Uma estrangeira no mundo

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Até Jesus já alertava sobre a diabólica Teologia da Prosperidade!


Ontem reli a Parábola do Semeador, e fiquei pasma com o que Jesus disse há mais de dois mil anos e que está se tornando realidade nos dias de hoje. Antes, vamos rever essa passagem:

“Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; e ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” – Mateus 13:1-23

Vejam bem: os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a Palavra, tornando-a infrutífera. Mas será que isso se refere também à Teologia da Prosperidade, e não apenas àqueles que trocam o Evangelho pelas benesses materiais?

Eu penso que sim. Ora, Jesus disse que a busca pelas riquezas torna a Palavra infrutífera, e o que vemos nas igrejas onde se prega a famigerada Teologia da Prosperidade?

  • Crentes totalmente carnais, infantis, que crêem cegamente em tudo o que seu mentor espiritual diz, pois uma das leis dessa diabólica teologia é que se deve obedecer sem titubear a todas as instruções do líder ungido, senão Deus não prospera. E isso significa dar trízimos, ofertas de R$ 900,00, tomar banho de óleo, comprar rosa ungida, participar de atos proféticos patéticos etc.
  • Crentes não transformados. A Palavra de Deus nos diz que em Cristo somos novas criaturas, porém o que vemos é mais do mesmo num Brasil onde os que se dizem cristãos evangélicos crescem exponencialmente. Há cidades onde os evangélicos são maioria, e há bairros e ruas repletos de igrejas (já cheguei a ver, anos atrás, três denominações diferentes bem vizinhas, grudadas umas nas outras, numa importante rua da zona leste de São Paulo). Porém, nos últimos dez anos diminuíram as taxas de violência? Houve diminuição na corrupção? O brasileiro está mais honesto? Infelizmente não, e isso se explica porque não estão ocorrendo conversões verdadeiras no mesmo ritmo em que pessoas estão atendendo ao apelo de muitas dessas igrejas da prosperidade. Quando vemos que, em recente pesquisa, descobriu-se que a maioria dos deputados da bancada evangélica têm pendências judiciais, fica claro que muitas igrejas não estão promovendo a conversão de almas para Cristo, mas apenas amontoando membros para demonstrar poder, uma falsa espiritualidade e aumento de sua arrecadação através dos dízimos e ofertas que esse público paga para ter acesso à carteirinha de membro da instituição.
  • Crentes “descrentes”. Como a ênfase da grotesca Teologia da Prosperidade não é a busca de Deus por quem Ele é, mas a conquista de vitórias e riquezas através da busca de “deus”, seus fiéis, como bons consumidores deste mundo “capetalista” (ouvi essa expressão do Pr. Maurício, da Igreja Batista Nacional da Vila Paulicéia), se sentem no direito de pesquisar o mercado eclesiástico gospel, até achar a igreja onde as promessas de “deus” cheguem de forma mais rápida e com menores custos. Assim, esse é um dos motivos da grande migração que há entre fiéis nas igrejas: estou na congregação X, mas aí fico sabendo que na Y tem um pastor milagreiro, então vou para lá. Mas o milagre demora para chegar, e vejo na TV a campanha das 70-sextas-feiras-13 da congregação W, que dizem que é tiro e queda, então vou para lá buscar minha bênção. Deixo de crer em Cristo, para crer no ministério onde eu consigo alcançar tudo aquilo que líderes inescrupulosos me ensinaram que é meu direito adquirido, por ter me associado ao mundo gospel. E minha descrença só tende a aumentar, já que a prosperidade real, nesse mundo “capetalista”, é coisa para poucos – em geral, para os próprios líderes desses ministérios.

Esses são alguns dos frutos da obtusa Teologia da Prosperidade. Alguém duvida de que se trata de uma teologia totalmente infrutífera, segundo os desígnios de Deus?

Os grandes artistas gospel (pregadores e “levitas”) que pregam essa monstruosa Teologia da Prosperidade deveriam realmente se converter a Deus (pois estão convertidos a Mamom e seus demônios) e ter mais amor e respeito pela Palavra, já que se dizem adoradores de Cristo. Que Deus lhes abra os olhos enquanto ainda há tempo, e que permita que muitos dos que estão sob seus enganos se voltem para a verdade do Evangelho.

Igreja brasileira, chega de jogar sementes nos espinheiros! A Palavra de Deus, quando pregada em verdade, produz os verdadeiros frutos do Espírito, que se refletem individualmente e na sociedade ao nosso redor.

“E, vendo ele [João Batista] muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” – Mateus 3:7-12

VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLES,
O $HOW TEM QUE PARAR!

Anúncios

17 comentários em “Até Jesus já alertava sobre a diabólica Teologia da Prosperidade!

  1. janer777Jane
    22/04/2012

    Assim como esta passagem, várias alertam sobre o perigo do deus mamon.
    Mas “eles” as pessoas que amam esta prática da barganha com Deus não
    conseguem entender nada, assim como Jesus falou na parábola aí acima.

