Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Quem disse que você nasceu para ser feliz?


 

blog21O sequestro, os estupros sucessivos e a venda de meninas nigerianas por um grupo fanático religioso. A morte de um menino por sua madrasta e seu pai ausente (pois mesmo que não tenha participado efetivamente do crime, matava seu filho dia após dia com sua indiferença). Milhões e milhões gastos com estádios em cidades que não têm a menor tradição no futebol, enquanto milhões morrem nas filas dos hospitais por falta de estrutura e atendimento. O choro de crianças, jovens e velhos por fome em várias partes do mundo. O assassinato da noiva na Índia por não ter pago dote à família do noivo. Crianças cheirando cola e cometendo crimes nas grandes cidades. Políticos desviando dinheiro e posando de austeros nas campanhas eleitorais. Sacerdotes cometendo crimes diversos em nome dos deuses que dizem representar. Mulheres vendidas como escravas sexuais. Homens vendidos como escravos nos grandes latifúndios brasileiros. Seres humanos que se confundem com os sacos de lixo nas ruas de São Paulo e do Brasil.

A não ser que sejamos daqueles que só veem a tragédia e a violência quando ela bate em nossas portas, não há como não se comover com as notícias que recebemos todos os dias. Tenho um filho de 4 anos, que tem todo o amor e carinho possíveis. Mas, em muitos lugares, nesse mesmo momento, muitas crianças da mesma idade estão sendo violentadas, agredidas, usurpadas em seus direitos segundo as leis humanas. Essas crianças não terão direito à educação, ao estudo, ao amor, e ou morrerão precocemente por conta da violência sofrida, ou se tornarão adultos doentes que reproduzirão em outras crianças todo o sofrimento absorvido.

blog113Assim, como alguém consegue ser feliz, sabendo que há tantos e tantos sofrendo nesse momento? E como alguém pode ser feliz, se está nesse instante passando por algum tipo de sofrimento?

Só Jesus Cristo para nos trazer a resposta para essas questões. Afinal, para nosso Mestre e Senhor, quem são os felizes?

“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”Mateus 5:1-12

blog114Não à toa os valores de Deus são inversos aos valores humanos. Não à toa, […] Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. (1 Coríntios 1:27-29). Não à toa Jesus disse “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” (João 18.36). Não à toa, afinal se nossa terra fosse o reino de Deus, aqui imperaria Sua vontade, Sua lógica, não a vontade e a lógica humanas.

E, segundo a lógica de Deus, nesse mundo que é regido pelas trevas, até o conceito de felicidade é diferente. Nesse mundo, felicidade se refere a um prazer próprio, a um gozo individual, à provisão de necessidades e desejos do Eu e de seus familiares, quando muito. Dessa forma, se posso passar as férias num paraíso tropical, comendo do bom e do melhor, tendo acesso a um parceiro lindo e inteligente, possuindo um bom emprego e um ótimo salário, segundo a lógica humana eu sou feliz. Mesmo que ao lado esteja alguém necessitado que, claro, será retirado da minha presença por seguranças atentos, afinal estou pagando caro para que nada possa estragar minha felicidade.

blog115Porém, a felicidade segundo Deus é outra. Jesus não cita como bem-aventurados os ricos, os prósperos, os mais bonitos, os mais inteligentes. Estranho, não? Ainda mais quando pensamos no atual contexto evangélico no Brasil e em outras partes do mundo, que prega a Teologia da Prosperidade, na qual o importante é que Deus é obrigado a prover tudo de bom e do melhor para quem faz aquilo que seus sacerdotes pregam como sendo vontade Dele. Lendo o Sermão da Montanha, vemos que Jesus enumera como bem-aventurados todos aqueles que, segundo a lógica humana, seriam os mais infelizes, incapazes, incompetentes.

Segundo a lógica de Deus, as meninas nigerianas raptadas, o garoto Bernardo, a noiva indiana assassinada, a moça que foi acusada de rapto de crianças e linchada injustamente no Guarujá, os que padecem nas filas dos hospitais, as crianças que estão jogadas nas ruas e sendo alvo de toda a sorte de malignidades, todos esses são bem-aventurados, são felizes.

Como entender isso, meu Deus?

blog22Pela lógica humana, é impossível entender. Pela lógica humana, temos que viver em eterna competição com os demais para conseguir as melhores escolas, as melhores universidades, os melhores empregos, os melhores casamentos, as melhores casas, os melhores carros para só assim sermos felizes por um tempo (o tempo suficiente para a conquista se tornar ultrapassada, sendo necessária outra conquista ainda maior – um carro melhor, por exemplo – para que a felicidade se renove em nossas vidas). Pela lógica humana, só somos felizes sendo melhores do que os outros, e não tendo a menor compaixão, pois esse sentimento pode estragar nossa felicidade.

Pela lógica de Deus, porém, quanto mais pobres de espírito, quanto mais chorosos, quanto mais mansos, quanto maior nossa fome e sede de justiça, quanto mais misericordiosos, quanto mais limpos de coração, quanto mais pacificadores, quanto mais perseguidos por causa da justiça, quanto mais injuriados e vítimas de mentiras por causa do Seu nome formos, mais devemos exultar e nos alegrar, pois é grande nosso galardão nos céus.

Nos céus, junto a Deus. Não aqui.

Quem disse que você nasceu para ser feliz? Em Cristo, quando morremos é que conquistamos a coroa, o galardão, a grande recompensa: a verdadeira felicidade. O próprio Cristo, os apóstolos e mártires que se desprenderam dos bens materiais e deram suas vidas para que o Evangelho chegasse até nós que o diga.

blog116“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”Apocalipse 21:1-8

Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!

P.S.: Não queremos dizer que não se deve lutar para ter um estudo, um emprego, uma casa, um carro. O que não devemos fazer é colocar nossa esperança nessas coisas, nesse mundo, enquanto tantos sofrem. O que não devemos fazer é ajuntar tesouros na terra, achando que assim ficaremos seguros e felizes, ou nos calarmos por medo ou desinteresse diante de uma injustiça, pois o verdadeiro seguidor de Cristo não age assim:

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”Mateus 25:34-40

Se possível, assistam a esse sermão do Pr. Paul Washer, que mostra que devemos buscar, acima de tudo, ser escravos. De Cristo. (e escravos não lutam por sua felicidade, apenas cumprem as ordens que lhe são dadas, independente da sua vontade pessoal)

8 comentários em “Quem disse que você nasceu para ser feliz?

  1. Luís
    11/05/2014

    “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” 2 Timóteo 3:1-5

    Curtir

  2. só observando
    14/05/2014

    Então pra ser salvo, todo mundo deve ser pobre? Então porque a bíblia diz que “prosperidade é um dom de Deus” (Eclesiastes 05:19). Então o que dizer sobre a riqueza de Abraão, Jó, Davi, Salomão e outros. Não é o dinheiro que corrompe querida, é o amor a ele. Você tá precisando ler mais as Escrituras. Ainda não consigo lhe entender, incita o povo a sair da igreja, a se conformar com uma vida de pobreza…sei não

    Curtir

    • Estrangeira
      15/05/2014

      Vc não se desfaz do que vc ama. Quem acumula riquezas as ama, mesmo se disser que não. O verdadeiro cristão usa as riquezas em prol das missões e dos necessitados. Não procure me entender, é perda de tempo. Procure entender a Bíblia, isso sim vale a pena.

      Curtir

  3. só observando
    19/05/2014

    Eu procuro entender, porque a Palavra ensina que tentar compreender é melhor do que julgar, ao contrário de você que só sabe atirar pedras. Agora me diz, o que que você tem a ver com a vida financeira dos outros e com o que eles fazem ou deixam de fazer com o dinheiro. Você não entendeu nada sobre a essência do evangelho, se entendesse agiria mais e falava menos, se preocupava em dar pras pessoas o verdadeiro pão que salva, não somente o pão que perece. Existem muitas pessoas com vidas acorrentadas, familias sendo destruidas, jovens morrendo, se perdendo no vicio e drogas, se você se diz seguidora de Cristo, arregace as mangas e entre na batalha contra o verdadeiro inimigo que é Satanás, e ajude a libertar os cativos e faça o que Jesus mandou “Ide pregar o evangelho a toda criatura”. Ao invés de ficar por trás do computador descarregando suas frustações.

    Curtir

    • Estrangeira
      19/05/2014

      Poxa, logo vc me julgando…

      Curtir

      • Paulo Cesar
        06/06/2014

        Não esquenta, é só mais um imbecil seguidor da “teologia da prosperidade”. O que é dele está guardado…

        Curtir

  4. Alexandre messias
    03/06/2014

    é engraçado ver como todos são tão de Deus , e concordar com eles seria discordar da bíbria e de Cristo ; foi citado o sermão da montanha , e alguns citam a riquesa de homens ‘ainda que figuras bíblicas’ , para contrapor .e outros usam o jargão , fazer missões para acusar quem falou a verdade ; e eu nem sei se ele faz algo , pelo colocado parece que não , quem faz e esta nas ruas com o necessítado sabe o mal que esta patifaria de hoje faz a igreja e ao reino de Deus. Na verdade queridos irmãos temo que seus joelhos estejam intactos , e que seus ouvidos estejam entupidos, um esta ligado ao outro e alteram compretamente a visão .nem precisam me criticar ou critiquem , isso não muda em nado os fatos .

    Curtir

  5. ck bellucci
    08/08/2014

    Penso nisso Todo dia. Quem observa o mundo, não dorme, nem quer ser parte inerte sem fazer mudança, tudo é perda de tempo, tenho pressa, a pedofilia avança. Cristão não devia dormir, tenso. Melhor post pra mim, obrigada Vera 🙂 Jesus nos ajude!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: