilização. Somos contra os excessos em nome de Jesus. Somos contra o comércio das coisas sagradas. Somos contra a idolatria aos líderes-todo-poderosos.

Sempre devemos nos perguntar: se Jesus estivesse hoje na Expocristã, o que faria? Usaria do chicote, como fez com os mercadores do templo?

Se somos seguidores de Cristo, devemos agir como Ele agia, inclusive sendo contra o que Lhe era abominável. Não consigo enxergar Jesus passeando na Expocristã e ficando numa fila para pegar autógrafo de um líder fariseu famoso ou mesmo tirar uma foto com o político da vez. Vejo Jesus, ao invés disso, discursando como fazia no templo, justamente contra a teologia nefasta desses fariseus, e abraçando os mais pequeninos, aqueles que não têm os dez reais necessários para pagar a entrada no paraíso do consumo gospel.

Falando em paraíso gospel, descobri na Expocristã que o paraíso é logo ali nos Estados Unidos, onde haverá um evento com grandes personalidades do mundinho crente, e onde promete-se “dez dias de muita música e alegria em Orlando, um dos lugares mais divertidos do planeta” (para o crente próspero que, abençoado, pode pagar – vide minuto 3:00 no vídeo). Enquanto se divertem, um pastor está para ser executado no Irã, e tantos mais estão misteriosamente desaparecidos ou sofrendo verdadeiras perseguições em várias partes do mundo. Enquanto se divertem, milhares estão morrendo na Somália de fome (e nossos líderes arrecadando milhões para “evangelizar”, ou melhor, aumentar seus impérios gospel). Enquanto isso, fechamos o vidro do carro ao nos aproximar do farol, para não ter que encarar o olhar triste daquele menino que poderia ser nosso filho (mas, desgraçado, não é, então não é problema nosso como igreja).

VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLES
O $HOW TEM QUE PARAR

Anúncios

8 comentários em “Protesto na Expocristã (ou Expomamom?) 2011 em São Paulo – O $how tem que parar!

  1. Teophilo Noturno
    01/10/2011

    Apenas complementando esta postagem:

    http://bit.ly/caescegos

    Curtir

  2. Welandro
    02/10/2011

    Meu sonho é usar uma camiseta dessa por aí como vocês!

    Deus os abençoe. Ai de nós se não pararmos para pensar melhor.

    A Paz do Senhor seja com todos vós.

    Curtir

  3. Noamordecristo
    20/11/2011

    A nossa luta não é contra carne ou sangue! Eu sei que há muita coisa errada nas igrejas, mas quem vai separar o joio do trigo não somos nós!! A bíblia é bem clara que “não” é nossa função separar o joio do trigo, para que também o trigo não seja arrancado. Portanto não percamos tempo com tais manifestações, fazendo CPIs em nome de Deus, para destituirmos dos cargos eclesiásticos, aqueles que consideramos culpados. Essa é função é do próprio Deus!!! Vamos olhar para a cruz de Jesus, carregar a nossa cruz também, amar a Deus sobre todas as coisas, amar o nosso próximo como nos amamos e não nos esquecer de amar os nossos inimigos (talvez esse último seja mais difícil), contra essas coisas não há lei!
    Deus abençoe, ricamente, sua vida!!!!

    Curtir

    • Teophilo Noturno
      20/11/2011

      Eu não desconfio quem seja “Noamordecristo”, onde o “cristo” dele(a) fica em minúsculas, mas sei que, no amor do Senhor Jesus Cristo, há uma passagem na Bíblia que diz:

      “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.” (1 Coríntios 5:9-13)

      Isso me dá desconfianças que, na “bíblia” dessa pessoa tão “amorosa”, devem estar faltando partes…

      Um desafio a todos que pensam de maneira semelhante:
      http://bit.ly/veredito

      Curtir

  4. Noamordecristo
    20/11/2011

    Não sei se você conhece as regras da língua portuguesa, mas no meio de uma palavra, não colocamos letras maiúsculas!!! “Noamordecristo”, é um codinome, mas nem todo mundo é obrigado a saber as regras da nossa língua, que realmente são tão difíceis!!!!!! E voltando ao meu comentário, não estou te recomendando associar ao que prostitui e etc…, mas deixar que Deus faça o papel Dele, separar o joio do trigo. Sua resposta não é coerente ao meu comentário!!! E por falar no supracitado “BEBERRÃO”, é sabido que em um desses movimentos pós-evangélicos, que critica todo mundo, a galera enche a caneca de cachaça!!! É muito fácil ver o cisco no olho do irmão, sem perceber o trave que está nos próprios olhos!!!!!
    Deus abençoe sua vida, ricamente!!!!!

    Curtir

  5. Noamordecristo
    20/11/2011

    Ah, esqueci! Minha bíblia tá inteirinha! rsrsrsrsr

    Curtir

  6. Randfal
    09/01/2012

    Shalom para todos!

    Existe apenas um caminho para a Igreja: O Caminho da Restauração!
    É trazer a Igreja aos moldes da Congregação do 1° século, descrito no livro de Atos.
    É aproximar a Igreja de Israel, conforme diz em Romanos 11 – enxertados na Oliveira, que é Israel.
    É banir o espírito da “anomia” = vida e evangelho sem Lei, iniquidade.

    Curtir

  7. Braga
    20/03/2012

    É hora da igreja orar! queridos, Deus não precisa de “justiceiros”. Ele sabe exatamente o que fazer e a hora certa para isso. Cuidado para vocês não serem pegos lutando “contra Deus”. Quem são vocês? “os detentores da verdade?” os “justiceiros espirituais?” em que igreja vocês servem ao Senhor Jesus? a vida de vocês também está impecável diante do Senhor? ou vocês é um bando de hipócritas cheios de falhas e erros mas querendo justificar suas falhas, seus pecados, acusam outros e buscam apontar os erros dos outros. A palavra de Deus diz que aquele que diz que não tem pecado, mente… Irmãos ao invés de saírem por aí com uma camisetinha com algumas palavras, vão à igreja orar, jejuar e se consagrar. Acho que vocês querem é APARECER!!!! vigia irmãos, o diabo e o ímpio adoram o que vocês estão fazendo. Queridos… uma dica: deixa o diabo fazer essa parte, isso é coisa dele: criticar, caluniar, difamar… isso é obra do diabo, pode ter a certeza que vocês estão mais agradando ao inferno do que a Deus! Reflita sobre isso…e ore mais!!! o efeito é maior!!! Um grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: