Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

O Natal foi no mês passado, mas você não viu


natal-925x578Hoje é dia 24 de dezembro, simbolicamente a véspera do Natal, da comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Nessa data nos lembramos dos ensinos de Jesus, do amar a Deus e do amar ao próximo, tornando-nos nessas horas pessoas mais afáveis, bondosas, preocupadas com o outro, atentas aos familiares e amigos, desejantes de Boas Festas e de todas as bênçãos. Mandamos mensagens, fazemos telefonemas, distribuímos abraços e nos reunimos ao redor da mesa, buscando inconscientemente a comunhão que unia os primeiros cristãos.

Mas me desculpe por estragar a festa. O Natal foi no mês passado, mas você não se deu conta.

O quê???

Não, não vou entrar na polêmica sobre o dia 25 de dezembro ter sido uma festa pagã adaptada para os cristãos. Nem vou buscar na história e arqueologia os indícios da data provável da vinda do nosso Senhor e Salvador. Mas volto a afirmar: o Natal foi no mês passado e nem eu e nem você o comemoramos.

Lembra no mês passado, quando ficamos sabendo daquele conhecido que estava passando por dificuldades? Ao invés de procurá-lo para tentar dar um auxílio de alguma forma, nós nos resumimos a dizer: “vamos orar por ele”.

Lembra no mês passado, quando passamos diante de um pedinte e aceleramos o passo, desviando o olhar? Para nós seria irrisório trocar 5 minutinhos de conversa ou mesmo lhe pagar um lanche, mas preferimos ignorar o “problema”, afinal é questão de políticas sociais, não nossa.

Lembra no mês passado, quando destratamos aquele colega de serviço por ele ter de alguma forma nos magoado? Não conseguimos praticar o perdão e ainda buscamos a vingança, afinal não poderíamos deixar aquilo barato.

Lembra no mês passado, quando nosso ente tão querido pediu para que ficássemos com ele, mas havia um compromisso muito mais importante e inadiável? Afinal, fazer umas horas extras ajuda muito nas despesas do fim de ano.

No mês passado, deixamos de trocar mensagens positivas, de partilhar a mesa, de praticar o perdão e de dar presentes – fazendo-nos presentes. Podemos fazer isso agora, dia 24 e 25 de dezembro, mas o Natal já passou.

A boa notícia: o verdadeiro Natal recomeça em janeiro. E vai durar 12 meses. Que não percamos as muitas oportunidades que Deus nos dá de festejar a vinda do Seu Filho amado.

Felizes Natais a todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 24/12/2017 por em Ser estrangeira e marcado .
%d blogueiros gostam disto: