Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Morcegos são aves?


“Toda a ave limpa comereis. Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango, E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie. E todo o corvo, segundo a sua espécie. E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie. E o bufo, e a coruja, e a gralha, E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho, E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.” – Deuteronômio 14:11-1

Esse trecho, que também aparece em Levítico 11:13-19 mostra Deus colocando na mesma classificação (aves) tanto os pássaros como os morcegos. Porém, na atual classificação animal, os morcegos são mamíferos, pois apesar de voarem, amamentam seus filhotes. Por esse “aparente engano” por parte de Deus, essas passagens são muito lembradas por aqueles que gostam de buscar contradições bíblicas.

Já ouvi de grandes pensadores evangélicos que tal falha se deve porque a classificação que conhecemos hoje (mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes, no caso dos animais vertebrados) é muito recente em relação à época em que foram escritos os livros do Pentateuco. Porém, penso que o problema é de tradução, não de classificação.

Vejamos: segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (Harris, Archer Jr e Waltke) da Editora Vida Nova, em sua página 1304 diz:

צִפֹּ֥ור

(tspr) Aceita como raiz de:
(tsippôr) pássaro, ave
(tspr) Essa palavra indicativa de ‘pássaro’ está relacionada com o ‘chilreado’ de um pássaro.”

Só para comparação, Dt 14.11 em hebraico:

כָּל־צִפֹּ֥ור טְהֹרָ֖ה תֹּאכֵֽלוּ׃
Deuteronômio 14:11 (fonte: Biblia Online)

Assim, a tradução ao pé da letra deveria ser algo tipo “voa e chilreia” e não “aves”. Mas, digamos que passemos a usar a tradução literal: ela se encaixa com o conceito de morcego?

Sim, pois os morcegos são animais que voam e chilreiam. Dificilmente se encontrará alguém que conheça o som que o morcego faz, e que usa como um sonar para se localizar num ambiente. Porém, no site Morcego Livre é possível ouvir claramente os sons que o morcego emite, e que podem ser facilmente confundidos com o chilrear de muitos pássaros. Clique aqui e confira.

Portanto, Deus não errou ao citar os morcegos numa lista com outros pássaros. O erro foi de tradução, pois o tradutor tentou usar uma palavra em nossa língua que se aproximasse do sentido do texto, porém talvez não pensou que pudesse, dessa forma, trazer confusão. Morcegos não são aves, como diz a tradução em português, mas são animais que voam e chilreiam, como propõe o sentido do texto original em hebraico.

A Deus, toda a honra e toda a glória, pois Sua Palavra não se contradiz: quem a contradiz são os próprios homens, consciente e inconscientemente, e por isso precisamos estar sempre vigilantes em tudo.

3 comentários em “Morcegos são aves?

  1. Texto altamente esclarecedor. Apesar do assunto ser aparentemente simples, é importante para rebater os ataques de ateus, agnósticos e adeptos de outras religiões contra a Bíblia, pois eles sempre procuram pêlo em ovo para alegarem que a Palavra de Deus é um livro cheio de falhas e contradições. Porém, aqueles que seguem a Cristo e pregam Seu Evangelho sabem que as Escrituras são infalíveis. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:21).

    Curtir

  2. janer777Jane
    04/05/2012

    Tenho um livro sobre “erros bíblicos” mas com explicações muito coerentes.
    Tal qual esta aqui.
    Achei muito interessante.
    Temos sempre que andar em conhecimento de Deus e Sua palavra.
    Obrigada por postar!
    Paz a todos.

    Curtir

  3. amarildo
    27/05/2014

    muito obrigado pelo esclarecimento

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 03/05/2012 por em Ser estrangeira e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: