Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marchas para Jesus, manifestações políticas-pacíficas… estamos sendo sal e luz?


Malafaia no alto, absoluto; Marco Feliciano logo abaixo, e os artistas gospel em imagem menor e no "rodapé": seria uma mensagem subliminar?

Malafaia no alto, absoluto; Marco Feliciano logo abaixo, e os artistas gospel em imagem menor e no “rodapé”: seria uma mensagem subliminar?

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” – Mateus 5:13-16

No dia 25 de maio último estivemos na Marcha para Jesus no Rio de Janeiro. No feriado católico de Corpus Christ estivemos em Guaxupé (MG), na Marcha para Jesus daquela cidade. Dia 1o. de junho houve a Marcha para Jesus em Fortaleza e em Manaus. Hoje houve, em Brasília, a “Manifestação pacífica em favor da liberdade religiosa, liberdade de expressão e pela família tradicional”. E nas próximas semanas haverá mais e mais Marchas para Jesus em diversas cidades do país.

Cada vez com maior intensidade vemos as igrejas evangélicas se mostrando ao mundo que diz querer resgatar, através principalmente das marchas, mas também pela atuação de lideranças gospel que se utilizam dos meios de mídia para reforçar sua imagem junto à população (gospel ou não).

Mas é assim que Deus deseja que Sua Igreja se mostre ao mundo?

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

O relato da irmã Wise Primo, que esteve na Marcha para Jesus em Fortaleza: Muita gente, 2 trios elétricos, muitos pulos, animação, sorrisos e sorrisos...   O que eu não consegui perceber foi a consciência e o q se espera numa Marcha como essa...   Dinheiro, artistas, movimento... E o povo de Deus se organiza, apoia e defende isso com afinco...  Não sou contra diversão... É saudável, bacana...   "Ahhhh, mas tem marcha pra gay, pra maconha, pra blá blá blá wiskas sachê..." E por causa disso você defende uma Marcha?  Jovens sem causa alguma... Esperando para ver artistas...  Idolatria e os moldes dessa Terra... Marcha Pra Que????  O que tem mudado na nossa vida e História do Cristianismo na Sua Cidade?   Competição?   O nome de Jesus exaltado? Pregação da Palavra?   Pra que se eu posso só pular?!

O relato da irmã Wise Primo, que esteve na Marcha para Jesus em Fortaleza:
Muita gente, 2 trios elétricos, muitos pulos, animação, sorrisos e sorrisos…
O que eu não consegui perceber foi a consciência e o q se espera numa Marcha como essa…
Dinheiro, artistas, movimento… E o povo de Deus se organiza, apoia e defende isso com afinco…
Não sou contra diversão… É saudável, bacana…
“Ahhhh, mas tem marcha pra gay, pra maconha, pra blá blá blá wiskas sachê…” E por causa disso você defende uma Marcha?
Jovens sem causa alguma… Esperando para ver artistas…
Idolatria e os moldes dessa Terra… Marcha Pra Que????
O que tem mudado na nossa vida e História do Cristianismo na Sua Cidade?
Competição?
O nome de Jesus exaltado? Pregação da Palavra?
Pra que se eu posso só pular?!

Visitamos Marchas para Jesus desde 2009, e de lá para cá nada mudou (exceto pela inclusão de um ritmo novo para o deleite dos fiéis e suas “danças proféticas”: o funk gospel). Não importa a cidade, não importa o Estado da nação, não importa se há uma multidão incontável como em São Paulo anos atrás (pois no ano passado a Marcha teve um público bem diminuído), ou se poucas pessoas como em Guaxupé (MG) ou em Santo André (SP). A realidade é sempre a mesma:

– trios-elétricos ou coisas parecidas repletas das autoridades eclesiásticas gospel da cidade e os políticos em evidência da região;

– músicas bem dançantes, para animar a multidão, e palavras de ordem, de vitória;

– orações “fortes”, com quebras de maldição sobre a cidade, declarações de que a cidade é do Senhor Jesus, blábláblá, porém os anos passam e não há mudanças para melhor (obedecendo assim, ao que está profetizado na Bíblia, de que as coisas só tendem a piorar até a volta de Cristo, e contrariando os profetas do rei, que profetizam aquilo que todos querem ouvir: prosperidade, vitória, vida boa, etc);

– discursos das autoridades eclesiásticas e, claro, dos políticos convidados (as eleições estão sempre chegando, e a propósito no ano que vem elas estão aí de novo, e é preciso preparar o rebanho gospel para “bem votar” nos candidatos que prometem ajudar as igrejas evangélicas);

Mas o mais triste vem agora:

– olhares de ódio, repulsa, desagrado, insatisfação, e às vezes até atitudes violentas (agressões verbais e físicas) ao se vislumbrar faixas com textos como Amós 5.23, 2 Pedro 2.3, 1 Timóteo 6.10, textos estes retirados da mesma Bíblia que dizem obedecer, por ser a Palavra de Deus.

Se a multidão e as lideranças que as incitam não reconhecem como sendo bíblicos alguns versículos (será por nunca fazerem parte de suas pregações?), como podem dizer que conhecem a vontade de Deus e Sua Palavra?

Como cumprir a vontade de Deus sem conhece-la? É possível ser cristão sem seguir a Cristo?

MEEB na Marcha para Jesus em Guaxupé (MG)

MEEB na Marcha para Jesus em Guaxupé (MG)

Jesus nos colocou dois mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo como a nós mesmos. Nos dois mandamentos a ordem é: amar.

Nas Marchas para Jesus, na “manifestação política-pacífica” que o Malafaia articulou hoje em Brasília, QUAL A EXPRESSÃO DO AMOR CRISTÃO?

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7

Do alto dos trios-elétricos ou palcos montados vemos líderes gospel cheios de soberba, buscando seus próprios interesses. Não vemos atos contra a injustiça, em favor dos humildes, em favor dos fracos, em favor dos marginalizados. Não vemos a multidão se juntando para visitar os doentes, dar comida aos famintos, vestir os nus. Não vemos expressões de amor, não vemos boas obras que possam surpreender os descrentes e fazê-los glorificar a Deus.

blog24

O que vemos é uma multidão que pula e gira e dança e canta e rebola e estremece pois acha que tudo isso é do agrado do Senhor, mas o que estão agradando mesmo são a carne e a alma.

Realmente fica claro que não conhecem a Bíblia. Não a conhecendo, têm todo o motivo para se escandalizar quando são confrontados com versículos que pregam o contrário daquilo que têm prazer em acreditar.

Mas afinal, qual a visão que o mundo tem da igreja após uma Marcha para Jesus ou uma “manifestação política-pacífica”? É a visão de pessoas repletas do amor de Deus?

Evangélicos atacam gays durante marcha em Brasília
Marcha que reúne evangélicos a “pular para Jesus” toma centro do Rio
Estevam diz que evangélicos devem derrubar “gigantes da discriminação”
Marcha para Jesus celebra expansão

E por aí vai…

MEEB na Marcha para Jesus no Rio de Janeiro (2013)

MEEB na Marcha para Jesus no Rio de Janeiro (2013)

Mas será que o mundo teria a visão que tem das igrejas ditas evangélicas, se elas agissem diferente? Se, ao invés de Marchas, se mobilizassem para ajudar ao próximo? Se, ao invés de gritos de vitória pessoal, a multidão expressasse atos de amor?

O sal só melhora a comida porque sem ele a comida não tem sabor.

A luz só resplandece nas trevas porque são diferentes.

Qual a diferença entre uma Marcha para Jesus e um bloco de carnaval (exceto pela quantidade de roupas e pela letra das músicas)?

Como podemos ser sal e luz, se temos o mesmo gosto e a mesma falta de luminosidade do mundo que nos cerca?

“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.” – 1 João 3:10-24

Pensemos nisso. Os verdadeiros cristãos são reconhecidos pelo amor que têm uns pelos outros.

Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!

Em tempo: o vídeo da Marcha para Jesus no Rio de Janeiro.

4 comentários em “Marchas para Jesus, manifestações políticas-pacíficas… estamos sendo sal e luz?

  1. Viviane Couto
    10/06/2013

    Tenho 34 anos e participo de Marchas para Jesus desde muito pequena, não penso dessa forma.Enquanto alguns gastam seu precioso tempo criticando, milhões de pessoas estão se transformando ao invés de estar se convertendo, pois é a ultima moda ser bi, trans, ou sei lá o que pois aparecem na mídia estão em evidência enquanto os evangélicos se atacam invés de se unir para mostrar o poder do cristão, se escondem por detrás de comentários fúteis e sem razão de ser.Pessoas com pensamentos medíocres, sem ação, apopléticos!!! Demonstrem ao mundo o que são! Deixem de melindres! Os movimentos GLS ou sei lá o que estão em evidência! Se escondam e invejem que tem a coragem de declarar sou cristão!

    Curtir

    • REINALDO
      16/06/2013

      Coragem de mostrar que sou cristão desta forma eu NÃO tenho mesmo….
      Qual o poder que o cristão tem que a senhora fala? Quem tem poder é Deus e se Ele quiser o Rio e o Brasil cai de joelhos agora!!!
      A tal marcha só mostra o “poder” do Silas, do Josué e das rádios evangélicas e das gravadoras e mostra que a Globo tá com os “poderosos”.
      Evangelize, leia a Bíblia e ajude os pobres assim vc mostrará o poder que o cristão tem.
      Fica com deus.

      Curtir

    • ?
      26/10/2014

      FREIRINHA

      Curtir

  2. REINALDO
    16/06/2013

    Marcha para Jesus:
    1- Dinheiro de Satanás (GLOBO) patrocinando;
    2- Venda de camisetas (pq não é doada?)
    3- Cantores Gospel, e pq não os ministérios de louvor das igrejas?
    4- Muita gritaria, muita “bagunça”;
    5- Pq só os mesmmos pastores falam no palanque?
    6- Dividida, pois não participam pastores da Universal, da Mundial, da IGD do RR Soares e outras, se todas as igrejas participassem seriam mais de 2 milhões… e seria pequeno o centro do Rio;
    7- Quantas almas foram ganhas para Jesus?

    Chega de SHOW.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: