Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

No sábado de aleluia, vão malhar o judas ou os proclamadores do Evangelho puro e simples?


O próximo sábado, para os católicos, é o “sábado de aleluia”. Fui católica desde minha tenra infância, e morava próximo à Av. Lavapés, em São Paulo, a capital da malhação do judas. Nessa avenida, todos os anos os organizadores montam bonecos, simbolizando as personalidades mais detestadas no ano anterior, e a criançada e os adolescentes voam sobre tais bonecos até destruí-los em poucos minutos. Esse evento sempre é manchete da imprensa do dia.

Embora morasse perto, nunca participei desse evento, até porque meus pais temiam pela violência. Mas um dia, eu devia ter uns 9, 10 anos, junto com outras duas amigas montamos nosso próprio judas, que vestia uma blusa com lantejoulas que eu havia ganho mas que detestava, uma calça de uma das meninas, o corpo e a cabeça de jornais. Apelidamos nosso judas com o nome de uma outra menina, considerada “metida”, e nos divertimos a valer enchendo nossa judas com socos, chutes, até enfim esmagá-la debaixo dos nossos pés.

Por que estou contando isso?

No próximo sábado, dia 07 de abril de 2012, haverá o Congresso do Diante do Trono em Belo Horizonte (MG). E nesse dia, alguns lá estarão portando faixas, num pacífico protesto de proclamação da volta da igreja aos ensinamentos de Jesus Cristo, ensinos sem “barganhas com Deus”, sem invencionices humanas, sem tudo aquilo pelo qual Lutero e os reformadores lutaram, séculos atrás, e que estão voltando com força total em parte das igrejas ditas evangélicas.

As faixas, como sempre, terão versículos bíblicos. Não serão versículos que, usados isoladamente por líderes espertinhos, façam alusão à riquezas sem fim ou à obrigação dos fiéis de estarem seguindo cegamente sua liderança, sob pena de estar em pecado de rebelião. Serão versículos que ensinam aquilo que Jesus ensinava: que nosso Reino não é aqui, que devemos dar nossa vida (e isso inclui nossos desejos terrenos) à Cristo, que não mais pertencemos a nós, mas a Ele. Versículos que falam que devemos carregar nossa cruz e segui-Lo. Versículos que ensinam que a Igreja não é covil de lobos salteadores, que não é lugar de troca de bênçãos por dízimos ou ofertas. Que nosso Deus é soberano para fazer de nós o que Ele quiser, não o que nós queremos que Ele faça.

E haverá a faixa “Voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar”.

Há alguma coisa antibíblica nessas faixas? Se houver, por favor, me diga o que, antes de comentar defenestrando esse artigo.

É impressionante que versículos bíblicos e a frase do Voltemos ao Evangelho puro e simples possam provocar, em pessoas ditas renascidas em Cristo e cheias do Espírito Santo, reações como xingamentos, lançamento de maldições, chutes, socos, roubo de faixas. É muito triste que as pessoas não se alegrem com os versículos, com a Palavra de Deus, mas a vejam como algo adversário a elas.

Em qualquer evento ou manifestação com grande aglomeração de pessoas, é lícito estender faixas. Num evento dito evangélico e evangelístico, é igualmente lícito se estender esse tipo de faixas, e isso não configura de forma alguma que quem as carrega queira simplesmente causar tumulto, como podem supor certas lideranças gospel.

Ou será que eles agiriam assim se, ao invés de versículos que coloquem em xeque seus ensinos, as faixas proclamassem “I love DT”, ou “Os Valadão são de Deus”?

Enfim, no próximo sábado haverá cristãos com faixas I love DT, com toda a certeza, e haverá cristãos com faixas com 1 Tm 6.10. As duas manifestações, num Estado democrático de direito como julgamos ser o nosso, são lícitas e importantes, cada uma demonstrando o que entende ser o Evangelho de Jesus.

Porém, tivemos várias denúncias de ameaças que estão sendo feitas contra os que carregarão 1 Tm 6.10 e outros versículos que não agradam aos apóstolos espertinhos de plantão, como se na Bíblia deles não houvesse essas passagens (de repente, não há mesmo). São ameaças verbais, ameaças de possíveis agressões físicas contra quem não estiver portando as faixas com palavras agradáveis ao Diante do Trono. Os fãs, digo, fiéis que seguem tal grupo estão tomando atitudes, pelas redes sociais, que envergonhariam muitos, afinal não se espera esse tipo de comportamento de pessoas que se dizem renascidas de novo em Cristo, e cheias do Espírito Santo de Deus.

Talvez profeticamente, tal congresso ocorrerá no sábado de aleluia. Só espero que as lideranças orientem suas ovelhas no sentido de que não haja uma malhação de proclamadores do Evangelho puro e simples. Se houver, vai ficar muito feio para eles, pois mostrará o “espírito” que rege tais pessoas.

Eu temo muito pela integridade física dos irmãos que lá estarão. Mas peço a Deus que guarde a todos, e que tudo ocorra em paz. Não é nosso objetivo atrapalhar tal congresso, apenas mostrar as faixas com os versículos bíblicos para quem ali chegar. Se atitudes extremas ocorrerem, aí sim tal congresso será atrapalhado, e pelas mãos deles mesmos, e eles terão que arcar com as consequências, pela justiça de Deus e dos homens.

Que Deus esteja no controle de tudo, que estejamos em oração. E que tudo o que estiver encoberto, que seja manifestado na luz de Cristo.

16 comentários em “No sábado de aleluia, vão malhar o judas ou os proclamadores do Evangelho puro e simples?

  1. «73n £1Øn»
    04/04/2012

    Esperamos no Senhor. Se houver agressão, não reagirei, me sentarei no chão para me proteger, só isso. Espero não reagir, pois o velho homem tem de estar sob o domínio próprio, submisso. Não será fácil, mas nem idade para brigar na rua tenho mais, afinal tenho mais de 40. MInha filha de 14 anos também vai, aí vai ficar difícil segurar se a agressão for pra cima dela. Quer o Senhor nos ajude.

    Curtir

  2. GRAÇA E PAZ IRMÃ VERA!

    ENTENDI TUDO QUE A IRMÃ ESCREVEU E TEMOS SIM, QUE ORAR POIS, AS MULTIDÕES SOB A LIDERANÇA DE FALSOS MESTRES VÃO QUERER” APEDREJAR” OS “ESTRAGA PRAZERES” COM FAIXAS DO PURO EVANGELHO.

    SIM DEUS ESTÁ NO CONTRÔLE E DELE NÃO SE ZOMBA,PROSIGAMOS EM DEFESA DO EVANGELHO(FIL 1:16) MESMO QUE ISSO NOS CAUSE MOMENTÂNIA AFLIÇÃO AFINAL, SOMOS ,OS QUE CREMOS,PARTICIPANTES DA CRUZ DO SENHOR JESUS!

    DEUS A ABENÇÕE!!

    EM CRISTO,

    MÁRIO CÉSAR

    Curtir

    • ALCIDES
      30/04/2012

      HOJE O QUE MAIS EXISTE SÃO OS MERCADORES DO EVANGELHO, QUE USAM A PALAVRA DE DEUS PARA ENRIQUECEREM E VIVEM VIDA DE MILIONÁRIOS.

      Curtir

  3. Web Evangelista
    04/04/2012

    Amigos,
    A paz!

    Quem quiser fazer parte desse protesto… entre em contato:
    Skype: euacreditosim
    e-mail: euacreditosim@gmail.com
    Twitter: @webevangelista
    Facebook: Wagner Lemos

    Curtir

  4. Acredito que todos os protestantes (os responsáveis pelo protesto) serão bem recebidos pelos Valadão e pelas demais lideranças da Igreja Batista da Lagoinha, a principal responsável pelo evento. Temo, porém, a reação das outras lideranças eclesiásticas que ali estarão, bem como dos fanáticos seguidores tanto dos Valadão como dos demais. Espero que nada de mal aconteça com ninguém e que líderes como a Prª Ana Paula Valadão Bessa, que normalmente reage com bastante calma e tolerância em situações como essa, reflitam a respeito do que tem sido feito pelo genuíno Evangelho.
    P.S.: até agora a Fernanda Brum não respondeu à carta aberta que eu publicara em meu blog no dia 17/03/2012. Será que ela ainda não conhece o ditado “Quem cala, consente”?

    Curtir

    • Estrangeira
      05/04/2012

      Pois é, Paulo, quem cala…

      Curtir

  5. Não desistam! Que Deus esteja com vocês!

    Curtir

  6. Orlando
    06/04/2012

    Lutemos pela Pureza e Simplicidade do Evangelho do Reino de Deus!

    Pr. Orlando – Portal Vida Abundante
    http://www.portalvidaabundante.com

    Curtir

  7. Marcelo
    06/04/2012

    A frase colocada na faixa, deixa margem para várias interpretações, por exemplo: ao dizer “VOLTEMOS”, os jovens que estão segurando a faixa, estão se incluindo, estão dizendo que também precisam voltar ao evangelho puro e simples. O que me entristece é que essa atitude tira a credibilidade de Igrejas sérias, líderes sérios, pastores que têm compromisso com a verdade, ou eles acham que o ímpio vai saber diferenciar “Igrejas sérias” de Igrejas que “não são sérias”? ou eles generalizaram? será que para eles todas as Igrejas não são sérias? Ou eles não sabiam que a faixa julgaria todas as Igrejas? Fiquei muito triste ao ver comentários do tipo: “cristãos como sempre aff”; ou “parei de ir a Igreja”. Devemos ter muito cuidado para não escandalizar e afastar o ímpio do Reino de Deus, pois isso será devidamente cobrado, JESUS disse “ai daquele por onde vier o escândalo”. Eu entendi perfeitamente o que eles tentaram passar, mas será que os ímpios que leram a faixa entenderam ou ganharam mais um estímulo para nunca pisarem em uma Igreja ou aceitarem a JESUS como seu salvador? Embora eu acredite que a faixa não tem nada a ver com cantores evangélicos, ou shows evangélicos, pois eu já vi muitas vidas se renderem a JESUS através de show evangélico, devemos ter cautela ao falar sobre “Ministros de Louvor”, muitos deles estão lá porque Deus os colocou lá, e eu entendo que se o ímpio pode viver da música, por que o justo não pode? Os grandes músicos que estão hoje em destaque no país e no mundo, “um dia se trancaram no seu quarto, encheram seus vasos de azeite e hoje vivem do resto! se não entendeu, leia 2ª Reis 4:1-7 e peça a Deus discernimento, pois o povo é destruído porque falta conhecimento, disse JESUS: Examinai as escrituras porque vós cuidais ter nela a vida eterna e são elas que de mim testificam, João 5:39.Temos que ter muito cuidado, pois o que a gente planta a gente colhe e o que a gente fala pode virar um eco contra nós, pois enquanto estamos perdendo tempo acusando a quem quer que seja, por qualquer que seja o motivo, não justifica, pois enquanto isso, o nosso adversário está roubando, matando e destruindo. Caso queira erguer alguma faixa, erga faixas pregando a palavra de Deus, dizendo que JESUS salva, cura, liberta, nos tira das trevas para a sua maravilhosa luz e faz de nós geração eleita, sacerdócio real e povo adquirido, ao invés de ficar julgando a quem quer que seja, tirando o direito que é de Deus, de julgar todas as maldades dos homens, esquecendo que a palavra de Deus somente dá direito de julgarmos a nós mesmos, o apostolo Paulo diz isso em 1º Corintios, 11: 28-31 (“Examine-se pois o homem a si mesmo…”; Porque se julgássemos a nós mesmos não seríamos julgados…”). Acho que esses jovens devem fazer um vídeo para expressarem realmente o que eles quiseram passar através dessa faixa, bem como também os seus ideais, a fim de não cometerem injustiça com quem quer que seja. Encerro dizendo que a minha opinião, seja ela importante ou não, foram essas que deixei escritas aqui. Um grande abraço a todos, me perdoem se em algum momento eu tenha ofendido alguém, não foi essa a minha intenção e que Deus em Cristo JESUS vos abençoe!!

    Curtir

  8. Eliomar
    06/04/2012

    O Diante do Trono é um grupo levantado por Deus. Eles fazem um belo trabalho de evangelização, muitos tem sido salvos, restaurados e renovados pelo Senhor através desses irmãos adoradores.
    Porque ao invés de criticá-los não farão pelo menos 1/100 do que eles fazem em prol do Reino?
    Já não basta alguns irmãos criticando os próprios irmãos na TV, envergonhando o evangelho, caindo na zombaria de descrentes..!

    Misericórdia. Deus é juiz. Ou alguém se acha o mais justo, o mais perfeito…?

    Isso acaba envergonhando o evangelho, “irmãos” contra irmãos, nas ruas!
    Porque não escrevem ou chamam esses irmãos, em reservado, e digam o que querem dizer?
    Porque será que tem que ser em público ??

    Ai daqueles pelo qual vem o escândalo!

    Curtir

  9. Welandro
    07/04/2012

    Caso queira erguer alguma faixa, erga faixas pregando a palavra de Deus, dizendo que JESUS salva, cura, liberta, nos tira das trevas para a sua maravilhosa luz e faz de nós geração eleita, sacerdócio real e povo adquirido, ao invés de ficar julgando a quem quer que seja, tirando o direito que é de Deus, “Marcelo”
    / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
    Porque ao invés de criticá-los não farão pelo menos 1/100 do que eles fazem em prol do Reino? “Eliomar”.

    / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

    Vocês dois estão julgando, o que vai contra o que vocês dizem. Interessante que além de julgar, dizem ou questionam o que o grupo deve ou não fazer. (Não é Deus quem controla todas as coisas? Parece que vocês querem exercer esse controle).

    Como é mesmo? Não julgue? Então por que vocês vieram aqui e só fizeram julgar?

    Por que ao invés de sentar a bunda na cadeira em frente da internet para criticar e julgar vocês não foram evangelizar ou fazer o que vocês mesmo propõem? Não vi ofensa de ninguém, mas vi julgamento. Julgar não é o cerne de vossas discordâncias?

    Vossos argumentos caíram em descrédito por vocês mesmo.

    ——————————————————————————————————————–

    Mateus 7:2 … e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

    ——————————————————————————————————————–
    Pois é, mediram e agora estão sendo medidos pelos leitores de suas palavras.

    Curtir

  10. Welandro
    07/04/2012

    Oro a Deus assim:

    Senhor, guarde esse grupo e que as vendas caiam daqueles que não são como os bereanos e não examinam tudo conforme a palavra de Deus. Daqueles que se esquecem que profetas existem para irem contra os argumentos desse mundo religioso e passageiro.

    Que eles possam cada vez mais refletir sua bondade e pureza e que a mensagem de que TU, Senhor, és soberano seja reconhecido por todos da sua Igreja, principalmente por aqueles que vêem os homens ao invés de ti.

    O convite que o Senhor faz a voltar ao primeiro amor é uma constante maravilhosa e TODOS nós precisamos nos voltar sempre para ti e para seu evangelho puro e simples, pois SÓ TU ÉS O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.

    SÓ TU não mudas! Nós mudamos e por vezes não nos voltamos para a palavra, mas para isso o Espírito Santo age através da Igreja, para que a Igreja alerte a todos a voltarem para o único evangelho – o puro e simples.

    Guarde esse grupo e sabemos que Tu és com ele!

    Amém.

    Curtir

  11. Arquimedes Pompeu
    07/04/2012

    Bom, estarei orando e torcendo pra que essa manifestação seja, na verdade, um lembrete ao Povo Escolhido – em memória daquilo que a Igreja já foi e que o Evangelho puro e simples chama a ainda ser. Só a Deus seja a glória!

    Curtir

  12. CARLOS P
    07/04/2012

    Caríssima…
    Nem perca seu tempo…o Joio e o Trigo precisam crescer juntamente.
    Se você deixou de ser Católica e agora está decepcionada com esses grupos que levam o nome de Cristo ao vilipêndio, não se deixe enganar…Essas religiões modernas nada tem a ver com o protestantismo iniciado por Lutero que queria simplesmente reformar a Igreja.
    Deste modo, se você não se encontra mais, procure uma Igreja Luterana, ou Anglicana, foi o que eu fiz após passar pela mesma situação e então você verá que esses grupos ditos “evangélicos” são outro grupo, outra religião.
    Em qualquer uma dessas igrejas (Luterana ou Anglicana) você certamente encontrará este evangelho que procura.
    Quanto a esses fariseus, esqueça, ignore, você será feliz, sem dúvida.
    Seguem os sites:
    http://www.ielb.org.br
    http://www.luteranos.org.br
    http://www.ieab.org.br

    Curtir

  13. welandro
    07/04/2012

    Carlos P, o evangelho que você cita é a Bíblia. O caminho, a verdade e a vida é Jesus! As Igrejas luteranas e anglicanas são bons lugares, mas a Igreja viva, una e invisível somos nós.

    Cristo é o cabeça e nós membros de Seu corpo. Todos que defendemos esse blog já encontramos o evangelho de Cristo e ele é maravilhoso, puro e simples!

    ==============================================================================================
    1 Coríntios – 12.12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

    1 Coríntios – 12.12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

    1 Coríntios – 12.26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
    ==============================================================================================
    É justamente pelo capítulo 12.26 que existe esse blog. É por esse versículo que a Igreja viva de Deus luta contra as heresias e proclama o evangélho puro e simples do Senhor!

    Curtir

  14. «73n £1Øn»
    03/05/2012

    Dê uma ida à praça da Rodoviária todas as 2ª, 4ª e 6ª, de meio dia e meia à uma e meia e comprove se não estamos lá pregando o evangelho. E onde está voce?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: