Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Frase mágica gospel: “Em nome de Jesus”


“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” – Jo 14.13

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” – Jo 15.16

“E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” – Jo 16.23

É muito fácil reconhecer a oração de um crente. Inevitavelmente, ela terminará assim: “em nome de Jesus”. E a desculpa para tal são os versículos citados acima. Mas, afinal, o que há de errado em se orar “em nome de Jesus”?

Sem querer, estamos nós, os crentes em Cristo, passando a agir como os mágicos, os feiticeiros, os idólatras, e isso enquanto fazemos nossas orações diárias. Ao final de cada pedido, acrescentamos quase que mecanicamente a expressão “em nome de Jesus” para dar-lhe validade. Para muitos, se não falar a frase “em nome de Jesus”, a oração não terá efeito, pois não segue a “regra” citada por Cristo nos versículos do Evangelho. Enfim, sem querer o povo evangélico criou seu próprio mantra, sua frase mágica, sem a qual nossos desejos não se realizam.

Sim, devemos pedir em nome de Jesus ao Pai, pois Jesus é o único intermediador entre Deus e os homens. Porém, isso não significa que devemos repetir “em nome de Jesus” após cada frase, cada pedido, falando com ênfase, como se o poder da oração estivesse na frase, não na vontade de Deus.

“Em nome de Jesus” pode ser só uma frase, e dessa forma sem valor, pois a letra por si só é morta, como pode também ser a expressão da nossa dependência e amor por Cristo, a quem seguimos. Cabe a nós analisar em qual desses sentidos a estamos usando. Nós oramos a Deus, ou apenas vivemos de vãs repetições da frase mágica gospel?

Recomendo a leitura do artigo “Em nome de Jesus“, de Paulo Brabo, que faz parte da coletânea “A Bacia das Almas”, publicada pela Mundo Cristão, e que faz referência a esse tema com muito mais propriedade.

10 comentários em “Frase mágica gospel: “Em nome de Jesus”

  1. René
    12/02/2011

    Vera,

    Como de costume, você aborda um assunto muito importante, aqui. Pode até não parecer, mas essa pequena frase também entra naquela exortação que Jesus nos fez: “E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos” (sermão do monte).

    O Espírito de Cristo nos indica a necessidade de um culto consciente a Deus. No entanto, como você aborda no seu texto, essa frase é usada “no automático”, não de forma consciente, como Jesus indicou. Pedir em nome de Jesus, significa representar Sua vontade, como Seus embaixadores que somos. Assim, a verdadeira indicação para que se peça em nome de Jesus envolve raciocinarmos, antes de pedir, se nossa vontade está realmente alinhada com a dEle. E isto o Seu Espírito nos mostra, mediante Sua Palavra. E, quando pedimos de acordo com Sua vontade, nem precisamos dizer que é em Seu nome que estamos pedindo…

    Forte abraço e continue na Paz!

    Curtir

  2. robson
    13/02/2011

    O site http://www.folharenascer.net dará espaço caso aconteça este ano o protesto na marcha para jesus.

    No amor de Jesus

    http://www.folharenascer.net

    Curtir

  3. josé vicente
    14/02/2011

    Olá Vera,
    Eu achava que só eu observava isso, mas já vi quer não estou sozinho.
    R.R. Soares, como bom marketeiro é mestre na utilização desta frase; através dela, ele conquista “patrocinadores” e vende de tudo: de revistas a assinaturas de tv.
    No meio evangélico as pessoas fazem tudo “em nome de Jesus”, inclusive xingam e ofendem os outros.
    Os fariseus teriam muito a aprender com os evangélicos de hoje.

    Curtir

  4. Andre F.B.
    14/02/2011

    Eu achava que só eu observava isso, mas já vi quer não estou sozinho. [2]
    Engraçado foi quando comecei a meditar sobre isso, e numa reunião pediram pra eu orar, e no final eu não disse “em nome de Jesus”, disse apenas o “amém” para sinalizar que eu havia terminado.
    Bom nem preciso dizer que as pessoas ficaram me olhando de cara estranha!
    kkkkkkkkkkkk

    Curtir

  5. Silvana Farias de sá
    15/02/2011

    Vocês já leram o mais novo texto do Ricardo Gondim “Deus me livre de um Brasil evangélico” é muito bom!!!!!!!

    Curtir

  6. Sugiro que você publique o texto para seus leitores que assim como nós estamos clamando para que voltemos ao evangelho puro e simples!!!!

    Curtir

    • patricia ferreira
      04/04/2011

      MEU DEUS as pessoas perderam totalmente a essência de interpretar a palavra de deus, distorcem tudo com se a gente fosse “burro” a citação bíblica E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho…
      Não seria por acaso Tudo o que pedirdes em nome de Jesus ele nos dará: porque o nome dele é poder hô abençoada, o nome dele é cura é libertação é restauração é restituição e é tudo o que um cristão não alcança pedindo pra deus por exemplo em nome de maria, santo antonio, sao Lázaro etc. Só Jesus pode nos dar tudo o que precisamos e o que é mais importante que todas estas coisas a nossa salvação.

      QUE DEUS TE ABENÇOE. e que abra a sua visao espiritual para uzar um meio tão importante de comunicação para ganhar vidas pra jesus e não pra BLASFEMARr comtra a palavra de DEUS.

      Curtir

      • Estrangeira
        05/04/2011

        Patricia, em Jesus podemos pedir, em Jesus, e apenas Nele, temos a salvação, concordo plenamente! Mas a frase “em nome de Jesus” deve ser usada não como uma frase mágica, repetida sem nem pensarmos em seu conteúdo, como acontece muitas vezes. Isso seria cair nas vãs repetições que a Bíblia proíbe.

        Não encare isso como uma blasfêmia a Deus, mas um alerta aos homens para que orem pensando no Senhor Jesus, e não apenas fiquem repetindo Seu nome como um papagaio, como ocorre muitas vezes.

        Fique na Paz!

        Curtir

  7. Marcos ikenaga
    01/08/2011

    Concordo!como posso mwe converter em um verdadeiro cristao

    Curtir

  8. Maria Azevedo
    25/08/2013

    nós temos que pedi é pra JESUS mesmo …porque enfim quem morreu por nós não foi ele? e pra quem ainda nao foi revelado o proprio JSUS é o pai e ele só se fez filho pra vir ou mundo pela minha e a sua SALVAÇAO…amem.amados/?

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 12/02/2011 por em Ser estrangeira e marcado , , , , , , .