Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Igreja Bola de Neve tenta impedir lançamento de livro: será a tal perseguição religiosa profetizada nas Escrituras?


blog79Está vendo a imagem? É a capa do livro do A grande onda vai te pegar: marketing, espetáculo e ciberespaço na Bola de Neve Church, do autor Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho, publicado pela Fonte Editorial. O lançamento foi no dia 30 de outubro, e hoje, quando tentei comprar o livro pelo site da editora, que estranho! Não havia nenhuma citação sobre o mesmo.

Na verdade é estranho para quem não conhece os fatos. A verdade é que a igreja do Apóstolo (?) Rina resolveu entrar na justiça contra o lançamento e publicação da obra.

Antes de mais nada, precisamos fazer algumas definições.

Primeiro, a obra citada não traz a simples opinião do autor. É um trabalho acadêmico. É baseada na dissertação do autor para a obtenção do mestrado em história pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Para quem não sabe (espero que o apóstolo [?] Rina e seus advogados saibam!), um trabalho acadêmico é construído através da opinião de vários autores. Qualquer citação que se faça tem que partir de uma fonte. Tudo o que se diz nesse tipo de trabalho tem que ter uma referência, não pode ser simples invenção do autor. Há toda uma metodologia científica a ser adotada. O autor do trabalho precisa contar com um professor-orientador, e no final ainda se tem que passar pela avaliação de uma banca de professores. Ou seja, a obra de Eduardo Meinberg não é simplesmente um livrinho de historinhas gospel, mas é um trabalho acadêmico, um livro que poderá servir de base de pesquisas para outras futuras obras sobre o assunto, que poderão, a seu tempo, trazer novas luzes para o fenômeno do neopentecostalismo no Brasil.

Estrutura de um trabalho acadêmico. Quem já fez (o apóstolo [?] Rina e seus advogados acho que já fizeram!) sabe o "trabalho" em pesquisas que dá!

Estrutura de um trabalho acadêmico. Quem já fez (o apóstolo [?] Rina e seus advogados acho que já fizeram!) sabe o “trabalho” em pesquisas que dá!

Sendo um trabalho científico, uma obra acadêmica, um estudo, por que a Igreja Bola de Neve tentaria impedir que tal material chegue ao público? Qual o medo que uma obra, pautada em observações e estudos de outros autores pode trazer à denominação?

Segundo, quem é Eduardo Meinberg, o autor da perseguida obra A grande onda vai te pegar? É um espertinho que quer ganhar dinheiro investindo em livrinhos de leitura fácil gospel? As informações abaixo foram retiradas do seu Currículo Lattes (algo que o apóstolo [?] Rina e seus advogados conhecem, tenho certeza, é claro!!!):

Doutorando em História Social pela USP, mestre em História pela UDESC (2010), especialista em Marketing e Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero (2002), bacharel e licenciado em História pela USP (1999). Membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) e do GT História das Religiões e Religiosidades da Associação Nacional de História (GTHRR/ANPUH). Integrante da comissão editorial dos periódicos: a) Revista Brasileira de História das Religiões, do GTHHR/ANPUH (ISSN 1983-2850), b) PLURA – Revista de Estudos de Religião da ABHR (ISSN 2179-0019), c) Angelus Novus – Revista dos alunos de pós-graduação em História da USP (ISSN 2179-5487) e d) História Agora – Revista de História do Tempo Presente (ISSN 1982-209X). Pesquisador do NEHO – Núcleo de Estudos em História Oral da USP, do GREPO – GP Gênero, Religião e Política da PUC/SP e do GEPP – GE Protestantismo e Pentecostalismo da PUC/SP. Tenho experiência na área de História Contemporânea, pesquisando temas relacionados a religião e religiosidades: marketing, espetáculo e ciberespaço / canção gospel / intolerância / transgeneridade, transexualidade, travestilidade / igrejas inclusivas LGBT / ateísmo e descrença / profissionais do sexo / heavy metal. No mestrado pesquisei sobre marketing, espetáculo e ciberespaço na Bola de Neve Church. No doutorado pesquiso bricolagens e trânsitos religiosos de pessoas que se definem em trânsitos de gênero. Contato: edumeinberg@gmail.com
(Texto informado pelo autor)”

Essa é só uma breve apresentação do autor da obra que, não se sabe porquê, está sendo impedida de ser vendida pela Igreja Bola de Neve. Eduardo Meinberg tem dezenas de trabalhos publicados, que podem ser acessados em seu Currículo Lattes. Se fôssemos também colocar o currículo do orientador, do pessoal da banca avaliadora, o próprio histórico da Fonte Editorial (conhecida pela publicações de obras acadêmicas cristãs), aí ninguém mais iria ler esse artigo.

Um autor com esse currículo mancharia sua reputação e história com um livrinho de contos gospel que buscasse apenas denegrir ou prejudicar quem quer que fosse, sem nenhum embasamento?

Liberdade de expressão boa é aquela que só serve para defender a gente. Se for contra a gente não vale!!!

Liberdade de expressão boa é aquela que só serve para defender a gente. Se for contra a gente não vale!!!

Terceiro, a tal da “liberdade de expressão”. É muito bonito ouvir essa expressão nas Marchas para Jesus, quando os líderes gospel e os políticos em cima do palco principal a bradam e fazem a plateia repetir, em referência à liberdade que querem para denunciar o homossexualismo. Porém, a tal “liberdade de expressão” só vale quando é favorável ao líder gospel. Esse negócio de “liberdade de expressão” para homossexuais, críticos e autores de livros acadêmicos tem que ser reprimida a qualquer custo.

Ora, o que um livro acadêmico pode trazer de tão ruim para a Igreja Bola de Neve e seu apóstolo (?) Rina, para que tenham que acionar seus advogados contra a publicação? Será que têm algo a esconder?

No dia 30 de outubro passado “quase que não foi” o lançamento do livro A grande onda vai te pegar. É que no local surgiram dois rapazes de porte bastante avantajado, seguidos de advogados, que queriam impedir o lançamento. Dias antes tinham aberto um “agravo de instrumento”, que foi INDEFERIDO pelo juiz responsável. O “agravo de instrumento” está disponível aqui. Mas, mesmo com a presença intimidante dos enviados da Bola de Neve, o lançamento ocorreu.

Uma ovelhinha cristã disse que o apóstolo (???? – ops, travou a tecla) Rina quer entrar com uma ação civil contra o autor, Eduardo Meinberg. E que está tendo culto na tal igreja com “orações fortes”, determinando a queda do “inimigo” e a vitória judicial.

Ah, mas sinceramente não acredito que eles estejam fazendo isso!!! Não acredito mesmo!!!! Eu que sou menos inteligente jamais daria um tiro no pé desses!!!

E você, o que acha?

Enfim, não temos o livro (ainda!) mas tem a tese de mestrado que deu origem ao livro, que podemos apreciar até que o livro resolva aparecer nas livrarias do país. Assim que aparecer, recomendo a compra e a leitura, pois é um assunto muito pertinente nesses dias em que vemos muitas das profecias bíblicas se cumprindo.

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” – 2 Coríntios 12:10

“Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” – 2 Coríntios 4:9

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” -; Mateus 5:10

Quando as Escrituras se cumprirem, até no Brasil teremos perseguições aos cristãos. Será que, sutilmente, já não estamos começando a viver isso?

Quando as Escrituras se cumprirem, até no Brasil teremos perseguições aos cristãos. Será que, sutilmente, já não estamos começando a viver isso?

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” – Mateus 24:4-24

Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!

Em tempo: em visita hoje à loja física da Fonte Editorial descobrimos que o livro está esgotado. Estamos esperando nova edição. Para quem interessar possa, o site é http://www.fonteeditorial.com.br/.

14 comentários em “Igreja Bola de Neve tenta impedir lançamento de livro: será a tal perseguição religiosa profetizada nas Escrituras?

  1. Liliam
    08/11/2013

    Sinceramente eu me pergunto , porque um blog se preocupa em divulgar mimimi. Se esta preocupado com reuno, ue entao faça um blog evangeluzando, ahhhh mais ai não vai ter audiencia né!

    Curtir

    • Estrangeira
      08/11/2013

      Liliam, há vários estudos evangelísticos no site, e convido-a à lê-los. Jesus, os profetas e os discípulos denunciaram as mazelas dos líderes religiosos em seu tempo. Leia a Bíblia e descubra isso, e veja que o que estamos fazendo é em prol da Sã Doutrina. Ou vc acha que Jesus, os profetas e os discípulos viveram no “mimimi”? Cuidado com o que diz… Fique na Paz, e que Deus lhe abra os olhos espirituais.

      Curtir

      • MARCOS ARNHOLD
        27/08/2015

        APOIADA LILIAM,PERDEM MAIS TEMPO CRITICANDO IGREJAS DO QUE ENTREVISTANDO VIDAS RESTAURADAS POR ELAS .MILHARES DE JOVENS TIRADOS DAS DROGAS ,ALCOOL E PROSTITUIÇÃO.ISSO ESSES SATANISTAS NÃO COMENTAM.

        Curtir

    • Nossa Liliaaammmm que nada a vê hahha tem um blog ou algo de evangelismo? passe pra nos.. caso contrario, só comente!

      Curtir

    • Mário Neto
      06/12/2013

      sabe nem escrever

      Curtir

  2. Carlos Miranda
    08/11/2013

    Perfeita a resposta Lilian, perfeita.

    Curtir

  3. Não sou Cristão, mas acompanhei desde o começo o projeto da Igreja Bola de Neve Church. Na época ainda num estacionamento pequeno perto de minha casa na Lapa, bairro de São Paulo.
    Fui apresentado por uma amiga do trabalho aos líderes, que me receberam com um afetuoso ” Sinta-se a vontade, aquí é a casa do seu Pai” . Lá pude ver muitas pessoas terem uma mensagem de recomeço. Ví muitos jovens se apegarem nesse grupo e se ajudarem com a abstinência de Drogas e terem um novo começo de vida.
    Acho uma tremenda vergonha a falta de união entre as igrejas evangélicas brigando pelas diferenças, umas tradicionais ao ponto de haver divisão entre homens e mulheres, outras já tão liberais que se usam dos tempos modernos para reinterpretação de uma mensagem de séculos passados, o que acho certo.
    Não se fala mais sobre amor, nem sobre os princípios que um homem com nome de Jesus um dia pregou. Ao invés disso se ganha dinheiro com marketing, e depois vem os que ganham mais ainda com o marketing em cima dos outros.
    Pra vem de fora só vê uma coisa dos evangélicos, que falta de liga, de união. Não pode se confiar pois cada um tem sua igreja e acusam a igreja do próximo de ser profana.

    Sem mais,
    Marcelo

    Curtir

  4. Darlan
    19/11/2013

    Conheço a igreja Bola de Neve; tenho muitos amigos que nunca mais usaram drogas por conta da ajuda que tiveram. É um povo alegre e tudo que acontece lá tem a ver com a Fé em Jesus. Ninguém é forçado a fazer nada, pelo contrário – o coração daquela turma é muito jóia. É uma pena ver isso acontecer; mas vamos olhar pra frente. Jesus escolheu 12, mas um Ele disse que era diabo. Assim é a vida.

    Darlan

    Curtir

  5. ELISA
    21/11/2013

    gente vamos parar com isso?
    Deus é o verdadeiro Juiz. Entreguemos o que nos angustia nas mãos deles. Se essas coisas que ocorrem, não somos nós que vamos resolve-las, É Deus, que tem todo o mundo em suas mãos e sabe do coração e da intenção de cada pessoa. A razão da vida dos cristãos qual é?
    O Amor. Fazer com que as pessoas( cristãos e não cristãos) conheçam o verdadeiro e puro amor, que vem de Jesus.
    Ja frequentei a bola de neve por alguns anos, e cara através dessa igreja, dessa parte do corpo de Cristo que conheci Jesus, o que mudou o meu viver, honro esses irmãos que deram seu tempo e o seu suor para cuidar de mim! Paremos de olhar os outros, e corremos para o alvo que é CRISTO!

    Curtir

  6. Claudio Nossa
    31/12/2013

    Gente, as vezes o discurso dos evangélicos me irrita, a questão é o livro, a tentativa de não divulgá-lo. A Bola de Neve é neo-pentecostal, leva o evangelho, deve levar, não conheço, mas, o artigo tenta minimizar os efeitos e também corrigir eventuais distorções. Algo bom, pode sim se transformar em algo ruim.

    Curtir

  7. Pastor
    13/01/2015

    Até o “inimigo” sabe que quanto mais se bate na igreja do Senhor Jesus mais ela cresce !!!!

    Curtir

  8. Claudio
    30/12/2016

    Sustenta, ainda, que não autorizou a utilização de sua marca em livro comercial, e que o direito à livre manifestação não pode ser exercido de maneira abusiva.

    Ao ler a decisão percebe-se que a principal questão é lançar o livro usando o nome da igreja como trampolim, e não impedir o lançamento do livro.

    Curtir

  9. Paulo Borges
    15/01/2019

    rrere se fosse com a Igreja Assembleia de Deus e bicho ia pegar (100 anos de história poderia estar sendo denegrido) kkkkk afinal de conta qual ministério gostaria de ser denigrido por alguém; defeito ? eu desconheço uma igreja que não tenha defeito! sabe o que é estranho é se a igreja aceitasse essa porcaria, tem gente que quer se erguer nos ombros dos outros; o que importa é a salvação por meu de Cristo! o resto é detalhe. que serva de lição para não dá liberdade de a ou b sair metendo o pau nas igrejas procurando meios para se promover por questões que eles procuram polemizar; aliás é muito bom falar de quem está em evidência. (anos de construção de história por meu dos recursos humanos, pra um pé de pano querer desconstruir). independente da igreja não apoio essa ação, falar mal dos outros…! se um jovem ou um membro dessa igreja fala que crer em cristo e vive o evangelho, quem sou eu pra dizer que não. quem sou eu pra querer interferir no relacionamento de Deus com alguém ? esse é dos que nem entra nem deixa os outros entrar e ainda se julga mais certo que outros pessoas. Cuidado toneira que muito apertada vaza. o que não dá e viver de aparências, hipocrisias e falando mal de a ou b o que provoca contenda. Se cada um cuidasse dos seus defeitos o mundo seria bom.

    Curtir

Deixe um comentário