    Em minha cidade tem uma igreja muito elitizada, e dela faz parte uma grande amiga minha.
    Ainda ontem ela me disse que a filha da pastora Baby do Brasil também pastora Sara Sheeva
    estava em sua igreja.

    Ela estava admirada porque ela veio e não cobrou “NADA”.Isto mesmo sem cache.
    Veio falar a igreja sobre santificação e também outro tema que Deus colocou no coração dela.
    De graça recebeis de graça dai.Não se falou em oferta, dizimo, valores da benção, etc.

    Minha amiga me disse que foi uma sacudida grande na congragação pois Deus fez coisas lindas lá.
    Pois ela trouxe consigo algo que há muito eles não viam, ou seja alguém disposto a doar, e não cobrar
    e isto fez com que as pessoas recebesem verdadeiramente de Deus aquilo que ELE quer, recebam Ele mesmo.

    E esqueçam a velha e costumeira pregação se podemos chamar assim , de tudo tem seu preço, tem que ser
    cobrado, ser trocado, barganhado.O que sei é que o Senhor Deus se manisfestou lá com grandes arrependimentos e também alegria.Houve choro, houve tristeza pelo pecado, houve perdão.

    Quando ela estava me falando todas aquelas coisas eu pensei.Meu Deus é tão pouco que o Senhor pede.
    Deus só quer seu evangelho puro e simples.
    Ele basta, sua palavra basta.
    Mas infelismente muitos ainda defendem este lixo de mensagem de que voce tem que barganhar.
    E mais creio que o povo tem o lider que merece porque se voce tá disposto a servir verdadeiramente a Deus
    voce não busca este tipo de pastoreado.Voce tem o lider que seu coração almeja.
    A biblia fala, não me lembro agora a pasagem, que Deus colocou um espirito mentiroso na boca de um profeta
    para falar aquilo que o povo queria pois Ele tava cansado de alertar porém eles não queriam.

    Isto ta acontecendo hoje nas igrejas que adotaram esta diabólica teologia da prosperidade.

    Paz a todos!!!

    Curtir

  2. josé Vicente
    22/04/2012

    Olá Vera,
    É exatamente isso que devemos fazer. Divulgar a verdade do evangelho para, através dele, desmascarar pastores,bispos, missionarios e apóstolos picaretas.
    Você já viu o Silas Malafaia? Ele “nasceu” de novo: está com cabelo novo e rosto esticado.
    É isso o que esses caras são: Vaidosos, prepotentes, gananciosos, amantes de si mesmos; lobos ferozes que comem a carne das pobres ovelhas sem a menor piedade.
    Maravilhoso, seu post. Sempre que puder, eu também vou postar alguma coisa que ajude a desmascarar esses pilantras.
    Hoje, no canal da Renascer vi a seguinte propaganda: “Almoce com o apóstolo Estevam Hernandes e concorra a um I pad e a um renault sandero zero.”
    O que isso tem a ver com o evangelho?

    Curtir

  3. Que tenhamos cuidado com tudo aquilo que colocamos como prioridade em nossas vidas e com as opiniões de pessoas que muitas vezes consideramos como modelo. Que coloquemos tudo no altar do Senhor para que Ele nos oriente em nossas palavras e atitudes.

    Curtir

  4. honório
    23/04/2012

    Ótimo texto ESTRANGEIRA.
    H.

    Curtir

  5. honório
    23/04/2012

    Jeremias 5:30 Coisa espantosa e horrenda se anda fazenda na terra.
    Jeremias 5:31 Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?
    Jeremias 6:16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.
    2Tess. 2:15 Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
    Jeremias 17:5
    Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

    Paz a todos.
    H.

    Curtir

  6. Ricardo
    24/04/2012

    Realmente mas temos que tomar o cuidado para não pregar o Teologia da miséria. Afinal de Contas tenho a certeza que todos nós devemos buscar pela nossa salvação isso é fato, mas NÃO É PECADO ORAR, BUSCAR, TRABALHAR ETC…para ter uma vida financeira abençoada. !

    Curtir

    • Estrangeira
      25/04/2012

      Ricardo, a Paz!

      Eu mesma oro, estudo e trabalho para meu crescimento profissional. Porém, não desejo as riquezas desse mundo (a não ser para me desfazer delas, através de doação para missões) e não busco barganhas com Deus para obter isso. Essa é a diferença com a nefasta Teologia da Prosperidade, onde “deus” tem que tornar o cristão próspero, afinal ele está adorando e obedecendo a esse “deus”, e o resto do mundo que se exploda, e onde o grande valor dessa vida se torna a busca por riquezas e prosperidade, qdo os valores bíblicos são outros muito melhores.

      Fique na Paz!

      Curtir

  7. Edson Souza
    26/04/2012

    Viver uma vida de pobreza nessa terra sem uma perpectiva de vida é um verdadeiro fracasso.
    Não acredito que Jesus Cristo veio ao mundo trazer uma vida de pobreza para seus seguidores.
    Se somos filhos de Deus temos que ter o melhor dessa terra.

    Curtir

  8. Silvia C. Honório
    26/04/2012

    Ótimo texto! Como eu gostaria que todos lessem e enxergassem tudo o que você escreveu. É bem capaz de aqueles que não entenderam o evangelho puro e simples começarem a ler e desistirem no meio do caminho por não aceitarem a verdade!!! Paz!!!

    Curtir

  9. janer777
    27/04/2012

    Jesus veio trazer salvação de tudo, a principal é a do inferno, vida eterna sem Deus.
    Porem ele mesmo viveu uma vida normal, sem nenhum exagero, comeu, bebeu, foi a festas, evangelizou, quando ele estava na cruz repartiram suas vestes, ou seja, os soldados romanos
    não iam tirar sorte por um trapo sem valor.
    Mas o q as pessoas não entendem é q isto não tem nada ver com barganhar com Deus, me dá isto Deus q te ofereço outra coisa em troca.Os principios é q são o problema quando se trata de dinheiro.O q os lobos fazem hoje é q enganam, pra pegar o dinheiro daqueles q por não conhecerem as escrituras, são ora manipulados com um “evangelho” mentiroso!

    Curtir

  10. janer777
    27/04/2012

    Jesus veio trazer Salvação do inferno, vida eterna sem Deus.

    Porém hoje confundem tudo.

    E os que não conhecem as escrituras se deixam levar por uma teologia errada,que tras grandes danos
    aos desavisados.Uma vida equilibrada, racional, e com a orientação do Senhor sempre será bem sucedida,
    inclusive materialmente.Mas este não pode ser o ponto principal de Deus em nossa vida.Mas insistem nisso.
    Se vc tver bens é sinal que Deus ta contigo.Eu ja ouvi pregações assim.E neste modo de pregar vc tem tb que doar a “igreja” o seu mais e melhor que tem.Só assim será bem sucedido.O pricipio que tá errado.

    Curtir

  11. Welandro
    28/04/2012

    Alguém duvida de que se trata de uma teologia totalmente infrutífera, segundo os desígnios de Deus?
    ——————————————————————————————————————————————–
    SIM!

    É como disse Jesus:

    “e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;”

    ——————————————————————————————————————————————–
    a paz do Senhor estrangeira e que Deus a continue abençoando cada vez mais!

    Curtir

  12. josé Vicente
    29/04/2012

    Gostaria de fazer algumas considerações sobre as respostas do Ricardo e do Edson Souza.
    Inicialmente vamos ver um pequeno trecho do sermão da montanha:

    Lucas 6:20-26
    20 – E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
    21 – Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
    22 – Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.
    23 – Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
    24 – Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação.
    25 – Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis.
    27 – Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
    26 – Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.

    O cara que disse estas palavras estava pregando a teologia da miséria?
    Ele estava prometendo aos seus discipulos “o melhor desta terra”?

    Vejam que a palavra “agora” significa “nesta vida”. Portanto, se os ricos já têm sua consolação esta vida lhes basta.

    Pastores, Bispos, Reverendos, Missionarios, apóstolos, Evangelistas, etc., podem prometer o melhor desta terra, podem fazer o que bem entenderem, podem deturpar a Palavra de Deus o quanto quiserem, mas nunca, nunca, poderão vencê-la. Sabem porque?

    Hebreus 4:12
    12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

    Curtir

  13. Donizetti
    27/05/2012

    Irmã Verinha, uma estrangeira, isso mesmo, não dê moleza para estes mercenários, aproveitadores da fé alheia, que estão se enriquecendo às custas de irmãos pobres: veja alguns lobos: Silas Malafaia, Apóstolo Valdemiro, RR Soares, Jabes de Alencar, José Wellington Bezerra da Costa, Edir Macedo, Rene Terra Nova e tantos outros canalhas. Essa Teologia da Prosperidade só prospera os Pastores, CÃES GULOSOS.

    Curtir

  14. junior
    09/09/2012

    assisto filmes de terror e jogos sempre fica sozinho em casa e sinto alguma coisa quando olho para a parte escura sinto como se alguem estivese do meu lado

    Curtir

  15. gurreiro do senhor
    02/11/2012

    queremos uma nova reforma!!!!!!!!!!

    Curtir

  16. gurreiro do senhor
    02/11/2012

    resposta para junior
    o inimigo trabalha no sub consciente. a mente do homem é um campo de batalha e tudo que vc der a sua alma isso ela tera então pare de buscar alimento espiritual nas trevas e busque na luz.. CRISTO JESUS tem o melhor para vc e quando vc estiver sozinho e senti que alguma coisa te atormenta vai ver que maior é oq que esta contigo para te livra .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: